31 agosto 2014

"No Olho do Tornado" segue estilo documentário e surpreende pelos efeitos especiais

Cenas dos tornados são fortes e dão a impressão de  quase realidade (Fotos: Warner/Divulgação)

Maristela Bretas

Se o diretor Steven Quale queria causar tensão com imagens fortes, ele conseguiu. Pelo menos foi o que acharam várias pessoas que estava no cinema na estreia de "No Olho do Tornado" na quinta-feira. Alguns sustos e o comentário de várias pessoas após a estreia - "o filme 'No Olho do Tornado' é tão bom quanto "Twister" (1996)". Alguns chegaram a considerar até melhor.  


Mas a produção dirigida por Steven Quale tem ótimos efeitos especiais - alguns um pouco exagerados, mas nada que um filme sobre tornados não mereça ter. 

Com elenco de nomes pouco conhecido, o filme agrada e dá seu recado. Usando a narrativa no estilo documentário, o diretor monta uma colcha de retalhos em "No Olho do Tornado" ("Into the Storm"). 

São imagens capturadas pelos caçadores de tempestades, por uma dupla "sem noção" e por moradores da pequena cidade de Silverton (Oklahoma), atingida por uma série de tornados num mesmo dia.

O filme conta a história de um grupo de caçadores de tempestades liderado por Pete (Matt Walsh, de "Para Maiores"), que conta com a assistência da meteorologista Allison Stone (Sarah Wayne Callies, da série "The Walking Dead"). 

Usando um carro de combate adaptado (parece um "brucutu"), eles passam o tempoà procura das melhores imagens de tornados, principalmente aquela que ninguém jamais conseguiu – a do olho do tornado, só obtida se a filmagem for feita no centro do redemoinho.


Enquanto todos na cidade se preparam para a formatura no segundo grau na escola, o jovem Donnie Morris (Max Deacon), filho do vice-diretor, deixa a formatura para ajudar a menina que ele paquera. E ninguém percebe a série de tornados atingindo a localidade e causando  destruição total. 

O jovem e a garota ficam presos numa antiga fábrica e o pai, Gary (Richard Armitage, da trilogia "O Hobbit") vai socorrê-los, ajudado pelo outro filho, que filma tudo o que acontece pelo caminho, e a equipe de caçadores. 

No trajeto, a dupla cruza com os caçadores de tempestades e eles terão de se unir para conseguir sobreviver à força do vento e salvar as pessoas da cidade do grande ataque.

O filme conta ainda com uma dupla que faz todo tipo de asneira para aparecer no Youtube e ganhar seguidores, inclusive enfrentar um dos tornados.

Ficha técnica
Direção: Steven Quale
Produção: Village Roadshow Pictures
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Duração: 1h29
Gênero: Ação/Suspense
Classficação: 12 anos
País: EUA
Nota: 3,5 (0 a 5)

Tags: No Olho do Tornado; ação; Warner Bros. Pictures; Cinema no Escurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário