20 março 2017

"Lion - Uma Jornada para Casa" é um filme para não esquecer

Emocionante filme dirigido por Garth Davis tem em seu elenco principal Dev Patel. Rooney Mara e Nicole Kidman (Fotos: Diamond Filmes/Divulgação)

Mirtes Helena Scalioni


Houve quem dissesse que o filme foi feito com o claro objetivo de levar o espectador às lágrimas. Se foi mesmo essa a intenção, pode-se dizer que Garth Davis, diretor de "Lion - Uma Jornada para Casa" acertou em cheio. É praticamente impossível não chorar diante da bem contada história de Saroo, o menino indiano que, aos cinco anos, se perde do irmão mais velho numa estação de trem e, por uma série de erros, acaba indo sozinho para Calcutá, a 1.600 quilômetros de casa. Com um detalhe: sem conhecer o dialeto que se fala nessa grande cidade.

Claro que a interpretação de Sunny Pawar, que faz o pequeno Saroo, ajuda. Com os olhinhos sempre tristes e carinha de abandonado carente, o menino cativa desde o início da história. Uma história, aliás, muito bem contada. Tanto que um dos seis Oscar a que o filme concorreu foi o de Melhor Roteiro Adaptado, baseado na autobiografia de Luke Davies - "A Long Way Home". Em 1986, um garoto de cinco anos ficou realmente perdido da família na Índia, foi entregue a um orfanato em Calcutá e em seguida adotado por um casal de australianos. Aos 25 anos, maduro e bem-sucedido, o jovem retorna a sua terra para tentar encontrar sua mãe biológica.  

Um dos pontos altos de "Lion..." é a presença de Nicole Kidman como Sue, a mãe adotiva de Saroo. Como excelente atriz que é, ela imprime credibilidade ao discurso em favor da adoção e deixa no ar um sentimento de amor puro. O marido dela, John, vivido por David Wenham também tem atuação correta, embora mais discreta. Completa o time o ator Dev Patel, que faz Saroo adulto e consegue passar ao público a imagem de um jovem atormentado e perdido em busca de suas raízes.

"Lion - uma jornada para casa" concorreu também a Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Dev Patel), Atriz Coadjuvante (Nicole Kidman), Fotografia e Trilha Sonora. Direção e elenco estão de parabéns, a comoção nada tem de rasa. As mensagens trazidas por "Lion.." são profundas e acompanham o espectador quando ele sai do cinema. Afinal, o tema crianças abandonadas sempre será um assunto muito sério. O filme está em cartaz no Net Cineart Ponteio, às 18h40. Classificação: 12 anos



Tags: #lionumajornadapara casa, #lion, #DevPatel, #NicoleKidman, #RooneyMara, #DavidWenham, #SunnyPawar, #GarthDavis. #drama, #biografia, #aventura, #DiamondFilms, CinemanoEscurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário