quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

"Animais Noturnos" é cruel, violento, vingativo e excelente

Suspense surpreende na narração, direção e atuações de Jake Gyllenhaal  Amy Adams, Michael Shannon e Aaron Taylor-Johnson (Fotos: Universal Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas


O diretor, roteirista e produtor Tom Ford conseguiu transformar uma história que poderia ser apenas mais um drama com três histórias entrelaçadas em uma grande obra, envolvente e surpreendente - "Animais Noturnos" ("Nocturnal Animals"). E ainda contou com dois excelentes atores como protagonistas - os premiados Amy Adams e Jake Gyllenhaal.

O suspense retrata a história de um casal separado há 20 anos. Susan Morrow (Adams) é uma negociante de arte de Los Angeles que vive uma vida privilegiada, mas incompleta, ao lado de seu marido Hutton Morrow (Armie Hammer). Em um final de semana em que ele deve partir para uma de suas frequentes viagens de negócios, ela recebe um pacote inesperado: um livro escrito por seu ex-marido, Edward Sheffield (Gyllenhaal), e dedicado a ela - "Nocturnal Animals".

A medida que avança na leitura da obra, Susan vai se envolvendo cada vez mais com o suspense e passa a questionar as escolhas que fez na vida. A publicação, violenta e desoladora, conta a história de Tony (também interpretado por Gyllenhaal) que sai em viagem com a mulher e a filha. Eles são atacados na estrada por uma gangue, chefiada pelo psicopata Ray Marcus (ótima atuação de Aaron Taylor-Johnson). Tony conta apenas com a ajuda de um detetive doente (Michael Shannon, também muito bem no papel) para desvendar o paradeiro de sua família.

Com um desfecho surpreendente, imagens e figurino esteticamente bem trabalhado e trilha sonora impecável, "Animais Noturnos" é uma das boas produções deste ano, principalmente pela atuação de Jake Gyllenhaal, digna de uma indicação ao Oscar. Premiado com o Grande Prêmio do Júri durante o Festival de Veneza, o filme é baseado no livro “Tony & Susan”, de Austin Wright.

Uma pena que esteja com exibição restrita a apenas três, podendo sair de cartaz ainda nesta semana: Belas 2 (14h, 16h30, 18h50 e 21h20), Pátio Savassi 8 (13h30, 16h10, 18h50 e 21h30) e Net Cineart Ponteio 2 (14h10, 16h30, 18h50 e 21h10). Merece ser conferido.



Ficha técnica:
Direção, roteiro e produção: Tom Ford
Produção: Universal Pictures / Focus Features
Distribuição: Universal Pictures
Duração: 1h57
Gêneros: Drama / Suspense
País: EUA
Classificação: 16 anos
Nota: 4,5 (0 a 5)

Tags: #animaisnoturnos, #nocturnalanimals, #AmyAdams, #JakeGyllenhaal, #AaronTaylorJohnson, #MichaelShannon, #TomFord, #suspense, #drama, #livro, #Tony&Susan, #AustinWright, #UniversalPictures, #CinemanoEscurinho