22 janeiro 2023

"Terrifier 2" - Difícil acreditar que o primeiro é ainda pior

Art, o palhaço assassino, causa pânico e nojo cometendo uma carnificina do início ao fim (Fotos: A2 Filmes)


Maristela Bretas


A propaganda foi grande desde o início, os cartazes e trailers, além das notícias de pessoas saindo do cinema passando mal foram atrativos essenciais para atrair o público ao cinema. 

Mas "Terrifier 2" decepciona quem busca uma produção de terror de qualidade, com história e sustos de pular na cadeira, sem precisar ficar traumatizado. 

O longa, categorizado no subgênero de filmes de terror slasher (com assassinos psicopatas que matam aleatoriamente), tem uma violência gratuita e sem medida durante mais de duas horas de duração, que chega a provocar mal-estar.


Não acrescenta nada, além das atuações ruins e de ser uma colcha de retalhos de clichês de outras produções bem melhores do gênero. Comum numa produção de baixo orçamento, onde o diretor acaba assumindo várias funções.

Damien Leone é também o roteirista, coprodutor, engenheiro de som, montador e editor de efeitos especiais. Um alerta: não é preciso assistir o primeiro filme, de 2016. A sequência já esclarece as principais dúvidas. 


Muitas pessoas se empolgaram em conferir o filme somente porque sabiam que havia mutilação de corpos, mortes brutais e sangue espirrando para todos os lados, não importando a hora ou local. No final da sessão,  no entanto, a crítica era negativa, na maioria dos casos, quanto ao roteiro. 

Haja criatividade (se é que se pode chamar assim) para criar um roteiro tão violento e louco, mas fraco. Não chega a ser um tiro no pé, uma vez que o diretor e roteirista do primeiro "Terrifier" (que pode ser conferido na  Amazon Prime Video) é o mesmo desta produção - Damien Leone e apostou na sequência. 


Ele acerta, no entanto, na escolha do ator David Howard Thornton, que retorna no papel de Art, the Clown, entregando a única interpretação boa do filme. Art, o palhaço, é realmente assustador e convence nas cenas de crueldade. Ele é a própria essência do mal. 

A maquiagem também ajudou a dar ao personagem o aspecto necessário para as cenas de matança, susto e nojo. É tudo tão absurdo que há momentos em que você se pega rindo da risada do vilão, mesmo sabendo que ele vai cometer alguma atrocidade.


O enredo explica superficialmente o que levou o palhaço a ter esse comportamento assassino.  Ele é obsessivo, metódico, curte a forma como tortura e mata suas vítimas, enquanto se delicia ao vê-las sofrer. 

Desaparecido há alguns anos após sua morte, Art se torna uma lenda entre os habitantes do Condado de Miles, cidade onde cometeu vários assassinatos no passado. 

Ele desperta a curiosidade do jovem Jonathan (Elliott Fullam), que prepara uma fantasia igual a do palhaço para o dia de Halloween (sempre nesta data, claro!). 


O que ele não esperava era que Art ressuscitaria e voltaria à cidade. Jonathan e a irmã Sienna (Lauren LaVera) acabam se tornando alvos do assassino. 

Ao parar em uma lavanderia para lavar suas roupas, o palhaço conhece uma garotinha igualmente assustadora, conhecida apenas como a "garotinha pálida" (Amelie McLain). 


Ao lado de sua nova parceira, ele retoma a matança de quem atravessa seu caminho.  Enfim, a história (ou a falta dela) de "Terrifier 2" se sustenta apenas na carnificina do personagem e desagradou até mesmo alguns fãs deste subgênero de terror. 

Bem diferente de Pennywise, o palhaço assassino de "It - A Coisa", Art deixa  a desejar e ainda não entra na lista dos lendários Michael Myers ("Halloween"), Freddy Krueger ("A Hora do Pesadelo") e Jason Voohees ("Sexta-Feira 13"). Para piorar, as cenas pós-créditos deixam claro que haverá um terceiro filme. Haja estômago!


Ficha técnica:
Direção e roteiro: Damien Leone
Distribuição: Imagem Filmes e A2 Filmes
Exibição: nos cinemas
Duração: 2h18
Classificação: 18 anos
País: EUA
Gênero: terror

21 janeiro 2023

"Aftersun" é um filme pra ser visto pelo menos duas vezes

Frankie Corio e Paul Mescal estão brilhantes, com uma química sem igual (Créditos: Sarah Makharine/Divulgação)


Jean Piter Miranda


No final da década de 1990, Sophie (Frankie Corio), de 11 anos, e seu pai Calum (Paul Mescal) passam férias no litoral da Turquia. Os dois se dão muito bem. São companheiros, amigos. Ele faz de tudo para ser o melhor pai. Ela está em uma fase de descobertas e amadurecimento. 

E há uma câmara entre eles, gravando vários momentos que vão ecoar no futuro. Passados 20 anos, em meio a muitas lembranças, Sophie tenta lidar com tudo o que naquela época não sabia sobre o próprio pai. Esse é "Aftersun", da diretora Charlotte Wells, disponível na plataforma Mubi e ainda em cartaz em salas alternativas de cinema. 


Sophie e Calum estão hospedados em um hotel que não é nada luxuoso. Mas é o suficiente para que eles possam curtir o sol e a piscina. Eles passeiam por vários locais. Fazem piadas, dão risadas e, no meio de tudo isso, a menina sai fazendo perguntas ao pai. Hora sobre a vida deles, hora sobre curiosidades. 


É tudo muito leve, descontraído. Estão curtindo férias em um lugar legal, como planejaram. E a câmera deles vai filmando pequenos momentos dos dois juntos. A partir daí, o filme vai tomando três caminhos. 

Sophie está numa fase de descobertas. É uma pré-adolescente. Ela fica observando as conversas e as brincadeiras dos outros jovens um pouco mais velhos. 


Meninas que aparentam ter 15 ou 16 anos e seus namoradinhos. Todos muito eufóricos. Sophie, mais contida e observadora, fica próxima, buscando ser convidada para participar das brincadeiras no clube com essa turma. 

Ao mesmo tempo, ela se aproxima de um menino de sua idade, com quem passa a interagir mais e mais. 


Calum não está bem. Hora parece que falta a ele paciência, hora ele parece ansioso, preocupado. Presente de corpo e com a cabeça longe. Tentando com todas as forças não transparecer suas aflições. 

Vida pessoal, vida profissional, sonhos, expectativas. E ele segue se esforçando para dar bons momentos a sua filha. Situações que vão sendo percebidas em cada um dos diálogos entre eles. 


Entre uma cena e outra surgem filmagens que foram feitas pela câmera de Sophie e Calum. Imagens tremidas, por vezes sem foco, sem o devido enquadramento, o que dá um ar perfeito de amadorismo, de vídeo caseiro. 

É aí que percebemos que as férias estão no passado. Sophie está adulta, relembrando tudo, revendo as gravações, só que não está feliz. Está angustiada, inquieta, em uma atmosfera que transmite tristeza e incapacidade. 


"Aftersun" passa aquela sensação de nostalgia. Quem viajou em família com uma câmera nos anos 1990 poderá se identificar e se emocionar. Quem é apaixonado por audiovisual e entende essa potência que as filmagens têm de eternizar momentos, também vai se emocionar. Ainda mais quando o filme termina e as peças são ligadas. 

É sobre paternidade, memórias, amizade de pai e filha. É sobre as dores e delícias da vida. É sobre a vontade de voltar no tempo para mudar alguma coisa, pra reviver um abraço, ou pra ficar um pouco mais. 

Charlotte Wells de boné preto

O longa marca a estreia da jovem diretora escocesa Charlotte Wells (35 anos). Filme que foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, vencendo vários prêmios

Entre eles, o British Independent Film Awards, nas categorias de Melhor Filme Independente Britânico, Melhor Direção, Roteiro, Diretor estreante, Fotografia, Edição e Supervisão de música. Charlotte também foi reconhecida na categoria de direção inovadora no Gotham Awards 2022. 

Frankie Corio e Paul Mescal estão brilhantes, com uma química sem igual. "Aftersun" é uma obra de arte agridoce, que a gente vê uma vez e gosta, pede mais, assiste outra vez e multiplica as emoções. 


Ficha técnica:
Direção: Charlotte Wells
Produção: BBC Film, BFI e Screen Scotland, em associação com a Tango
Distribuição: O2 Play Filmes
Exibição: plataforma Mubi e nas salas 3, do Una Cine Belas Artes (sessão das 16h30) e sala 2, do Minas Tênis Clube (sessão das 20h10)
Duração: 1h42
Classificação: 14 anos
Países: Reino Unido e EUA
Gênero: drama