09 outubro 2021

“Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais” realiza mostra cinematográfica gratuita na Escola de Design da UEMG

Exposição homenageia Fernando Sabino com exibição filmes, curtas e documentários (Foto: Antonio Araujo/Ascom Reitoria/UEMG)


Da Redação


Os apaixonados pela arte e pela cultura mineira terão uma programação especial na exposição "Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais", que homenageia Fernando Sabino. Até amanhã, será realizada uma mostra cinematográfica na Escola de Design da UEMG. Serão exibidos quatro longas, 14 curtas de ficção, um documentário e 10 curtas sobre importantes autores nacionais dirigidos por Sabino. A exposição pode ser visitada das 13h às 19h, até 12 de outubro. A entrada é gratuita. 

Entre os destaques, está o filme “Faca de Dois Gumes”, baseado na obra homônima de Fernando Sabino. O longa surpreende do início ao fim. Um clássico do policial brasileiro, um gênero tão raro em nosso cinema. Ele levou o prêmio de melhor direção, som, fotografia e cenografia no Festival do Cinema Brasileiro de Gramado de 1989, melhor filme e montagem no III Festival de Cinema de Natal de 1989 e melhor filme, edição de som e trilha sonora no VI Rio-Cine-Festival de 1990. 

(Foto: Antonio Araujo/Ascom Reitoria/UEMG)

Já o filme “O Grande Mentecapto'', produzido pelo diretor brasileiro Oswaldo Caldeira entre 1986 e 1989, com roteiro de Alfredo Oroz, também coleciona premiações. O longa conquistou o prêmio Golden Metais como melhor direção, melhor roteiro, melhor música, melhor ator, melhor atriz. Levou o prêmio Melhor Música Golden Metais em 1991, como melhor filme do júri popular no Festival de Gramado de 1989, melhor ator do Rio Cine Festival em 1991 e no mesmo ano o prêmio de melhor atriz coadjuvante do Rio Cine Festival. 

No feriado do dia 12 de outubro, data que também é comemorado o aniversário de Fernando Sabino, o produtor Guilherme Fiuza, diretor do filme “Menino no Espelho” (2014) estará presente na exposição para um bate-papo especial. O filme se tornou sucesso de crítica no Brasil e exterior, sendo comercializado para 16 países da Europa. 

(Crédito: Divulgação)

Além disso, os artistas do Libertas Coletivo de Arte, parceiros e curadores da exposição, prepararam uma surpresa para os visitantes da mostra. Também é possível visitar as manifestações artísticas feitas pelo Libertas ao ar livre, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, todas elas inspiradas no livro "Encontro Marcado" de Fernando Sabino.

“A mostra cinematográfica é mais uma forma de valorizar a importante história de Fernando Sabino para a cultura e a literatura mineira. Inspirados em suas obras, produtores e cineastas deram vida a personagens e contos que marcaram a vida de muitos brasileiros. Convido toda a população a prestigiar esse evento e a se aprofundar nas obras deste renomado escritor, além de prestigiar o cinema e a arte brasileira”, destaca Luis Carlos Brito Lopes, diretor da Glória Comunicação, que há mais de 10 anos é a responsável pelo marketing, comunicação e promoção do Projeto Encontro Marcado.

A Exposição "Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais" foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura, Governo de Minas Gerais, com o patrocínio da Secretaria Especial da Cultura e Turismo de Minas Gerais e Circuito Praça da Liberdade, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

(Crédito: Divulgação)

Sábado 09/10
10:30
"Jorge Amado - Na Casa do Rio Vermelho", de Fernando Sabino (duração: 9'32'' - Classificação: Livre)
"Conversinha Mineira", de Jorge Monclar (duração: 7'21'' - Classificação: Livre)
"O Grande Mentecapto", de Oswaldo Caldeira (Classificação: 12 anos)

15:30
"Vinicius de Morais - Poesia Música e Amor", de Fernando Sabino (duração: 9'0'' - Classificação: Livre)
"Dona Custódia", de Adriana Andrade (duração: 13'' - Classificação: Livre)
"O Grande Mentecapto", de Oswaldo Caldeira (Classificação: 12 anos)
Bate papo com Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino sobre as oportunidades profissionais na área do audiovisual

Domingo 10/10
10:30
"Guimarães Rosa - Veredas de Minas", de Fernando Sabino (duração: 10'51'' - Classificação: Livre)
"Como Nasce uma História", direção Emerson de Oliveira e William Marques (Classificação: Livre)
"O Homem Nu", de Hugo Carvana (Classificação: 12 anos)

15:00
"João Cabral de Melo Neto - O Curso do Poeta", de Fernando Sabino (duração: 9'55'' - Classificação: Livre)
"Vinicius de Morais - Poesia Música e Amor", de Fernando Sabino (duração: 9'20'' - Classificação: Livre)
"Galinha ao Molho Pardo", de Feliciano Coelho (duração: 9'30'' - Classificação: Livre)
"O Homem Nu", de Hugo Carvana (Classificação: 12 anos)
Bate papo com Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino sobre o sucesso das duas produções inspiradas no conto "O Homem Nu"

(Crédito: Divulgação)

Segunda- feira 11/10
15:00
"Érico Veríssimo - Um Contador de Histórias" - Direção: Fernando Sabino (duração: 9'42'' - Classificação: Livre)
"Apertadinho" – Jorge Monclar (duração: 7'33'' - Classificação: Livre)
"Faca de Dois Gumes" – Murilo Sales (Classificação: 16 anos)
Bate papo com Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino sobre as importantes premiações conquistadas pelos filmes de Fernando Sabino

Terça Feira 12 /10 – Aniversário de Fernando Sabino
10:30
"Érico Veríssimo - Um Contador de Histórias" - Direção: Fernando Sabino (duração: 9'42'' - Classificação: Livre) "Apertadinho", de Jorge Monclar (duração: 7'33'' - Classificação: Livre)
"Faca de Dois Gumes" – Direção de Murilo Sales (Classificação: 16 anos)

15:00
"Manoel Bandeira - O Habitante de Passárgada", de Fernando Sabino (duração: 9'28'' - Classificação: Livre)
"Galinha ao Molho Pardo", de Feliciano Coelho (duração: 9'30'' - Classificação: Livre)
"O Menino no Espelho" , de Guilherme Fiúza (Classificação: Livre)
Bate papo com o Guilherme Fiúza sobre a produção do filme e as perspectivas do Cinema Nacional pós-pandemia


Serviço:
Data: Até 12 de outubro
Local: Escola de Design da UEMG – Praça da Liberdade
Horário: das 13h às 19h
Entrada: gratuita

08 outubro 2021

Diabolicamente, "Lucifer" se despede provocando lágrimas nos fãs

Tom Ellis e Lauren German formaram uma dupla afinada em todas as situações (Fotos: Netflix/Divulgação)


Maristela Bretas


Confesso que chorei muito nesta sexta e última temporada de uma das melhores séries exibidas pela Netflix. "Lucifer", que conta a história do diabo mais charmoso, sensual e divertido, vai deixar saudades. Interpretado de forma carismática pelo ator britânico Tom Ellis, a série, estreou em janeiro de 2016 pela Fox, mas foi cancelada em 2018. No mesmo ano, atendendo aos fãs, ela teve sua produção assumida pela Netflix, que garantiu mais quatro temporadas.

Mas o diabólico protagonista Lucifer Morningstar não teria conquistado uma legião de seguidores se não tivesse ao seu lado uma fiel parceira. E coube a Lauren German o importante papel da detetive Chloe Decker, que a cada episódio foi conquistando mais força na tela e no coração do coisa ruim (mas nem tanto). Confesso que não via muita graça nos primeiros episódios e a presença de Tom Ellis bem mais marcante que a participação dela.


A partir da segunda temporada, no entanto, a atriz ganhou espaço e mostrou que era a pessoa certa para o papel da "detective". A química entre os dois se tornou evidente e o romance demorou, mas aconteceu, como era esperado, em meio a homicídios, a arrogância e a luxúria do Diabo e traumas dos personagens, especialmente Lucifer, que não se dava muito bem com seu pai (no caso, Deus).

O elenco sincronizado também foi outro ponto positivo que garantiu a renovação da série. Todos ganharam destaque a cada episódio: a terapeuta Linda Martin (Rachael Harris), o bondoso anjo Amenadiel (D.B.Woodside), irmão de Lúcifer, a perita forense Ella Lopez (Aimee Garcia), a demoníaca Mazikeen (Lesley-Ann Brandt) e o detetive Daniel Espinoza (Kevin Alejandro), além de outros que entraram, saíram ou tiveram apenas participações especiais.


