04 maio 2016

"O Décimo Homem" é produção argentina comum sobre família e tradição

 Maristela Bretas


A história de "O Décimo Homem" ("El Rey de Once"), dirigido por Daniel Burman, é centrada no bem-sucedido economista de Nova York, Ariel (papel interpretado por Alan Sabbagh), que deixa a grande metrópole para atender a um chamado do pai, um judeu que mora no bairro argentino de Once. Ele é tido pela comunidade como um pai por ajudar aos necessitados, mas controla todo o que acontece no local, como se fosse o rei do bairro (por isso o título em espanhol).

Ariel, com seus costumes de cidade grande terá de voltar a suas origens e reaprender os costumes de seu povo, completamente diferentes daqueles a que estava acostumado. Para ele causam estranhamento, tradições como uma mulher não poder conversar com um homem solteiro até que haja um compromisso, o pai que dedica mais tempo aos outros que ao único filho e pessoas de todos os tipos que passam o dia pedindo favores em troca de nada. Tirando esta busca pela atenção do pai e o reencontro com as origens, "O Décimo Homem" não apresenta nada de novo. O nome do filme vai ser explicado quase no final.

Nada de novo, Alan Sabbagh se saiu bem no papel de futuro herdeiro do "Reinado de Once", mas que precisa resolver sua vida financeira, emocional e romântica, esta dividida entre duas mulheres - a noiva que deixou em Nova York e a assistente judia que nunca fala, interpretada por Julieta Zylberberg (de "Relatos Selvagens").

Muito comum, superficial em alguns momentos, sem nada que inspire, pode agradar quem curte muito o cinema argentino, apesar de o diretor ter dois bons prêmios em sua carreira por outros dois trabalhos - vencedor do Festival de Berlim 2004 com o filme “O Abraço Partido” e do Festival de Chicago em 2010 com o filme “Dois Irmãos”. "O Décimo Homem" entra em cartaz nos cinemas de BH nesta quinta-feira.


Ficha técnica:
Direção. roteiro e produção: Daniel Bruman
Produção: BD Cine / Kino Lorber Films / Pasto
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h22
Gênero: Drama
País: Argentina
Classificação: 12 anos
Nota: 2 (0 a 5)

Tags: #odecimohomem, #Argentina, #DanielBurman, #AlanSabbagh, #JulietaZylberberg, #drama, #ParisFilms, #CinemanoEscurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário