segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Escola em BH ensina para jovens os segredos do cinema e da animação

Escola Lanterna Mágica oferece cursos da sétima arte para público de 7 a 15 anos (Fotos: Ricardo Poeira/Divulgação)

Maristela Bretas


Quem disse que fazer cinema é coisa de adulto? Pois um grupo de profissionais da área está provando que é uma grande brincadeira de criança, que atrai também adolescentes. Despertados por esta curiosidade infantil de descobrir os segredos da Sétima Arte que eles resolveram se juntar,  usando a experiência em documentários e criar o mais novo espaço de cinema e animação de Belo Horizonte, voltado para um público bem exigente de 7 a 15 anos - a Lanterna Mágica – Escola Livre de Cinema e Animação.

A escola já está em funcionamento, instalada na Rua Conde de Santa Marinha, 440, no bairro Cachoeirinha, e oferece oficinas de cinema e de animação. São eles: Férias Divertidas: Cinema e Animação; Férias Divertidas: Oficina Modular; Guia do Cineasta Iniciante; e Meu Primeiro Curta-metragem. As inscrições podem ser feitas no site  http://www.escolalanternamagica.com.br/

Trabalhando a criatividade, a organização, a socialização e a autoestima, os cursos da Lanterna Mágica possibilitam aos seus alunos a realização de suas próprias produções cinematográficas. Todos os cursos são realizados nas instalações da Escola Lanterna Mágica, utilizando a estrutura de equipamentos da instituição e conta com professores experientes, que acompanham de perto os alunos, estimulando-os a descobrirem suas potencialidades artísticas, além de proporcionar o desenvolvimento das atividades em grupo.

Como surgiu a Lanterna Mágica

A escola teve seu início durante a montagem da série de Tv "Pintando a Sétima Arte", que utilizou crianças entre 9 e 12 anos. A elas, o mundo do cinema foi por meio de oficinas de documentário e animação.

Integram a escola Janaína de Andrade, coordenadora de produção; Danilo Vilaça e Filipe Chaves, instrutores de oficinas na área do cinema; Graziella Luciano, produtora executiva e Ricardo Poeira e Débora Mini, instrutores de oficinas na área da animação. 

A equipe tem experiência em diferentes projetos ligados ao audiovisual para crianças e adolescentes na capital mineira, como a série "Pintando a Sétima Arte", as "Oficinas Poeira de Animação", lideradas por Ricardo Poeira há mais de 10 anos, e o projeto "Horizonte Periféricos", que leva oficinas de produção de cinema para os centros culturais da cidade – coordenado por Graziella Luciano, Danilo Vilaça e Janaína de Andrade.

Os cursos

Férias Divertidas: Cinema e Animação
Idade indicada: 7 a 15 anos
Duração: 4 horas por dia
Horários: 8 às 12 horas ou 13 às 17 horas
Pré-requisitos: Nenhum
Material didático e lanche inclusos
Investimento: a partir de R$ 140,00
Sobre: O Curso de Férias de Cinema é feito para quem adora cinema. Em duas semanas, as crianças passam por todas as etapas de produção de um filme e ainda aprendem diversas técnicas de animação.

Férias Divertidas: Oficina Modular
Idade indicada: 7 a 15 anos
Duração: 3 horas por dia
Horários: 8 às 12 horas ou 13 às 17 horas
Pré-requisitos: Nenhum
Material didático e lanche inclusos
Investimento: a partir de R$ 140,00
Sobre: Uma viagem pela origem do cinema e da fotografia, como se tornar um Youtuber, Os segredos da Maquiagem, Efeitos e Caracterização no cinema

Animação
Sobre: Como Tudo Começou; Técnicas e brincadeiras para aprimorar o traço e perder o medo de desenhar; técnicas de Stop-Motion usando massinha de modelar; Os Segredos da Animação.

SERVIÇO:
Lanterna Mágica – Escola Livre de Cinema e Animação
Endereço: Rua Conde de Santa Marinha, 440 - Cachoeirinha - BH

Contatos: (31) 3309-0076 / 99932-4599 / 99168-5861