18 junho 2015

"Divertida Mente" - são tantas emoções!


Raiva, Nojinho, Alegria, Medo e Tristeza - emoções básicas que controlam nossa mente (Fotos: Disney-Pixar/Divulgação)

Maristela Bretas


Sabe aquela voz na sua cabeça que fica mandando você fazer alguma coisa errada. Ou aquela outra que fica falando para não fazer porque vai dar errado? Tem ainda aquela que faz você detestar comer uma verdura ou vestir uma roupa nada a ver. Pois é, essas vozes são nossas emoções. Às vezes elas aparecem separadamente. Mas quando se misturam a cabeça da gente roda e pode acabar numa confusão. Ou numa grande aventura.

Alegria, tristeza, raiva, medo e nojo. Alguém consegue viver sem estas emoções? Impossível. Pois elas vão aprontar todas com a menina Riley em "Divertida Mente" ("Inside Out"), a animação da Disney-Pixar em 3D mais esperada do ano que é simplesmente nota 10.

A produção estreia nesta quinta-feira e prova, mais uma vez, que a Pixar sabe como mexer com os sentimentos do público. Desta vez, com a mente humana. O filme provoca várias reações, tanto risos (que chegam a gargalhadas) ao choro. Os personagens exploram a todo tempo valores importantes, como respeito à família, amizade, boas memórias, imaginação e honestidade.

A garotinha que conduz a história é Riley, de 11 anos, mas quem está no centro de controle da vida dela são cinco emoções, principalmente Alegria, que esbanja otimismo e tenta garantir que a jovem sempre esteja feliz. 

Mas Alegria (que parece a fada Sininho) não consegue trabalhar sozinha e precisa contar com a ajuda de outras emoções essenciais - a Tristeza (que sempre acha que as coisas podem ficar ruins), o Raiva (guardião da justiça), o Medo (excessivamente preocupado com a segurança) e a Nojinho (um lado feminino bem "fashion" que detesta brócolis).

Quando a família de Riley se muda do interior para uma cidade grande, as cinco emoções precisarão se reorganizar para ajudar a menina no período de transição. No entanto, um erro de Tristeza pode atrapalhar tudo e colocar em risco todas as memórias básicas - boas e ruins - da jovem.  Ela e Alegria são sugadas para o "Arquivo" da memória de Riley e não conseguem voltar ao centro de controle.

O comando das emoções fica por conta de Raiva, Nojinho e Medo, que precisarão impedir que os "reinos" guardados na mente da garota - Memória de Longo Prazo, Terra da Imaginação, Pensamento Abstrato e Produções de Sonhos - desapareçam para sempre.

Entre uma trapalhada e outra as emoções correm contra o tempo para que Riley não perca suas memórias. E o pior, a menina está se tornando uma adolescente. Quer coisa mais confusa? Só perde para o conflito de emoções dos pais dela.

Apesar de Alegria e Tristeza dominarem as cenas, Raiva e Nojinho dão um show quando resolvem "consertar as coisas" e fazem mais trapalhadas, com ataques de fúria engraçadíssimos, muito charme e "mimimi". O cantor Léo Jaime e a humorista Dani Calabresa garantem bem esta parte com a dublagem para o português dos dois personagens. As vozes de Alegria, Tristeza e Medo ficaram a cargo de Miá Mello, Katiuscia Canoro e Otaviano Costa.

Uma das melhores e mais divertidas cenas do filme é a conversa entre os pais de Riley na hora do jantar, quando as mentes de cada um mostram como é o comportamento dos adultos quando não sabem como tratar com uma adolescente em constante mudança. Até Sidney Magal entra na parada.

"Divertida Mente" é demais: emocionante, colorido e muito real. Uma animação para todas as idades que mexe com as emoções. Como outras produções da Disney-Pixar: a franquia "Toy Story", "Carros I e II", "Up: Altas Aventuras", "Procurando Nemo", "Monstros S.A". É daqueles filmes que vale a pena ter em casa quando for disponibilizado em DVD ou Blu-ray.


GALERIA DE FOTOS


Ficha técnica
Diretor e roteirista: Pete Docter
Produção: Pixar Animation Studios/Walt Disney Pictures
Distribuição: Disney/Buena Vista
Gêneros: Aventura / Comédia / Família
Duração: 1h34
País: EUA
Classificação: Livre
Nota: 5 (0 a 5)




Tags: "Divertida Mente"; Walt_Disney; Pixar; Léo_Jaime; Dani_Calabresa; Miá_Mello; Katiuscia_Canoro; Otaviano_Costa; Pete_Docter; emoções; mente_humana; aventura; família; comédia; animação; alegria; raiva; medo; nojo; tristeza: Cinema_no_Escurinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário