terça-feira, 23 de outubro de 2018

MIS Cine Santa Tereza exibe, de graça, sucessos do Cinema Atual Espanhol

Evento realizado pelo Escritório Cultural da Embaixada da Espanha, com o apoio do Instituto Cervantes BH, começa hoje e vai até dia 28 de outubro (Foto: Ricardo Laf/PBH)


A originalidade e a diversidade da produção cinematográfica espanhola contemporânea poderá ser conferida, com entrada franca, de hoje até o dia 28 de outubro, no MIS Cine Santa Tereza, com a exibição da XV Mostra de Cinema Atual Espanhol. Cinco longas-metragens compõem a programação deste ano: "A Noiva", "Desnorteados", "Sete Minutos Depois da Meia Noite", "A Colmeia" e "Doñana - 4 Estações".

O evento é realizado pelo Escritório Cultural da Embaixada da Espanha, com o apoio do Instituto Cervantes BH, – órgão oficial do governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura e do ensino de espanhol. Antes de chegar à capital mineira, a mostra passou pelas cidades de Salvador e Aracaju. Após a temporada em Belo Horizonte, ela segue para Palmas, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Brasília.


A exibição, que vai passar por nove capitais, representa uma importante ferramenta para a difusão da cultura hispânica no Brasil. “Nossa programação traz alguns dos títulos mais relevantes da cinematografia espanhola recente. Nesse sentido, romance, relações familiares intrincadas, tópicos da história do país, imigração e meio ambiente são os fios condutores da mostra”, comenta Luís Javier Ruiz Sierra, diretor do Instituto Cervantes BH.

Confira a programação

A Noiva  ("La Novia") - 2015
Desde pequenos, Leonardo, o noivo e a noiva formaram um triângulo inseparável, mas, quando se aproxima a data do casamento, as coisas se complicam porque entre ela e Leonardo sempre houve algo mais que amizade. A crescente tensão entre ambos é como um elo invisível que não se pode explicar e muito menos se romper. Baseado no clássico de Federico García Lorca, "Bodas de Sangue" e vencedor de 15 prêmios e 25 indicações internacionais em 2015.
Exibições: dias 23 e 26/10, às 19h30 e 28/10, às 17h
Diretora: Paula Ortiz
Gêneros: Drama / Romance
Duração: 1h33
Classificação: 12 anos



"Sete Minutos Depois da Meia Noite" ("Un Monstruo Viene a Verme") - 2016
Após a separação de seus pais, Connor, um menino de 12 anos, terá que ocupar-se das tarefas de casa, pois sua mãe está doente com câncer. Frente a isso, o menino tentará superar seus medos e fobias com a ajuda de um monstro. Suas fantasias terão que enfrentar-se não somente com a realidade, mas também com sua fria e calculista avó. Com esse novo trabalho, o diretor  J.A. Bayona fecha sua trilogia sobre as relações entre mães e filhos que iniciou com “El Orfanato” e continuou com “Lo Imposible”. O filme foi vencedor de nove prêmios Goya, dois Fênix Awards e três Gaudi Awards em 2017.
Exibição: 27/10, às 19h
Diretor: J. A. Bayona 
Gêneros: Drama /Fantasia
Duração: 1h40
Classificação: 12 anos



"A Colmeia" ("La Colmena") -1982
“La Colmena”, baseada no livro homônimo de Camilo José Cela, é um reflexo da áspera e dolorosa realidade após a guerra civil espanhola. A ação tem lugar no café "La Delicia", de Madri, em plena pós-guerra espanhola. O drama será exibido em homenagem aos 40 anos da promulgação da Constituição de 1978, que deu início à etapa democrática na Espanha. O filme é ganhador do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim de 1983.
Exibições: 25/10, às 19h30 e 28/10, às 19h
Diretor: Mario Camus
Gênero: Drama
Duração: 1h45
Classificação: 14 anos



"Desnorteados" ("Perdiendo El Norte") - 2015
Hugo e Braulio, dois jovens com formação universitária, cansados de não encontrar trabalho na Espanha, decidem emigrar para a Alemanha após assistir “Espanhóis pelo mundo”, um programa que apresenta histórias de sucesso de emigrantes. Mas logo eles descobrirão que perseguir o sonho alemão pode ser muito apavorante.
Exibição: 26/10, às 17h
Diretor: Nacho G. Vilella
Gêneros: Drama / Comédia
Duração: 1h42
Classificação: 10 anos



"Doñana - 4 Estações" ("Doñana - 4 Estaciones") - 2014
O documentário fala sobre o ciclo anual de um símbolo natural da Espanha, o Parque Nacional de Doñana, que fica na região de Andaluzia. Trata-se de um relato que mostra a biodiversidade e as mudanças estacionais.
Exibição: 24/10, às 19h30
Diretor: Javier Molina Lamothe
Gênero: Documentário
Duração: 1h30
Classificação: Livre



Serviço:
XV Mostra de Cinema Atual Espanhol
Data: de 23 a 28 de outubro
Local: MIS Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza - BH
Entrada franca - Os ingressos serão distribuídos na bilheteria 30 minutos antes de cada sessão
Informações: 3277-4699

Tags: #MostraDeCinemaAtualEspanhol, #MISCineSantaTereza, #InstitutoCervantesBH, #EmbaixadaDaEspanha, #A Noiva, #Desnorteados, #SeteMinutosDepoisDaMeiaNoite, #AColmeia, #Doñana4Estações, #drama, #comedia, #documentário, #fantasia, #CinemaNoEscurinho