terça-feira, 19 de março de 2019

"A Cinco Passos de Você" - Romance água com açúcar para conscientizar sobre doença grave

Casal com problemas pulmonares terminais se apaixona sem nunca poder se tocar (Fotos: Divulgação)

Maristela Bretas


“A Cinco Passos de Você” ("Five Feet Apart") tem 90% de inspiração em outro drama romântico que fez sucesso do cinema há quase cinco anos, "A Culpa é das Estrelas", que contou em seu elenco principal com dois rostos jovens já em ascensão - Shailene Woodley e Ansel Elgort, ambos dos filmes "Divergente" (2013), "Insurgente" (2015) e "Convergente "(2016). No filme de 2014, a dupla sofria de câncer. Já a nova produção conta a história de dois adolescentes com doenças pulmonares graves - a bela Stella Grant (Haley Lu Richardson) e o rebelde Will Newman (Cole Sprouse).


Na verdade, o mérito maior do filme é de Haley Lu Richardson, uma atriz de 24 anos que interpreta bem uma jovem de 16 com fibrose cística. Ela segura a produção com simpatia e carisma, enquanto Newman capenga em algumas cenas. Haley Lu mostrou seu potencial em "Fragmentado" (2017), enquanto Newman vem de séries de TV, em especial "Riverdale" (2018). Destaque para a atuação de Moises Arias ("Ben Hur" - 2016) como o amigo de infância Poe, também interno do hospital.

O filme é água com açúcar, mas serve para divulgar para o público em geral essa doença grave que atinge milhares de pessoas pelo mundo de todas as idades e muitas vezes leva à morte. Na história, Stella é uma garota focada, segue todas as regras do tratamento e aguarda a possibilidade de um transplante de pulmões. Mesmo tendo muitos amigos, a doença obriga que passe a maior parte de sua vida dentro de um hospital e ligada a um aparelho de oxigênio.

É lá que conhece Will, o charmoso do quarto ao lado que se recusa a fazer o tratamento por estar descrente da vida. Além de se encantar de cara pelo novo gatinho do pedaço, Stella vai tentar ajudá-lo a se tratar. Daria um grande romance, mas a doença que possuem impede que se toquem de qualquer forma. À medida que a paixão entre eles aumenta, cresce também a tentação de jogar as regras pela janela e abraçar esse amor que sentem um pelo outro. 

(Foto Maria Inez Aranha)
Para quem procura um filme com um casal fofo, um tema que faz chorar, um final não tão dramático, "A Cinco Passos de Você", com estreia nesta quinta-feira em todos os cinemas, é a escolha certa. E ainda pode abraçar uma bela campanha beneficente de conscientização do que é a fibrose cística criada do Instituto Unidos Pela Vida, maior organização brasileira focada no desenvolvimento de projetos relacionados à conscientização da doença no país. 

A Paris Filmes, distribuidora da produção no Brasil, abraçou a campanha, juntamente com um grupo de atores, artistas e a estilista Malena Russo que produziu uma estampa personalizada relacionada com o tema central do filme. As camisetas custam R$ 40 e estão disponíveis para compra no site do Instituto: https://unidospelavida.lojaintegrada.com.br/camiseta-filme. Toda a renda obtida com a venda será destinada a instituição.  Para saber mais sobre a doença acesse: www.unidospelavida.org.br


Ficha técnica:
Direção: Justin Baldoni 
Produção: CBS Films / Wayfare Entertaiment
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h56
Gêneros: Romance / Drama
País: EUA
Classificação: 12 anos
Nota: 2,8 (0 a 5)

Tags: #ACincoPassosDeVoce, #HaleyLuRichardson, #ColeSprouse, #drama, #romance, #fibrosecistica, @ParisFilmes, @CinemaNoEscurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário