14 abril 2016

Qual a escolha certa: tomar uma "Decisão de Risco" ou humanitária?

Helen Mirren em mais uma excelente interpretação, desta vez como a coronel do exército britânico na caçada a terroristas (Fotos: Paris Filmes/Divulgação)


Maristela Bretas


Até onde a guerra contra o terrorismo escolhe suas vítimas?  A morte de inocentes durante um conflito pode ser considerada ”dano colateral”. Seguindo esta linha e novamente com uma excelente interpretação de Helen Mirren está em cartaz nos cinemas de BH “Decisão de Risco” ("Eye in the Sky"). Ótimo filme que aborda a perseguição aliada a um grupo terrorista islâmico, comandado por uma britânica que mudou de lado e é responsável por uma série de atentados pelo mundo.

Contando com a ajuda de drones norte-americanos, os britânicos conseguem localizar o grupo. Mas a decisão de atacar esbarra numa série de entraves burocráticos e nenhum dos governos envolvidos quer assumir a culpa se algo der errado. Um verdadeiro jogo de empurra-empurra. 

Quem ganharia respeito se eles matassem os terroristas antes do próximo atentado? E se inocentes morressem? Ótima trama que ainda conta no elenco com Alan Rickman (da franquia "Harry Potter") em seu último papel (o ator britânico morreu em janeiro último), e o indicado ao Oscar, Barkhad Abdi.

Na história, Mirren é a Cel. Katherine Powell do exército britânico que vai dar a ordem do ataque. Ela se vê em meio a um dilema quando uma garotinha de nove anos resolve entrar na zona do ataque da operação altamente secreta. Agora cabe à militar e ao piloto do drone americano Steve Watts (Aaron Paul, da série de TV "Breaking Bad") uma decisão rápida de atacar ou recuar.

Mas a demora dos altos escalões pode comprometer toda a operação. Em uma guerra contra o terrorismo, até onde vai o conceito sobre moral? Enquanto uns pensam em vidas inocentes, outros pensam na propaganda negativa e outros nem vacilam em decidir pelo bombardeio. 



"Decisão de Risco" vale a pena ser conferido e está em exibição nas salas 2 dos shoppings Boulevard (sessão 13h10), 6 do Cidade (16h30, na versão dublada) e 3 (14 horas) do Diamond Mall.

Ficha técnica:
Direção: Gavin Hood
Produção: eOne Films
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h42
Gênero: Suspense
Países: Reino Unido / EUA
Classificação: 14 anos
Nota: 3,5 (0 a 5)

Tags:#decisaoderiscoofilme, #eyeinthesky, #HelenMirren, #AlanRickman, #GavinHood, #suspense, #ParisFilmes, #terrorismo, #danocolateral, #CinemanonoEscurinho, #TudoBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário