04 abril 2014

"Noé", a história que o Velho Testamento não contou

"Noé" traz para o cinema uma das mais conhecidas histórias da Bíblia (Fotos: Paramount/Divulgação)

Maristela Bretas

Estreou nesta quinta-feira (3) nos cinemas de BH o filme "Noé" ("Noah"), megaprodução da Paramount Pictures que tem nos papéis principais os atores Russell Crowe ("Gladiador") e Jennifer Connelly ("Diamante de Sangue"). 

Dirigido por Darren Aronofsky, o filme mostra como começou a maldade do ser humano, a partir da tentação da maçã no paraíso que deixou em desgraça Adão, Eva e os filhos Caim, Abel e Set.

Noé, vivido por Crowe, é o último descendente de Set, e vive isolado com a família, evitando o contato e a vingança dos herdeiros de Caim, aquele que matou Abel. 

E são eles que espalham o que há de pior, vivendo do pecado e da violência, sob o comando de Tubal-Cain, papel de Ray Winstone que foi o grande diferencial na produção. 


Como punição, o Criador decide limpar a sujeira do mundo com um grande dilúvio. E escolhe Noé para salvar um par de cada espécie que irá repovoar o novo paraíso após o fim do temporal. Até aí tudo mundo sabe.

Mas o filme aprofunda mais na personalidade de Noé e sua obstinação em cumprir o que lhe foi predestinado por Deus, levando-o quase à loucura e a ameaçar a própria família. E essa abordagem do diretor  já provocou muita polêmica e até a proibição de exibição do filme em alguns países.

Assista ao trailer legendado



Jennifer Connelly interpreta Naameh, mulher de Noé, que vive para o marido e os três filhos - Cam (Logan Lerman, da série "Percy Jackson"), Shem (Douglas Booth) e Jefé. No elenco, destaque ainda para Emma Watson (da série Harry Potter"), a nora Ila de Noé, e Anthony Hopkins ("Thor 1 e 2"), o simpático avô e conselheiro Matusalém. 


A Paramount usou a receita certa - ótimos atores e grandes efeitos especiais. Tudo isso reunido numa produção de US$ 125 milhões que vale a pena ser conferida, de preferência em 3D.

Mas fica aqui uma dúvida: onde Noé conseguiu a calça, semelhante a um jeans, que ele usa em uma das cenas finais? 

Ficha técnica:
Direção: Darren Aronofsky
Produção: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
Duração: 2h18
Gênero: Aventura/Épico
País: EUA
Classificação: 14 anos
Nota: 4,5 (0 a 5)

Tags: Noé, Russell Crowe, Jennifer Connelly, Darren Aronofsky, Emma Watson, Anthony Hopkins, Paramount Pictures, Escurinho, Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário