terça-feira, 26 de agosto de 2014

Um filme para ser degustado a cada cena

Helen Mirren é o destaque do filme como a chef francesa Madame Mallory (Fotos: Walt Disney Studios/Divulgação)

Maristela Bretas

Junte uma pitada de belas imagens, a paixão pela arte de cozinhar e uma guerra de aromas e temperos. Cozinhe tudo lentamente por mais de duas horas, sempre dourando cada cena. E ao final teremos "A 100 Passos de um Sonho" ("The Hundred-Foot Journey"), um belo filme que explora a disputa entre a clássica cozinha francesa e a exótica comida indiana.



O toque final fica por conta do elenco, tendo a frente a grande vencedora do Oscar, Helen Mirren, que dá a medida certa entre drama e comédia, no embate com o ator indiano Om Puri. 


É como se o diretor Lasse Hallström usasse um pouco dos exóticos temperos do chef Hassan para dar vida e sabor a cada cena, chamando o espectador para degustar sua produção como o prato principal. Impossível não gostar. Baseado no livro "The Hundred-Foot Journey", de Richard C. Morais, "A 100 Passos de um Sonho" se passa no vilarejo de Saint-Antonin-Noble-Val, numa bela região de vales e montanhas no sul da França. 


E conta a história do jovem chef indiano Hassan Kadam (Manish Dayal), cuja arte de cozinhar chega quase à perfeição. Ele e sua família, liderada por Papa Kadam (Om Puri), chegam ao local e decidem abrir o restaurante Maison Mumbai.

Mas bem em frente está o renomado restaurante Le Saule Pleureur, premiado com uma estrela no guia de gastronomia Michelin, pertencente à arrogante chef Madame Mallory (Helen Mirren). 

A proximidade entre os concorrentes dá início a uma grande disputa de talentos e pratos criativos. Enquanto isso, a paixão pelo prazer de cozinhar une Hassan e Marguerite (Charlotte Le Bon), uma das chefs do restaurante francês.

Mesmo sendo seu maior rival, Madame Mallory acaba reconhecendo o talento de Hassan como chef e decide apoiá-lo para que ganhe o mundo fazendo o que mais gosta. Engano quem pensa que se trata de um filme apenas para os amantes da boa culinária. 


Apesar de ser uma história com enredo previsível, "A 100 Passos de um Sonho", que estreia nesta quinta-feira (28), vale a pena ser assistido do início ao fim pela forma como foi conduzido, as ótimas atuações e as belas paisagens. E ainda conta com a produção de Steven Spielberg, Oprah Winfrey e Juliet Blake.

Ficha técnica:
Direção: Lasse Hallström
Produção: Dreamworks Pictures/Amblin Entertainment
Distribuição: Disney/Buena Vista
Duração: 2h03
Gênero: Comédia/drama
País: EUA
Classificação: 12 anos
Nota: 4,5 (0 a 5)

Tags: A 100 Passos de um Sonho; Dreamworks Pictures; Helen Mirren; Manish Dayal; comédia; drama; gastronomia; Steven Spielberg; Cinema no Escurinho