25 abril 2022

“Space Jam – O Jogo do Século”: a mistura de live-action e desenho animado que conquistou gerações

Michael Jordan se junta aos Looney Tunes e Bill Murray numa louca e divertida aventura para salvar o mundo (Warner Bros. Pictures)


Marcos Tadeu - blog Narrativa Cinematográfica


Quem ler essa crítica hoje em dia e estiver na faixa dos 40 anos possivelmente terá visto muitos desenhos dos Looney Tunes. A turma do Pernalonga foi sem dúvida, um marco na história de muitos de nossos seguidores. Sucesso de TV no Bom Dia & Cia, fomos criados com várias aventuras e demos muitas risadas com essa turma para lá de louquinha e exagerada do desenho animado. Até que no ano de 1996 fomos contemplados com o famoso “Space Jam: O Jogo do Século”, uma mistura de live-action e personagens animados jogando basquete.


Quando um grupo de alienígenas quer que Pernalonga e seus amigos se tornem escravos em um Parque de Diversão sombrio em um planeta chamado Montanha Bobolândia, o coelho propõe um jogo de basquete e convoca o reforço de um dos mais famosos atletas do esporte na época, Michael Jordan. 

O Sr. Swackhammer é o grande vilão por trás dos seus capangas, enquanto os Monstars são pequenas criaturas que ele controla com o medo. Falar em motivação aqui é importante. Somente quando os Monstars roubam os talentos dos jogadores da NBA e os Looney Tunes sequestram Michael Jordan é que o filme fecha todas as pontas soltas.


A trama tem um enredo muito simples e consegue mesclar personagens reais e de animações em uma mesma tela. A temática do basquete encanta, como também todo o universo em que somos inseridos, desde a abertura de "Space Jam" às próprias músicas. O que mais chama atenção nos créditos iniciais é a trajetória de Jordan até se tornar um jogador de basquete famoso. Com a aposentadoria, ele decide se profissionalizar no golfe. 


Os Looney Tunes são exatamente como nas animações clássicas, com muito bom humor. Pernalonga e Patolino são praticamente os líderes, deixando a trama ainda mais divertida. O tempo de tela entre os personagens animados e os reais é muito bem definido, um não atrapalha o outro e agrada ao telespectador. 

É ótimo rever Frajola querendo comer Piu Piu, Lola Bunny chegando conquistando o coração de Pernalonga, Patolino falando cuspindo em todos, Coiote correndo atrás de Papa-Léguas. Todas as suas ações são sempre remetendo ao que eles fazem em seus desenhos individuais e isso ajuda a pesar no fator nostalgia.


Michael Jordan consegue entregar uma excelente atuação que transita entre os dois mundos, o real e o animado. A estrela do basquete tem um papel primordial na história. Além de treinar os tunes, é quase como uma missão recuperar os talentos de seus antigos companheiros de quadra. 

Ele é bem humano em sua atuação, tanto em fazer parte da equipe da turma de Patolino e Pernalonga, quanto ao enfrentar os vilões. Acho interessante como a presença de Jordan engrandece o enredo e faz com que o filme caminhe de maneira orgânica em relação aos acontecimentos. Até quando é sequestrado por Pernalonga e Patolino, ele quer entender em qual universo está inserido e o que deve fazer.


Falando um pouco dos aspectos técnicos dessa produção, foi empregada nos personagens uma caprichada animação em 2D. Há todo um cuidado com a textura, os trejeitos, sons e tudo que somente os personagens animados sabem fazer. O jeito doido e exagerado dos Looney Tunes funciona muito bem ao lado de Jordan, um cara mais contido, mas que lida bem com toda a turma.

A trilha sonora é outro fator que chama a atenção, especialmente "Space Jam", música tema do filme. Composta pela dupla Quad City DJs foi muito bem colocada na abertura e já trouxe o contexto da ambientação do mundo do basquete. Outra canção que fez muito sucesso foi  “I Believe I Can Fly"  produzida e interpretada pelo cantor gospel  R. Kelly. No longa, ela é apresentada desde a infância de Jordan até sua vida adulta como profissional de tênis. Provavelmente, você deve estar cantando junto essas músicas ao ler a crítica ou já colocou pra tocar.


Mas o deleite para os olhos é o jogo do século, que coloca à prova os acordos feitos entre Jordan e o Sr.Swackhammer. Tanto os efeitos especiais, quanto a animação dos personagens e até a presença dos Monstars conseguem entregar muita emoção ao telespectador. Por ser um filme de 1996, já existe uma qualidade maior em como isso é mostrado ao público. Bill Murray também faz uma participação super especial e pontual, agregando mais diversão ao jogo do Tune Squad.


Talvez o que deixe a desejar seja o fato de explorar pouco a relação de Jordan com sua família. Conhecemos pouco (diferentemente do segundo filme, lançado em 2021, “Space Jam – Um Legado”, que teve como astro do basquete LeBron James). Outro ponto que deixa a desejar é como surgiram os Monstars e a Montanha Bobolândia.

"Space Jam – O Jogo do Século" é aquele filme que vale pela trama, pelos efeitos, por enaltecer o basquete como esporte de equipe e também pela trilha sonora. Sem esquecer as participações especiais de grandes astros da NBA, que dão um brilho à produção. O longa ainda carrega toda aquela good vibes de filmes de anos 1990. Um prato cheio de nostalgia e volta no tempo, que consegue agradar tanto o público infantil, quanto o adulto. Quem quiser rever essa belezinha de filme é só dar uma conferida na HBOMAX.


Ficha técnica:
Direção: Joe Pytka
Produção: Warner Bros. Animation
Exibição: HBO Max
Duração: 1h28
Classificação: Livre
País: EUA
Gêneros: Comédia / Fantasia / Aventura

23 abril 2022

"Medida Provisória": entre o radicalismo e a resistência negra

Seu Jorge e Alfred Enoch protagonizam a produção dirigida por Lázaro Ramos que aborda o racismo numa sociedade futura (Fotos: Divulgação)


Marcos Tadeu


Impactante. Essa é a palavra que resume "Medida Provisória", longa dirigido por Lázaro Ramos, que fez sua estreia nos cinemas no dia 14 de abril. A produção mostra que o ator e agora diretor vem com tudo para tratar da questão racial em um governo totalitário e radical. A obra é inspirada na peça brasileira "Namíbia, Não!", de Aldri Anunciação (que divide o roteiro do filme com o diretor e Lusa Silvestre), dirigida em 2011 no teatro por Lázaro Ramos.

Na história, somos imersos em um Brasil que no primeiro momento oferece, por meio de uma Medida Provisória, uma reparação pelos longos anos de escravidão aos quais os negros foram subjugados por mais de três séculos para voltarem ao país de sua ancestralidade. Ao confirmar que existe uma resistência dos negros, chamados de “melanina acentuada”, existe, o governo passa a impor uma caçada racial e a mandá-los de volta à força.


Primeiro ponto a se elogiar aqui é a força de Antônio (Alfred Enoch), que consegue expor as dores e lutas de um negro em um país completamente racista e intolerante. O protagonista exala vigor e, ao mesmo tempo, consegue mostrar suas fragilidades e o medo do perigo que corre. Ele se torna símbolo de resistência por ser o único “melanina acentuada” a resistir.

Do outro lado temos André (Seu Jorge), jornalista do bairro local que questiona sua realidade e que não aguenta ficar parado sem agir. Ele representa mais o lado da emoção, mas também a necessidade de agir em uma situação de caos. André e Antônio têm uma química muito boa em tela. Ver os dois juntos, se divertindo enquanto atuam, é de deixar o brasileiro orgulhoso.


O grotesco lado racista é representado por ninguém menos que Adriana Esteves e Renata Sorrah que conseguem ser enérgicas e causar raiva no telespectador. Incomoda o fato de Esteves pegar nos últimos anos papeis muitos parecidos que pouco se distanciam de suas vilãs icônicas. Já Sorrah interpreta uma moradora do prédio de Antônio e André e se destaca por suas falas absurdas, como a de sofrer racismo por ser branca ou pela cor do seu cabelo.


Lázaro Ramos consegue dar uma aula sobre como o racismo estrutural é vivo e forte em uma sociedade distópica. Em certo momento do filme vemos como Capitu (Tais Araújo), mulher de Antônio, médica e que se descobre grávida, é caçada por ser negra. Somente quando consegue abrigo em um afro-bunker a personagem expõe e desabafa todo o cansaço de ser negra e sempre ter que resistir ou ser forte. Um discurso potente que choca o telespectador com uma dose cavalar de realidade que os negros passam o tempo todo.

Sem dúvida, "Medida Provisória" fala sobre a necessidade de resistir em uma sociedade do radicalismo e das leis que não pensam duas vezes em tornar a população cada vez mais branca. Ficam algumas perguntas: E se a sociedade fosse completamente branca? O que aconteceria aos negros? O filme aponta e expõe esses questionamentos de maneira clara e objetiva, vai direto ao ponto. O diretor mostra sua força e todo o cuidado que tem ao lidar com a cultura negra e os negros no Brasil.


O único ponto negativo do filme é que ele propõe uma solução rápida no final com pouco tempo de tela após tudo o que foi trabalhado ao longo da obra. Se fossem acrescidos alguns minutos para mostrar essa reviravolta, o longa ganharia mais brilho.

“Medida Provisória” escancara um país racista que não sabe ainda lidar com os negros, mas que também consegue resistir ao mostrar toda a força da cultura negra e o cuidado com a raça. Sem dúvida, eles se sentirão representados em seus dilemas e suas alegrias. Por outro lado, é um alerta para que os brancos passem a vigiar suas posturas e não repitam comportamentos racistas. Reforço: trata-se de um filme bem impactante, que cabe uma reflexão séria.


Ficha técnica:
Direção: Lázaro Ramos
Produção: Lereby Produções / Lata Filmes / Globo Filmes
Distribuição: Elo Company
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h34
Classificação: 14 anos
País: Brasil
Gênero: drama