domingo, 28 de julho de 2019

19ª Goiânia Mostra Curtas, em outubro, terá exibição gratuita de 86 filmes nacionais


Da Redação


De 8 a 13 de outubro, o público poderá assistir gratuitamente 86 filmes durante a 19ª Goiânia Mostra Curtas, que será relizada no Teatro Goiânia (GO). Sete produções mineiras foram selecionadas para participar da exibição, que reunirá ficção, animação, documentário e experimental de todas as regiões do Brasil. São elas:  Alma Bandida (MG); Angela (MG); Looping (MG); Peixe (MG); Plano Controle (MG); Poética de Barro (MG); The URSAL Nightmares (MG).

"Angela", de Marília Nogueira
A Região Sudeste ficou com a maior participação, apresentando 28 filmes nas mostras competitivas. Além dos mineiros, serão 16 produções de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro e um do Espírito Santo: A felicidade delas (SP); Antes de Ontem (SP); Liberdade (SP); Livro e meio (SP); Mesmo com Tanta Agonia (SP); NEGRUM3 (SP); Planeta Fábrica (SP); Preciso Dizer que Te Amo (SP); Primeiro ato (SP); Quebramar (SP); Gravidade (SP); Interrogação (ou Psicopata Legalizado) (SP); Isso é o Mundo Cão (SP); Oração à Terra – Prayer to the Earth (SP); Raskolnikov (SP); Venha (SP); Umas & Outras (RJ); Vigia (RJ); Perpétuo (RJ); CorkScream (RJ) e Licença Poética (ES).

"Peixe", de Yasmin Guimarães
A 19ª Goiânia Mostra Curtas trará para a capital de Goiás cineastas, produtores, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento. Além da exibição de filmes, a programação deve incluir, debate, encontro com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais, painéis, masterclasses, oficinas e evento de network, como eventos que fazem parte da Feira Audiovisual.O festival divulgou a lista dos filmes selecionados depois de receber mais de 1.000 inscrições para sua mostra competitiva. A seleção completa está disponível através do link: http://www.goianiamostracurtas.com.br/19/lista-filmes/  

"Plano Controle", de Juliana Antunes
As quatro mostras competitivas têm 70 filmes selecionados, sendo que alguns participam de mais de uma categoria: Mostra Brasil (38), que apresenta um panorama da produção nacional em curta-metragem; Mostra Goiás (11), para dar visibilidade à produção local; Curta Mostra Animação (18) e 18ª Mostrinha (6), dedicada ao público infantil, com foco na diversão e educação. São 36 curtas de ficção, 20 animações, 13 documentários e 1 experimental, sendo produções de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal. Além dessas, outras 16 estarão na Mostra Especial, não competitiva.

"Poética de Barro", de Giuliana Danza
Este ano houve um expressivo número de inscrições. Minas Gerais está entre os estados com maior participação, junto com São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul. “O processo de seleção foi árduo e os curadores tiveram trabalho na definição dos escolhidos, diante da qualidade das obras que chegaram até nós”, ressalta a diretora-geral do Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, que agradeceu a participação tão significativa e parabeniza aos selecionados. Foram 555 produções inscritas de ficção, 264 documentários, 123 experimentais e 61 animações, somando um total de 1.003 filmes.

The URSAL Nightmares, de Guilherme Teresani
Premiação

Os vencedores da edição deste ano ganharão o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Os curtas-metragens da Mostra Brasil vão concorrer também ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme de cada mostra será eleito pelo Júri Elo Company. Além disso, o festival terá ainda a Mostra Especial, que não é competitiva, mas temática.


Ficha Técnica:
19ª Goiânia Mostra Curtas
Data: 8 a 13 de outubro de 2019
Local: Teatro Goiânia - Goiânia (GO)
Entrada: Gratuita

Tags: #GoiâniaMostraCurtas, #Goiânia, @AlmaBandida, #TrofeuIcumam, #curtasmineiros, #cinemaescurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário