29 abril 2016

"No Mundo da Lua" é família, aventura e muitas invenções malucas

Uma viagem a Lua vai unir ainda mais três grandes amigos (Fotos: Paramount Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas

A única ligação de Mike com a Lua era seu pai e seu avô, ambos astronautas. Fora isso, o adolescente só pensava em se tornar o campeão de kitesurfing, cujo prêmio era pegar a bandeira da competição, juntamente com seus amigos Amy González e o gênio inventor Marty Farr, para se tornarem o destaque da escola. 

E essa bandeira vai inspirar o garoto de 12 anos a querer conquistar outra ainda mais importante, que poderia trazer a reconciliação de seu pai com o avô e ainda torná-lo o jovem um herói mundial. Esse é o tema da animação espanhola "No Mundo da Lua", cujo título original, "Capture the Flag" (capture a bandeira"), tem mais a ver com a história.

No Mundo da Lua é inspirado na corrida espacial dos anos 60. No filme milionário Richard Carson III quer explorar a fonte de hélio 3 existente na Lua, a energia limpa do futuro. Mas ele também quer provar ao mundo que o homem nunca pisou no único satélite natural da Terra. Para isso, pretende viajar pelo espaço, roubar a bandeira americana colocada em 1969 em solo lunar pelos astronautas da Apolo 11 e apagar todos os vestígios da exploração espacial, tornando-se assim o primeiro homem a completar tal façanha.

A presidente dos EUA quer impedir isso e planeja reativar o programa Apolo, da Nasa, mas uma sabotagem coloca no espaço Mike, Amy e o avô do jovem, o veterano astronauta Frank Goldwing, além de Igor, um pequeno lagarto com complexo de Godzilla pertencente a Marty. E essa aventura para frustrar os planos do malvado pode reaproximar sua família Goldwing. Eles terão de garantir que a bandeira americana permaneça no local onde foi fincada e provar ao mundo quem a colocou lá.

A animação trata, especialmente, de reconciliação familiar, cujas feridas vão se tornando cada vez mais profundas com o passar dos anos. Mas os produtores, responsáveis também por outra animação - "As Aventuras de Tadeu" -, deixam claro que o programa espacial exerceu forte influência em suas vidas. 

Apesar de uma produção espanhola, a animação exalta símbolos norte-americanos, sem excluir as deficiências. Como a dificuldade da Nasa para lançar um foguete novo no espaço e ter de apelar para a reforma de outro que estava no museu. Enquanto o vilão vai viajar em uma super mega hiper nave com a mais moderna tecnologia.

"No Mundo da Lua" é um filme de família e amizade, que vai agradar a todas as idades. Tem aventura, um pouco de comédia e um grande apelo à família unida sem ser piegas. Vale a pena ser conferido. Ele está sendo exibido em 16 salas de 15 shoppings de BH, Betim e Contagem em versões 2D e 3D.


Ficha técnica:
Direção: Enrique Gato
Produção: Lightbox Animation Studios/ Telefonica Studios / Telecinco Cinema
Distribuição: Paramount Pictures
Duração: 1h34
Gêneros: Animação /Aventura / Família
País: Espanha
Classificação: Livre
Nota: 3 (0 a 5)

Tags: #nomundodalua, #Espanha, #EnriqueGato, #animação, #capturetheflag, #Apolo11, #programaespacial, #lua, #bandeira, #ParamountPictures, #CinemanoEscurinho, #TudoBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário