23 abril 2016

"Em Nome da Lei" conta história do juiz federal mais ameaçado do país

Produção nacional traz conhecidos atores de novelas em história de combate ao tráfico (Fotos: Fox Films do Brasil/Divulgação)

Maristela Bretas


Uma produção nacional muito boa, que apesar do casal global, não ficou com cara de novela das 9 e nem atrapalhou o enredo. Forte, consistente e quase real, tomou como base uma parte do trabalho de um sério juiz federal caçador de narcotraficantes. Mateus Solano quase convence como o famoso juiz Odilon Oliveira. Ele está bem no papel, apesar de insistir em alguns "tiques" de papéis anteriores. A seu lado e voltando a contracenar como casal principal está a bela Paolla Oliveira, como a procuradora pela qual o juiz se apaixona.

Mas o destaque, como não poderia deixar de ser, fica para Chico Diaz que faz o papel de bandido como ninguém - tem cara de assassino cruel, sem dó dos inimigos e que mantém o formato típico da família deste tipo de criminoso - mulher filha e amante. Ele é Gomez, chefão conhecido por todos na região de Fronteira (divisa do Brasil com Paraguai) como "El Hombre". "Toca o terror" a quem atrapalha seus negócios e cuida como um pai de seus aliados.

Outro destaque é Eduardo Galvão, ainda pouco reconhecido mesmo nas novelas. Ele é o delegado da Polícia Federal que atua na fronteira e se alia ao novo juiz para combater Gomez. A experiência de anos de novelas, fazendo mocinhos e bandidos ajudaram a compor bem seu papel.

Juiz federal Odilon Oliveira (Reprodução)
Mateus Solano contou com um ponto desfavorável para seu papel: a diferença de idade, uma vez que o verdadeiro magistrado é bem mais velho. O juiz federal Odilon Oliveira, da Vara Criminal de Campo Grande (MS), há anos vem desmantelando as quadrilhas na região e já prendeu dezenas de chefões do tráfico e contrabandistas na conexão Brasiguaia. Com isso se tornou um dos juízes mais ameaçados de morte do país. Ele recebe agradecimentos nos créditos finais do filme.

O diretor Sérgio Rezende ("O Homem da Capa Preta") fez um ótimo trabalho e usou como locação a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, fronteiriça com o Paraguai e uma das passagens de drogas e contrabando.


"Em Nome da Lei" foca no início ao combate a este tipo de crime com a chegada à cidade de Fronteira do jovem juiz federal Vitor Ferreira (Mateus Solano). Disposto a acabar com a criminalidade na região, ele vai contar com a ajuda da procuradora Alice Costa (Paolla Oliveira) e do delegado federal Elton (Eduardo Galvão), para acabar com o esquema de corrupção econômica e política do chefão do crime El Hombre (Chico Diaz). O juiz vai descobrir que não basta apenas coragem e prepotência para resolver o problema na região, cuja situação é bem pior e mais perigosa que imaginava.

"Em Nome da Lei" é um filme que merece ser visto. E não será de se estranhar se ganhar as telas de TV até o final do ano. Ele está em cartaz em 18 salas de 17 shoppings de BH, Betim e Contagem.




Ficha técnica:
Direção e roteiro: Sérgio Rezende
Produção: Globo Filmes / Morena Filmes
Distribuição: Fox Films
Duração: 1h57
Gêneros: Ação / Drama / Suspense
País: Brasil
Classificação: 14 anos
Nota: 3 (0 a 5)

Tags:#emnomedalei, #MateusSolano, #PaollaOliveira, #ChicoDiaz, #EduardoGalvão, #SérgioRezende, #drama, ##ação, #MorenaFilmes, #GloboFilmes, #FoxFilms, #produçãonacional, #OdilonOliveira, #Fronteira, #narcotráfico, contrabando, #CinemanoEscurinho, #TudoBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário