domingo, 2 de novembro de 2014

"Boyhood - Da Infância à Juventude" é uma experiência ousada de 12 anos

O ator mirim e depois adolescente Ellar Coltraine foi a revelação do filme (Fotos: Universal Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas

Produzir um filme ao longo de 12 anos, mantendo os mesmos atores, acompanhar o amadurecendo (tanto físico como psicológico) de cada um deles, foi uma aposta muito corajosa do diretor e roteirista Richard Linklater. E no final ele acertou em cheio. "Boyhood - Da Infância à Juventude" ("Boyhood") é um ótimo filme. É como assistir a uma produção caseira, daquelas que você pega a velha filmadora e vai registrando cada passo da vida de seu filho até a idade em que ele ganha o mundo.




O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seus dois filhos, Mason (o ator revelação Ellar Coltrane) e Samantha (Lorelei Linklater, filha do diretor). 



As crianças vivem com a mãe e o garoto, então com 6 anos, não se conforma com a separação dos pais e as constantes mudanças de parceiros da mãe.

Por 12 anos, a história vai acompanhando o amadurecimento de Mason e suas relações com a família, os amigos e as garotas, assim como a forma de ver a vida e as incertezas da adolescência.


O enredo em si é comum e em alguns momentos se torna monótono. Mas a forma como o diretor vai conduzindo a vida do jovem, principalmente nas passagens de tempo, é que faz toda a diferença.

As filmagens de "Boyhood - Da Infância à Juventude" começaram em maio de 2002 e terminaram em agosto de 2013, mas o filme somente foi concluído em 2014. Ellar Coltrane deu a medida necessária para o menino/adolescente Mason e é uma revelação. 

Durante todo o período de produção, o elenco se encontrou uma vez ao ano para gravar o filme, de forma que o crescimento e amadurecimento de Mason pudessem ser acompanhados e registrados. Não é por nada que a película tem quase 3 horas de duração.

Outro destaque é a bela trilha sonora, que conta inclusive com músicas de Paul McCartney e Coldplay.

Ficha técnica
Direção: Richard Linklater
Distribuição: Universal Pictures
Duração: 2h45
Gênero: Drama
Classificação: 12 anos
País: EUA
Nota: 4 (0 a 5)

Tags: Boyhood - Da Infância à Juventude; Richard Linklater; Ellar Coltrane; Patrícia Arquette; Ethan Hawke; Drama; Cinema no Escurinho