11 maio 2017

Com roteiro ágil e bem articulado, "O Dia do Atentado" surpreende e emociona

Mark Wahlberg é o policial que ajuda na caçada aos terroristas que explodiram duas bombas na Maratona de Boston em 2013 (Fotos: Karen Ballard / Divulgação)

Tom Sales


Baseado em fatos reais e nas histórias de pessoas que presenciaram o ataque com bombas na maratona de Boston, o filme "O Dia do Atentado" ("Patriots Day"), que estreia nesta quinta-feira nos cinemas, tem roteiro ágil e bem articulado, surpreendendo e emocionando até quem conhece a história e acompanhou a cobertura por jornais e TVs à época. Claro que sem deixar de enaltecer os valores e símbolos do povo norte-americano. Contado a partir de histórias da véspera do ataque mostra dois pontos altos: o drama do resgate às vítimas e a perseguição aos irmãos terroristas, regada com doses certas e surpreendentes de ação.

O longa explora o horror do atentado que matou três pessoas e feriu mais de 260, em 15 de abril de 2013. Usando imagens e relatos reais, o diretor e roteirista Peter Berg mostra como a população se uniu para capturar os terroristas e superar os traumas do atentado. E conta com relatos e excelente material fotográfico e em vídeo das agências de notícias e dos órgãos oficiais de segurança dos EUA para dar maior veracidade aos fatos que duraram mais de 100 dias.

A história mostra o momento dos ataques na maratona e os posteriores, a operação de resgate e ajuda aos sobreviventes, o trabalho de especialistas para identificação e captura dos responsáveis pelas explosões e a perseguição por várias cidades do Estado de Massachusetts para evitar que eles continuassem a provocar mais mortes.

O protagonista é o ator Mark Wahlberg (também um dos produtores), no papel de Tommy Saunders, um policial que enfrenta uma fase difícil na carreira, mas que tem atuação de destaque na caça aos terroristas. Personagem fictício, ele representa os muitos agentes da Polícia de Boston que trabalharam na operação.

Já os coadjuvantes Kevin Bacon (agente especial do FBI Richard Deslauriers) e John Goodman (comissário de polícia Ed Davis) interpretaram personagens reais, assim como J.K. Simmons, vivendo o chefe de polícia Jeffrey Pugliese, e até Melissa Benoist, que deixa o papel da doce e carismática "Supergirl" para se tornar uma fria terrorista muçulmana.

"O Dia do Atentado" não é nenhum filme para disputar o Oscar e foi feito para enaltecer o heroísmo e o patriotismo norte-americano, assim como a produção "As Torres Gêmeas" (2005), com Nicolas Cage. Mas vale a ida ao cinema, até pelo fato histórico, de ser o segundo que mais chocou a história dos EUA depois do 11 de setembro.



Ficha técnica:
Direção e roteiro: Peter Berg
Produção: CBS Films / Lionsgate
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 2h09
Gêneros: Drama / Suspense
País: EUA
Classificação: 12 anos
Nota: 3 (0 a 5)

Tags: #ODiadoAtentado #PatriotsDay  #MarkWahlberg #KevinBacon #JohnGoodman #JKSimmons #MaratonadeBoston #atentado #Boston #ParisFilmes #CBSFilmes #Lionsgate #CinemanoEscurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário