sábado, 28 de setembro de 2019

"Foro Íntimo": Fórum Lafayette é cenário para drama de juiz ameaçado de morte

Arquitetura em formato de caixa e a cor cinza do concreto do Fórum de BH ajudaram a compor o longa (Foto: Embaúba Filmes/ Divulgação)

Da Redação (Com informações do TJMG)


O cenário escolhido foi o ideal para contar uma história sobre a violência que atinge até as grandes autoridades do país - o Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. O filme é "Foro Íntimo", do diretor, roteirista e produtor Ricardo Mehedff, que está em cartaz no Cine Belas Artes (salas 2, sessão às 15h20, e 3, às 18h10) e nas principais capitais do país – Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador e Fortaleza, e deverá percorrer outras cidades brasileiras.

Foto: Robert Leal/TJMG
Selecionado para mais de 30 festivais estrangeiros, foi vencedor de cinco deles como Melhor Filme - Londres, Buenos Aires, Otawa (Canadá), Portugal e Irã. "Foro Íntimo" é um drama psicológico todo em preto e branco. De acordo com Ricardo Mehedff, que dividiu o roteiro com Guilherme Lessa, a ideia surgiu quando leu sobre a história do juiz criminal Odilon de Oliveira, do Mato Grosso. Ele julgava casos de narcotráfico e foi obrigado a se afastar da família e morar dentro do fórum por seis meses, devido às ameaças que começou a sofrer.

Foto: Robert Leal/TJMG
A ficção acompanha 24 horas na vida de um importante juiz criminal ameaçado de morte por seu trabalho de risco, julgando perigosos criminosos. Ele se torna refém do sistema legal ao ter que ficar trancado no gabinete onde trabalha no Fórum, sob um forte esquema de segurança, longe de seus familiares, escondidos na Argentina. O ator Gustavo Werneck interpreta o magistrado ameaçado - Dr. Teixeira. O elenco conta ainda com Jefferson da Fonseca Coutinho (chefe dos guarda-costas), Bia França (advogada), Léo Quintão (promotor), André Senna, Letícia Castilho e Edu Costa. Saiba mais sobre a produção na entrevista do diretor Ricardo Mehedff ao Programa Justiça em Questão, do TJMG.

Fórum Lafayette (Foto: Embaúba Filmes/Divulgação)
A pesquisa para escolha do local ideal para as filmagens levou Mehedff ao Fórum Lafayette como o mais adequado. Sua arquitetura em formato de caixa, a cor cinza do concreto e os imensos corredores contribuíram para dar a sensação de claustrofobia desejada para o roteiro. O apoio do então juiz diretor do foro, Cássio Azevedo Fontenelle, além dos depoimentos de juízes e servidores de diversos setores do Fórum, ajudou o cineasta a conhecer melhor o sistema e a rotina do judiciário brasileiro. O longa foi filmado inteiramente dentro do fórum, num prazo recorde de três semanas, entre 2015 e 2016, aproveitando o recesso forense.


Ficha técnica:
Direção, Produção e Roteiro: Ricardo Mehedff
Produção: VFilmes / Hungry Man Produções
Distribuição: Embaúba Filmes
Duração: 1h14
Gênero: Drama
País: Brasil
Classificação: 12 anos

Tags: #ForoIntimo, #RicardoMehedff, #EmbaubaFilmes, #VFilmes, #justicabrasileira, #ForumLafayette, #drama, @justicaemquestao, @TJMG, @cinemaescurinho, @cinemanoescurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário