02 agosto 2014

"Não Pare na Pista" é biografia chapa branca de Paulo Coelho

 Filme foi produzido de abril a julho de 2013 estreia dia 14 nos cinemas de BH (Fotos: Sony Pictures/Divulgação)

Mirtes Helena

O mago tem razão: quando se tem um objetivo definido, quando alguém quer muito alguma coisa, o universo inteiro conspira a favor. Pelo jeito, o escritor quer muito continuar na mídia dando seus pitacos, de preferência justificando suas excentricidades e vendendo muitos livros. Biografia chapa branca.


"Não pare na pista - a melhor história de Paulo Coelho" não deixa dúvidas. Com cara de biografia autorizada, o filme não traz novidades. Longo além da conta, apenas mostra o que todos já sabiam sobre a vida do escritor que vende milhões de livros escrevendo o que muitos querem ler. Tudo parece minuciosamente armado como, aliás, parece ser a vida do personagem. 


Filmada no Rio de Janeiro e em Santiago de Compostela, na Espanha - em alguns momentos os diálogos são em castelhano - a história se passa em três tempos: nos anos 60, quando o escritor, bem jovem, é vivido por Ravel Andrade; nos anos 80, com Júlio Andrade no papel principal; e na maturidade, quando o próprio Júlio ganha uma inacreditável maquiagem de "velho com cara de garotão". Mas até essa divisão de épocas é óbvia. Tão óbvia que seriam desnecessárias as legendas que, insistentemente, indicam: anos 60, anos 80 e 2013. 

Um dos aspectos da história de Paulo Coelho que mais levanta curiosidade é sua parceria com Raul Seixas, que aparece na vida do escritor como um caretíssimo executivo de gravadora. Nem isso o filme trata satisfatoriamente. De forma rasa, a relação entre os dois acaba virando mero detalhe, diferentemente do que é contado no livro "O Mago", de Fernando Morais, esse sim, rico e saboroso.

Paulo Coelho já nasceu personagem. A história do bad boy que vira jovem rebelde, experimenta drogas e seitas esdrúxulas e torna-se um milionário excêntrico tem lá seus sabores e poderia render mais. Ainda não foi dessa vez que "a melhor história de Paulo Coelho" foi contada. 

Filme foi produzido de abril a julho de 2013 estreia dia 14 nos cinemas de BH.

 Tags:Não pare na pista - a melhor história de Paulo biografia; mago; escritor; Sony; Cinema no Escurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário