terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

"O Que Te Faz Mais Forte" é uma história de superação no estilo norte-americano


Jake Gyllenhaal e Tatiana Maslany vivem o casal Jeff e Erin que precisa superar um grande trauma que mudou suas vidas (Fotos: Divulgação)

Maristela Bretas


Jake Gyllenhaal estrela a produção "O Que Te Faz Mais Forte" ("Stronger"), uma história da superação do trabalhador Jeff Bauman, de 27 anos, que estava na Maratona de Boston, em 2013 para tentar recuperar sua ex-namorada Erin (Tatiana Maslany), participante da prova. Esperando por ela na linha de chegada, ele é atingido pela explosão de uma das bombas do atentado que deixou três mortos e mais de 260 feridos durante o evento, e perde as duas pernas. 

Depois de recuperar a consciência no hospital, Jeff pode ajudar o FBI a identificar um dos criminosos, mas sua própria batalha acaba de começar. Trata-se de um relato pessoal de Jeff sobre sua jornada de recuperação, sofrendo a forte influência da família, principalmente da mãe alcoólatra e fumante inveterada (a candidata ao Oscar, Miranda Richardson, muito bem no papel). E a tentativa de acertar seu relacionamento com Erin, que não o abandona depois da tragédia.

Poderia ser um filme de chorar com tanto drama, mas não é o que acontece. Trata-se de um relato frio, mas real, com excesso de exaltação ao nacionalismo norte-americano, transformando Jeff de vítima em herói da cidade, mesmo ele não querendo e não aceitando isso. Jake Gyllenhaal está excelente no papel, mesclando momentos de total apatia sobre o que se passa ao seu redor e fúria incontida por sua condição de deficiente. O lado psicológico está destruído pelos momentos de terror vividos após a explosão e ele tendo que participar de eventos com direito a bandeira e platéia em estádios.


Também Tatiana Maslany entrega uma boa interpretação da namorada sensata que vê o estado de Jeff como algo a ser tratado e não explorado pela mídia, ao contrário dos familiares destemperados que tentam tirar o máximo de proveito da situação, a começar pela mãe, que a vê como uma escolha ruim do filho.

Cheio de emoção crua, humanidade de alguns personagens e patriotismo exacerbado, "O Que Te Faz Mais Forte" é a história inspiradora da vida real do homem que se tornou personagem vivo do movimento "Boston Strong", que reergueu o moral e uniu a população  de uma cidade e do país após o atentado da Maratona. Para quem gosta do gênero, vale conferir.




Ficha técnica:
Direção: David Gordon Green
Produção: Lionsgate / Bond Films
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h59
Gêneros: Drama / Biografia
País: EUA
Classificação: 14 anos
Nota: 3 (0 a 5)

Tags: #Oquetefazmaisforte, #stronger, #BostonStrong, @JakeGyllenhaal, @MirandaRichardson, @TatianaMaslany, @ParisFilmesBR, @CinemanoEscurinho