A série "Lucifer", para quem não viu, conta como o senhor do Inferno, cansado de sua vidinha "lá embaixo", veio curtir umas férias em Los Angeles, acompanhado de sua serva Mazikeen. Ele abre a boate Lux, e após ajudar a desvendar um crime, se torna consultor da polícia e passa a trabalhar com a detetive Decker. Uma parceria que será garantia de muito humor, ação e paixão. E vai provocar uma reviravolta na vida de todos aqueles ao redor do casal.


Após seis anos de ação, diversão, tensão, mortes chocantes e muito romance, essa turma se despede provocando muitas lágrimas nos mais emotivos (como eu), especialmente nos dois últimos episódios da sexta temporada. 

A trilha sonora ajudou a aumentar o chororô, relembrando sucessos como "Unchained Melody", dos Righteous Brothers, tema do filme "Ghost"; "Hungry Like The Wolf", da banda Duran Duran; "The Lady is A Tramp", com Ella Fitzgerald; "Bridge Over Troubled Water", de Simon & Garfunkel"; "Welcome to the Black Parade", da banda My Chemical Romance, além de várias outras canções devidamente bem inseridas. 

Destaque para, "Champagne Supernova", do Oasis, na versão do coral feminino belga Scala & Kolacny Brothers, que entrega uma das cenas mais bonitas da última temporada.


O sucesso da série, que atraiu públicos de diferentes idades desde o início, também se deve ao ótimo trabalho dos roteiristas que, apesar de alguns momentos de mormaço, conseguiram reparar nas últimas temporadas com um clima mais intenso. Eles souberam entregar um final do tipo "abraço de urso", para mexer com todos os fãs que acompanharam "Lucifer" ao longo dos últimos cinco anos. Ofereceram momentos de diversão, de emoção e até de sofrimento a cada despedida de um personagem, até nas mais chocantes.


A equipe do showrunner Joe Henderson menciona inclusive elogios a filmes e séries de TV de sucesso do passado, como "Bones" (estrelada por David Boreanaz, como o agente Seeley Booth, e Emily Deschanel, como a dra. Temperance Brennan). Para Lucifer, um erro ter sido encerrada. 

Também criou as mais diversas e inesperadas situações, com episódios em formato de musical, ou de um filme noir, em preto e branco (com ótima interpretação de Lesley-Ann Brandt). Lucifer e Chloe foram até mesmo transformados em personagens de desenho no estilo "Looney Tunes". Tom Ellis também pode mostrar, além dos dotes físicos, sua bela voz em algumas cenas ao piano.


A série abordou tabus que desagradaram aos mais religiosos, como apresentar um Deus negro, uma Eva que vai escolher uma mulher como sua companheira, um Adão pra lá de machista que tomou um fora e vai precisar de analista, anjos que se tornam pais. Até mesmo uma guerra entre anjos e demônios acontece na produção. E o mais importante: mostrou um Diabo apaixonado.


Mas se o humor predominou em "Lucifer", também assuntos sérios foram abordados, como o racismo da polícia contra a população negra, o movimento Black Lives Matter, o debate sobre traumas do passado e como o abandono afeta o comportamento de um adulto, a relação entre pais e filhos, os desejos ocultos (que só Lucifer era capaz de fazer com que fossem revelados) e a força da mulher contra o preconceito de uma sociedade machista.


Chegamos a um final, apesar de previsível, preencheu boas madrugadas com humor, emoção e um carismático elenco.  "Lucifer" deixa saudades e a marca de uma série que valeu a pena assistir desde o início e, mais ainda, o fim. Para quem não assistiu, recomendo muito. Mas prepare algumas noites de sono perdidas maratonando as seis temporadas e o lencinho para o final.


Ficha técnica:
Criador da série: Tom Kapinos
Exibição: Netflix
Duração: 6 temporadas (93 episódios) - tempo médio de 43 minutos
Classificação: 14 anos
País: EUA
Gêneros: drama / comédia / policial / fantasia
Nota: 4,5 (de 0 a 5)