sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

“Operação Big Hero”, a mistura acertada de heróis dos quadrinhos Marvel e estúdios Disney

Hiro Hamada transforma Baymax num robô de combate ao crime (Fotos: Disney Studios/Divulgação)

Maristela Bretas


Imperdível! "Operação Big Hero" ("Big Hero 6") encerrou 2014 e abriu 2015 como uma das melhores animações do último ano. E a confirmação da parceria acertada dos Estúdios Disney com uma trama baseada em quadrinhos de sua filial, a Marvel Comics. Nasce um novo grupo de heróis, que vai se juntar aos Vingadores no combate ao crime. Mesmo que em San Fransokyo, uma cidade que mistura o nome e as características de San Francisco e Tóquio.




Aventura, ação, muitas bugigangas tecnológicas e um garoto de 13 anos prá lá de inteligente comandando um grupo de jovens nerds. Esta é a história de Hiro Hamada (voz original do dublador estreante Ryan Potter), um japonesinho prá lá de fera na robótica que deixa as lutas de robôs para ajudar seu brilhante irmão Tadashi (voz de Daniel Henney).



E um grupo de nerds vai se juntar a eles nesta aventura. A dublagem em português também foi feita por estreantes no ramo: Marcos Mion faz a voz de Fred/Fredzilla, um adolescente muito doido que insiste em se transformar num dragão que cospe fogo; Kéfera Buchmann é a agitada Go Go Tamargo; o único conhecido por participações em produções Disney, Robson Nunes, que dubla o perfeccionista Wasabi No-Ginger; e Fiorella Mattheis, que dá a voz à superquímica Honey Lemon.



Mas a grande estrela de "Big Hero 6" é Baymax (voz de Scott Adsit), um robô branquinho como um boneco de neve, muito fofo, carinhoso e desengonçado, criado por Tadashi para identificar doenças e tratá-las. Ele garante as cenas mais engraçadas da animação cada vez que tenta fazer alguma coisa. Com uma enorme barriga e pernas curtinhas, ele se atrapalha todo, ao tentar correr ou jogar bola. Hilário.



Uma mudança drástica na vida destes amigos tecnológicos vai tirá-los do laboratório da universidade e levá-los para as ruas no combate ao crime. É pura diversão para todas as idades e uma das boas opções para este feriado prolongado e para as férias. Um alerta: fique até o final dos letreiros para assistir à cena extra com um personagem da Marvel.




Ficha técnica
Direção: Don Hall e Chris Williams
Produção: Walt Disney Animation Studios e Marvel Studios
Distribuição: Disney/Buena Vista
Duração: 1h42
Gênero: Aventura/ Comédia
Classificação: Livre
País: EUA
Nota: 4,8 (0 a 5)

Tags: Operação; Big Hero 6; Disney; Marvel; Don Hall; comédia; aventura; Cinema no Escurinho