08 fevereiro 2023

Com um roteiro genérico, "Oferenda ao Demônio" falha ao se apoiar na mitologia judaica

Terror sobre um espírito maligno que atormenta a esposa grávida do filho de um agente funerário
(Fotos: Paris Filmes/Divulgação)


Larissa Figueiredo


Enquanto a comunidade judaica busca por uma criança desaparecida, o filho de um agente funerário retorna para casa com a esposa na reta final de uma gravidez. Cheio de dívidas, Art (Nick Blood) pretende convencer o pai (Allan Corduner) a hipotecar a casa da família. 

As tramas, que se desenvolvem individualmente, sem muita conexão entre si, se unem no clímax de "Oferenda ao Demônio" ("The Offering"), filme que estreia nesta quinta-feira (9) nos cinemas. 


É nesse cenário que os roteiristas Hank Hoffman e Jonathan Yunger tentam se apoiar à mitologia judaica com o mito de Abyzou, um demônio responsável por causar abortos e mortalidade infantil. 

Ele assume a forma de um “monstro” semelhante a uma cabra gigante, causando confusão mental nos personagens e os levando a fazer sacrifícios.


Contudo, o texto não esclarece nem aprofunda os aspectos culturais que abarcam os comportamentos dos personagens. O roteiro apresenta um desenvolvimento confuso, lento, previsível e cansativo para o espectador, tornando o pano de fundo do filme apenas uma boa ideia mal executada. 


A fotografia é simplória e pouco atrativa. Pouquíssimos elementos audiovisuais são empregados para enriquecer a experiência do público. A sonoplastia e a trilha sonora também não se destacam e não colaboram para o suspense necessário ao gênero. 


O final chega perto de surpreender quando utiliza das ilusões provocadas por Abyzou para confundir quem está do outro lado da tela. Após mais de uma hora de informações desconexas, o desaparecimento de Sarah Scheindal (Sofia Weldon) é esclarecido.

E se mescla à gravidez de Claire (Emily Wiseman) e aos mistérios envolvendo a funerária. Entretanto, não responde questões importantes, como os imbróglios que envolvem a família de Art e os conhecimentos esotéricos do núcleo principal. 


Ficha técnica:
Direção: Oliver Park
Distribuição: Paris Filmes
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h28
Classificação: 14 anos
País: EUA
Gênero: Terror
Avaliação: 2/5

07 fevereiro 2023

"Semana do Cinema" está de volta com ingressos a R$ 10,00

Segunda edição da campanha terá promoção válida para as salas tradicionais em BH e Contagem (Divulgação)


Da Redação


De 9 a 14 de fevereiro (de quinta a terça-feira) acontece em todo o país a segunda edição da "Semana do Cinema". Neste período, os ingressos terão preço único de R$ 10,00 (dez reais), valor válido para todas as sessões nas salas tradicionais 2D e 3D. Também o combo com pipoca e refrigerante será vendido a preço especial.

Esta é a campanha idealizada pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC), que conta com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (ABRAPLEX).

E a Rede Cineart não poderia ficar de fora desta promoção. O público poderá conferir os grandes sucessos cinematográficos do momento, inclusive as produções que estão na disputa pelo Oscar 2023. 


Em BH, participam da campanha os cinemas do Boulevard Shopping (exceto sala Imax), Shopping Cidade, Ponteio Lar Shopping (exceto sala Premier), Shopping Del Rey, Minas Shopping, Via Shopping. Já em Contagem, serão os shoppings Contagem e Itaú Power. 

E claro, para acompanhar um bom filme, o combo com dois refrigerantes de 500 ml e uma pipoca grande vai ser vendido durante a "Semana do Cinema” pelo valor de R$ 29,00. 

Cada exibidor poderá compor o seu combo com produtos similares ou de menor valor. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.cineart.com.br e aplicativo Cineart.


A programação da campanha é variada, com terror, musical, comédia, romance, drama, entre outros gêneros. A proposta é de que a "Semana do Cinema" passe a integrar a programação das exibidoras brasileiras em dois períodos do ano.

Segundo o presidente da FENEEC e diretor da Rede Cineart, Lúcio Otoni, “com esta campanha queremos celebrar a presença do público e democratizar no país ainda mais o acesso a magia que só a experiência cinematográfica proporciona”. 

Lúcio Otoni (Foto: Vivian Coelho)

Sucesso na 1ª edição
Na primeira edição brasileira da "Semana do Cinema", realizada entre os dias 15 e 21 de setembro de 2022, houve um crescimento de 296% no público e 127% na renda, de acordo com levantamento da Comscore. Ao todo, mais de 3,3 milhões de espectadores se envolveram na campanha, gerando uma bilheteria de R$ 36,2 milhões. 

A iniciativa segue uma tendência mundial de promover, em clima de festa, a magia da experiência cinematográfica, como já é tradicional nos Estados Unidos com o National Cinema Day, e na Espanha, com a La Fiesta del Cine.


Cinemark
Também a Rede Cinemark participará da campanha, com ingressos a R$ 10,00 para qualquer filme e R$ 29,00 o combo de pipoca grande e dois refrigerantes. 

A promoção não vale para as salas XD, Prime e D-BOX. A compra antecipada e consultas sobre os filmes em cartaz podem ser feitas pelo APP Cinemark e site www.cinemark.com.br.