08 fevereiro 2017

Jessica Chastain, uma lobista sem medo de colocar suas "Armas na Mesa"


Filme conta a história de lobista que muda de lado para defender o controle de armas nos EUA (Fotos: Europacorp/Divulgação)

 Maristela Bretas

Ela tinha poder, era respeitada por aliados e inimigos e seguida por fieis assistentes no respeitado escritório de advocacia onde trabalhava. Mas a vida da lobista Elizabeth Sloane deu uma guinada quando ela resolveu apoiar o projeto para tornar mais rígidas as leis de porte de armas. A personagem é muito bem interpretada e incorporada por Jessica Chastain, o que lhe valeu a merecida indicação ao Globo de Ouro 2017 como Melhor Atriz.

Essa é a história de "Armas na Mesa" ("Miss Sloane"), um drama sobre os bastidores do mundo da venda de armas, o poder da indústria armamentista sobre a mídia e membros do Congresso norte-americano.   Sempre um passo a frente de seus inimigos, Elizabeth Sloane é uma das lobistas mais poderosas dos Estados Unidos.

Mulher sem tempo para amores, Sloane vive no luxo que sua profissão lhe proporciona, mas sente a solidão da falta de um relacionamento e de nunca poder confiar em outras pessoas. Um retrato de muitas grandes executivas atuais que abriram mão de uma vida comum em troca do poder. De poucos escrúpulos a lobista usa todo tipo de estratégia, legais ou não, para atingir seus objetivos.

Contrária à política armamentista, ela recusa o convite para apoiar a bancada pró-armas, deixa seu conforto e um polpudo salário para se ligar a defensores contrários à proposta, liderados por Rodolfo Schimidt (o charmoso Mark Strong). Isso provoca a ira de ex-colegas e de seu antigo chefe, George Dupond (Sam Waterston), que passam a persegui-la e ameaçá-la pessoal e profissionalmente.

Mas Sloane tem sempre uma carta na manga e não vai medir consequências para usá-las, mesmo que isso magoe aqueles que estão próximos a ela. Ao mesmo tempo, a lobista passa a questionar seus limites dentro de sua profissão e até onde compensa levar a vida que escolheu.

Além de Chastain, Strong e Waterston, "Armas na Mesa" conta com ótimas interpretações de John Lithgow, Alison Pill e Gugu Mbatha-Raw, nesta trama de final surpreendente, muito bem amarrado pelo diretor John Madden. Merece ser visto.



Ficha técnica:
Direção: John Madden
Produção: Europa  Films /  Filmnation Entertainment /
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 2h09
Gênero: Drama
Países: EUA / França
Classificação: 14 anos
Nota: 3,5 (0 a 5)

Tags: #armasnamesa, #misssloane, #JessicaChastain, #MarkStrong, #JohnLithgow, #SamWaterston, #AlisonPill, #GuguMbathaRaw, #JohnMadden, #drama, #lobista, #lobbypelasarmas, #vendadearmas, #proarmas, #ParisFilmes, #CinemanoEscurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário