segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

“Três Anúncios Para Um Crime” e a série "Big Little Lies" foram os grandes vencedores do 75º Globo de Ouro

Maristela Bretas


Com apresentação de Seth Meyers, elogiando a liberação da maconha, criticando o assédio sexual e ironizando o presidente Donald Trump, a noite da 75ª edição do Globo de Ouro, em Los Angeles, teve como destaque no cinema o filme “Três Anúncios Para Um Crime”, que conquistou os prêmios de Melhor Filme Drama, Melhor Atriz em Drama, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro. Na televisão, "Big Little Lies" foi a vencedora, levando os prêmios de Melhor Minissérie ou Filme para TV, Melhor Atriz, Melhores Ator e Atriz coadjuvantes. 

O filme “A Forma da Água”, de Guillermo Del Toro, que liderava com sete indicações, levou apenas dois prêmios, o de Melhor Diretor e o de Melhor Trilha Sonora. Empatou com a produção “Lady Bird: É Hora de Voar”, que ganhou com Melhor Filme Comédia ou Musical e Melhor Atriz de Comédia ou Musical. 

“A Forma da Água”, de Guillermo Del Toro
Concedida pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA, em inglês), a premiação escolheu os melhores profissionais de cinema e televisão, filmes e programas televisivos de 2017. Neste ano, o evento foi marcado por protestos contra o assédio sexual e o preconceito racial no mundo. Diversos atores, atrizes, escritoras, diretoras e produtoras desfilaram em trajes na cor preta com o broche em apoio ao movimento "Time´s Up" contra o assédio sexual. 

Big Little Lies
Gal Gadot e Dwayne Johnson apresentaram o primeiro prêmio da noite, o de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV entregue a Nicole Kidman, pela série “Big Little Lies”, que trata de uma mulher que era abusada pelo marido. Ela disputou o mesmo prêmio com Reese Witherspoon, a quem agradeceu no discurso, assim como outras mulheres importantes na sua vida.

Viola Davis e Helen Mirren, ambas indicadas ao Globo de Ouro deste ano, anunciaram Sam Rockwell, de “Três Anúncios Para Um Crime”, como Melhor Ator Coadjuvante em Cinema. Jennifer Aniston e a grande comediante Carol Burnett entregaram o prêmio de Melhor Atriz de Série de Comédia ou Musical a Rachel Brosnahan, de “The Marvelous Mrs. Maisel”. Elas também anunciaram Elizabeth Moss, de “The Handmaid’s Tale” como Melhor Atriz de Série de Drama.

O Rei do Show
O prêmio de Melhor Ator de Série de Drama ficou para Sterling K. Brown, de “This Is Us”, que agradeceu aos filhos e ao elenco. Na sequência foi anunciada a Melhor Série de Drama - “The Handmaid’s Tale”. Vários participantes da produção subiram ao palco para receber a estatueta.

Alexander Skarsgärd foi escolhido Melhor Ator Coadjuvante de TV por “Big Little Lies”. Ele agradeceu ao elenco e, em especial, a Nicole Kidman, com quem contracena na série. Mariah Carey anunciou Alexander Desplat, pela Melhor Trilha Sonora de Filme, por “A Forma da Água”. Em seguida, o prêmio de Melhor Canção Original foi para “This is Me”, de “O Rei do Show”.

Viva - A Vida é uma Festa
Emma Stone e Shirley McLaine apresentaram o Melhor Ator de Filme de Comédia ou Musical. A estatueta foi para James Franco, que dirigiu, produziu e estrelou “Artista do Desastre”. Para Melhor Atriz Coadjuvante de TV, Laura Dern, “Big Little Lies” levou sua quarta estatueta da carreira.

"Coco", traduzido no Brasil para “Viva: A Vida é Uma Festa”, da Disney/Pixar, foi escolhido o Melhor Filme de Animação. Dwayne Johnson voltou ao palco para apresentar a filha, Simone Garcia Johnson como a primeira Embaixadora do Globo de Ouro. Novamente no palco, agora como premiada, Allison Janney agradece ter sido escolhida como Melhor Atriz Coadjuvante, em “Eu, Tonya”. E lembrou de todo o elenco e produtores. 

Uma homenagem especial a Kirk Douglas, que completou 101 anos. Foram exibidos alguns filmes do ator, como "Spartacus". Em cadeira de rodas e acompanhado da nora Catherine Zeta-Jones, ele foi aplaudido de pé pelo público e agradeceu. Os dois anunciaram o prêmio de Melhor Roteiro para “Três Anúncios Para um Crime”, de Martin MacDonagh, que estreia no Brasil em 15 de fevereiro.

O prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira ficou para o franco-alemão "Em Pedaços" (“In the Fade”), que conta a história de vingança de uma mulher que perdeu o marido e o filho num ataque de nazistas. Ewan McGregor foi escolhido o Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV por “Fargo”, interpretando dois personagens na terceira temporada da série. 

“The Marvelous Mrs. Maisel”, uma série ainda pouco conhecida no Brasil, ficou com a estatueta de Melhor Série de Comédia ou Musical. E Aziz Ansari, “Master of None” conquista pela primeira vez o prêmio como Melhor Ator de Série de Comédia ou Musical.

Reese Witherspoon fez um discurso de muitos elogios e agradecimentos à pessoa e à profissional Oprah Winfrey, a homenageada da noite com o prêmio Cecil B. DeMille. Foram mostrados vários vídeos do talk show e dos filmes e séries da também atriz e produtora por reconhecimento de seu trabalho. 

Oprah lembrou sua infância humilde, quando assistiu a entrega do Oscar a Sidney Poitier, que foi uma inspiração para ela. Ela afirmou ser uma honra e um privilégio compartilhar o prêmio com homens e mulheres negros e reforçou a necessidade de mostrar a verdade e o trabalho da imprensa e das mulheres que tiveram coragem de compartilhar suas histórias de abusos. Num discurso emocionante afirmou: "O tempo dessas pessoas brutais acabou - The Time´s Up". 

Lady Bird: É Hora de Voar
Numa noite em que as mulheres foram o tema principal, a categoria de Melhor Diretor foi disputada por cinco homens. E o prêmio do 75º Globo de Ouro foi para Guillermo Del Toro, por “A Forma da Água”. Ele pediu um minuto a mais para agradecer a todos por receber seu primeiro prêmio.

Reese Witherspoon, Nicole Kidman, diretores e parte do elenco de “Big Little Lies” subiram ao palco para receberem o prêmio de Melhor Minissérie ou Filme para TV. Dando continuidade ao 75º Globo de Ouro, Jessica Chastain e Chris Hemsworth anunciaram a vencedora do prêmio de Melhor Atriz em Comédia ou Musical - Saoirse Ronan, por “Lady Bird: É Hora de Voar”. O filme também recebeu a estatueta de Melhor Filme Comédia ou Musical, entregue por Michael Keaton e Alicia Vikander.


Três Anúncios Para um Crime
Geena Davis e Susan Sarandon, intérpretes do sucesso "Telma e Louise", entregaram a estatueta para Gary Oldman, de “O Destino de uma Nação”, como Melhor Ator em Drama. Frances McDormand, de “Três Anúncios Para um Crime” recebeu o prêmio de Melhor Atriz em Drama das mãos das atrizes Angelina Jolie e Elizabeth Huppert. 

Encerrando a premiação, a atriz Barbra Streisand, aplaudida de pé pela plateia e única mulher a receber o prêmio de Melhor Diretor, em 1984, anunciou o ganhador da estatueta de Melhor Filme Drama, entregue a “Três Anúncios Para um Crime”, a quarta da noite.

Confira os vencedores do 75º Globo de Ouro:

CINEMA:
Melhor filme drama: “Três Anúncios Para um Crime”
Melhor filme comédia ou musical: “Lady Bird: É Hora de Voar”
Melhor diretor: Guillermo Del Toro, “A Forma da Água”
Melhor ator em drama: Gary Oldman, “O Destino de uma Nação”
Melhor atriz em drama: Frances McDormand, “Três Anúncios Para um Crime”
Melhor atriz em comédia ou musical: Saoirse Ronan, “Lady Bird: É Hora de Voar”
Melhor ator em comédia ou musical: James Franco, “Artista do Desastre”
Melhor atriz coadjuvante: Allison Janney, “Eu, Tonya”
Melhor ator coadjuvante: Sam Rockwell, “Três Anúncios Para um Crime”
Melhor filme de animação: “Viva: a vida é uma festa”
Melhor roteiro: Martin McDonagh por “Três Anúncios Para um Crime”
Melhor canção original: “This is Me”, de “O Rei do Show”
Melhor trilha sonora de filme: Alexander Desplat, “A Forma da Água”
Melhor filme de língua estrangeira: "Em Pedaços" (“In the Fade”)

TELEVISÃO
Melhor série de drama: “The Handmaid’s Tale”
Melhor série de comédia ou musical: “The Marvelous Mrs. Maisel”
Melhor minissérie ou filme para TV: “Big Little Lies”
Melhor atriz de série de drama: Elizabeth Moss, “The Handmaid’ s Tale”
Melhor ator de série de drama: Sterling K. Brown, “This Is Us”
Melhor ator de série de comédia ou musical: Aziz Ansari, “Master of None”
Melhor atriz de série de comédia ou musical: Rachel Brosnahan, “The Marvelous Mrs. Maisel”
Melhor atriz em minissérie ou filme para TV: Nicole Kidman, “Big Little Lies”
Melhor ator em minissérie ou filme para TV: Ewan McGregor, “Fargo”
Melhor ator coadjuvante de TV: Alexander Skarsgärd, “Big Little Lies”
Melhor atriz coadjuvante de TV: Laura Dern, “Big Little Lies”

Tags: #GoldenGlobes, #GlobodeOuro, #TrêsAnúnciosParaUmCrime, #BigLittleLies, @OprahWinfrey, #LadyBirdÉHoradeVoar, #TheHandmaidsTale, #drama, #Coco, #acao, @cinemanoescurinho