13 maio 2021

“Libelu – Abaixo a Ditadura”: quando a juventude quer mudar o mundo

Reunião da Libelu numa das salas da USP, local onde começou o movimento (Foto: Arquivo/ Jornal O Trabalho)

Mirtes Helena Scalioni


O que há em comum entre o comentarista global Demétrio Magnoli, o ilustrador e músico Cadão Volpato, o ex-ministro Antônio Palocci, a roteirista e blogueira Fernanda Pompeu, o economista e escritor Eduardo Giannetti, o jornalista Reinaldo Azevedo, o crítico de gastronomia Josimar Melo e o diretor executivo da CUT, Júlio Turra? Resposta rápida: todos – e mais outros tantos – fizeram parte, na década de 1970, de uma organização chamada Liberdade e Luta, cuja história está muito bem contada no documentário “Libelu – Abaixo a Ditadura”. 

Reinaldo Azevedo (Foto: João Saldanha/Boulevard Filmes)

O documentário será exibido em salas especiais de cinema no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília de hoje até o dia 19 de maio. Nas plataformas de OnDemand do Now, Vivo Play, Oi Play, Google Play, iTunes e Apple TV, "Libelu" estreia dia 27 de maio, para aluguel. A primeira exibição no Canal Brasil está agendada para 20 de julho e, em agosto, será a vez de a Globonews mostrar o documentário.

A direção, correta e sem muita invencionice, é de Diógenes Muniz, que conseguiu ouvir cerca de 20 ex-integrantes da Libelu, grupo que juntou, naqueles anos de chumbo, moças e rapazes trotskistas que acreditavam ser possível mudar o mundo. 

Cadão Volpato (João Saldanha/Boulevard Filmes)

Radicais, quase inconsequentes, os jovens faziam questão de dizer que a Liberdade e Luta, braço – digamos – mais despojado da OSI (Organização Socialista Internacionalista) não era um partido e sim uma tendência. Segundo alguns, o nome, criticado inicialmente pelos concorrentes por ser infantil e meio tatibitate, ganhou força e expressão pela seriedade e disposição da turma. Eram todos altamente politizados.

Encontro do Movimento Estudantil (Foto Arquivo/Jornal O Trabalho)

Criada em 1976 na USP, em plena vigência do AI-5, a Libelu fez história e é muito bom que isso tudo seja contado agora, quando cada um tomou seu rumo e, com distanciamento, consegue analisar – com saudade, desdém, complacência ou orgulho – as aventuras de um grupo que não hesitava em desafiar o todo-poderoso da repressão da época, o deputado e coronel Erasmo Dias. Um caso a parte é o depoimento de Antônio Palocci que, em prisão domiciliar, faz uma breve confissão de erros e arrependimentos.

Antônio Palocci (Foto: João Saldanha/Boulevard Filmes)

Além das entrevistas, o documentário exibe trechos de matérias da época, com direito a manifestações, passeatas, quebra-quebra, violência policial e valentias, além de uma entrevista que, na época, o jornalista Mino Carta fez com alguns representantes do grupo. 

Há casos deliciosos, como por exemplo, a história de um dos gritos de guerra mais usados pela tendência, “abaixo a ditadura”, uma sacada do então estudante Josimar Melo, que hoje optou por falar de algo mais leve: a gastronomia.

Josimar Melo (Foto: João Saldanha/Boulevard Filmes)

Bom também é ver senhores responsáveis e sérios lembrando e concordando que a tendência Libelu, diferentemente de outros agrupamentos de esquerda da época, gostava de rock. Enquanto os demais curtiam MPB e canções de protesto, a turma da Liberdade e Luta se permitia varar a noite em festas regadas a cerveja, Rolling Stones e Santana. 

Se as outras organizações eram caretas, eles eram modernos, sabiam ser alegres, namorar e dançar. Já naquela época, muitos se cumprimentavam com selinhos, independentemente de ser homem ou mulher.

Ricardo Pereira de Melo - making off (Foto: João Saldanha/Boulevard Filmes)

Outra particularidade da Libelu: embora fossem submetidos a uma disciplina mais ou menos rígida, os jovens se permitiam fazer política por meio da arte. Não era raro vê-los fantasiados pelas praças, galerias ou dentro dos ônibus, sempre com mensagens contra o regime militar. Ou então, interrompendo peças de teatro para fazer uma performance e dar seu recado de luta.

Talvez a juventude de hoje não compreenda as armas daquele tempo. Mas é difícil não se emocionar vendo “Libelu – Abaixo a Ditadura”. Quem sabe os jovens até gostem de saber que, em manifestações e assembleias daquele tempo sombrio, aqueles rapazes e moças idealistas usavam um grito de guerra que os enchia de vigor, energia e entusiasmo

Laura Batista - making off (Foto: João Saldanha/Boulevard Filmes)


A ideia veio do filme italiano “O incrível exército de Brancaleone”, de 1966, de Mario Monicelli, que conta as aventuras de um homem que, com coragem e valentia, forma um exército de soldados tão maltrapilhos quanto ele para percorrer a Europa do século XI montado num pangaré lutando pela terra que julgava ter direito. Não deixa de ser uma inspiração.


O documentário tem locação única, no prédio da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, também perseguido e exilado pelo regime militar (1964-1985).

Para Letícia Friedrich, produtora-executiva do projeto pela Boulevard Filmes, a obra, vencedora na categoria Melhor Documentário Nacional do Festival É Tudo Verdade 2020, dialoga com a atualidade política e cultural do país, apesar de resgatar um evento que se encerrou entre os anos 1970 e 1980. 


Ficha técnica:
Direção e roteiro: Diógenes Muniz
Exibição: Dia 27 nas plataformas Now, Vivo Play, Oi Play, Google Play, iTunes e Apple TV (para alugar) // Dia 20/07 - Canal Brasil // Agosto - Globonews 
Produção: Boulevard Filmes / GloboNews / Globo Filmes / Canal Brasil
Distribuição: Boulevard Filmes
Duração: 1h35
Classificação: Livre
País: Brasil
Gênero: Documentário

05 maio 2021

Surpreendente, mas arrastado e enigmático, “Raia 4” deixa o espectador reticente e incompleto

Longa marca a estreia do roteirista Emiliano Cunha como diretor e já participou de vários festivais de cinema internacionais (Fotos: Tuane Eggers/ Ausgang)

Mirtes Helena Scalioni


Pode-se até dizer que “Raia 4” é um filme que oferece várias leituras, algumas delas carregadas de símbolos e significados. Por ser um longa quase que totalmente passado numa piscina e em volta dela, onde os personagens estão sempre treinando ou competindo, a água é uma dessas metáforas possíveis: o único meio onde a personagem principal, a nadadora Amanda (Brídia Moni), consegue se refugiar e se sentir segura.


Só que, para além das metáforas, “Raia 4” não é exatamente um longa fácil de assistir. Lento, com mais silêncios do que diálogos, pode levar o espectador a interpretá-lo, até quase o final, como um filme no qual nada acontece. Tudo é mais ou menos colocado, mais ou menos explicado e suavemente sugerido nesse trabalho de estreia de Emiliano Cunha que recebeu, inclusive, o Prêmio de Crítica do Festival de Gramado em 2019. 


A começar por Amanda, que começa a história aos 12 anos de idade, tudo é misterioso. Nada fica claro. Impossível dizer, por exemplo, se aquela pré-adolescente é reservada, tímida, problemática, apaixonada, traumatizada, enigmática ou simplesmente emburrada. Ao longo de toda a trama, ela fala pouquíssimo, tanto em casa quanto no grupo de amigos, e o público permanece sem saber o que ela sente, o que pensa, o que quer.


Com o desenrolar da trama, na medida em que se vai conhecendo a família da menina, percebe-se que ela vive num grupo familiar sem grandes problemas. Os pais, médicos, são ocupados em suas profissões, mas afetuosos e, em nenhum momento, pode-se concluir que a filha não tem o apoio deles. Em seus papéis de pai, Rogério (Rafael Sieg) e a mãe, Marta (Fernanda Chicolet), pouco podem fazer para esclarecer ou melhorar o ritmo da história.


O mesmo acontece no grupo de amigos. Amanda não se revela nem entre os meninos nem entre as meninas. Há momentos em que ela parece ter alguma atração por sua colega de natação, Priscila (Kethelen Guadagnini), mas isso também não fica claro. 

Ao participar dos jogos e brincadeiras de pré-adolescentes, cujas prendas não passam de beijos selinhos, ela também não se revela. Em suma, a personagem tem o mesmo semblante quando está treinando, competindo, comendo, conversando com seu treinador Fábio (José Henrique Ligabue) ou vendo um filme de terror.


“Mas o final surpreende” – podem alegar alguns analistas. Claro que filmes com finais surpreendentes são sempre ricos e bem-vindos, prolongando, inclusive, os sentimentos, impactos e emoções do espectador. Só que, no caso de “Raia 4”, nada no longa parecia levar àquele fechamento. O que fica é a sensação de que o público perdeu algo ou a trama não foi devidamente costurada. 

Além do prêmio de Crítica, "Raia 4" conquistou também o de Melhor, Fotografia (assinada por Edu Rabin) e Melhor Longa gaúcho no Festival de Gramado de 2019. O filme foi exibido também nos festivais do Panamá, Cartagena das Índias (Colômbia), Uruguai, na mostra competitiva do 22º Festival de Xangai, Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival do Rio. O longa estreia dia 20 de maio nas plataformas digitais Now, Google Play, Apple Tv, iTunes e Youtube Filmes.


Ficha técnica:
Direção e roteiro: Emiliano Cunha
Exibição: estreia dia 20 de maio nas plataformas Now, Google Play, Apple TV, iTunes e Youtube Filmes
Distribuição: Boulevard Filmes
Classificação: 14 anos
País: Brasil
Duração: 1h35
Gênero: drama