22 maio 2016

"Memórias Secretas" trata de vingança, traumas e a busca por identidades pessoais

O filme é uma reflexão sobre como lidamos com as memórias do passado e o desejo de vingança (Fotos: Cassia Larrubia/Diamond Films/Divulgação)

Mirtes Helena Scalioni


Max Zucker (Martin Landau) e Zev Guttman (Christopher Plummer) já passam dos oitenta e vivem numa casa de repouso tipicamente americana. O primeiro está numa cadeira de rodas, respira com a ajuda de um balão de oxigênio, mas é lúcido. O segundo acaba de ficar viúvo de Ruth, e já começa a ter lapsos de memória e confusão mental. É nesse clima que Max arquiteta e entrega a Zev um plano de vingança: encontrar e matar o carrasco nazista Rudy Kurlander (papel vivido pelo alemão Bruno Ganz) que, segundo ele, dizimou a família de ambos no campo de concentração de Auschwitz.

Filmes que abordam episódios da Segunda Guerra costumam aguçar a curiosidade de velhos e jovens. No caso de "Memórias Secretas" ("Remember"), o interesse é ainda maior porque trata-se de um filme que fala de particularidades, é uma reflexão sobre como lidamos com traumas, histórias, memórias e identidades pessoais.

Mais do que chamar a atenção, a atuação de Christopher Plummer como um Zev senil chega a enternecer. Inocente útil nas mãos do amigo Max, tão lúcido quanto ardiloso, ele rouba o filme com um jeito quase infantil de cumprir à risca as orientações do colega.

Houve quem encontrasse inverossimilhanças nas viagens de Zev Guttman pelos Estados Unidos em busca do carrasco que vive no país com identidade falsa. Mas, seguramente, elas não comprometem o filme. Pelo contrário, geram uma torcida para que ele finalmente encontre o que procura. Além de surpreender, a reviravolta nos últimos minutos do filme pode deixar muitos espectadores em dúvida: seria mesmo necessária a surpresa? Pelo sim, pelo não, "Memórias Secretas" merece ser visto.

"Memórias Secretas" foi indicado como Melhor Filme no Festival de Veneza de 2015 e premiado como Melhor Direção (Atom Egoyan) pelo grande júri jovem do Vittorio Veneto Film Festival. O filme está em exibição apenas nas salas 2 do Diamond Mall (sessão às 13h05) e 4 do Net Cineart Ponteio (17h10 e 19h10). Classificação: 14 anos



Tags: #memoriassecretas, #ChristopherPlummer, #MartinLandau, #BrunoGanz, #AtomEgoyan, #AriSantos, #Auschwitz, #suspense, #DiamondFilmsBrasil, #CinemanoEscurinho, #TudoBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário