24 junho 2021

Mostra Cinebitaca retorna com edição online de curtas mineiros em tempos de quarentena

 Edição reúne 26 curtas e homenageia bares saudosos da cidade (Fotos: Beth Freitas)

Da Redação


A Mostra Cinebitaca está de volta de hoje ao dia 27 de junho. O evento, idealizado pela fotógrafa Beth Freitas e pela produtora cultural Tamira Abreu, foi originalmente pensado como mostra de cinema independente no boteco, e agora  é retomado nessa segunda edição em versão online. 

Com programação gratuita e diversa de filmes mineiros, o público poderá conferir a mostra no canal do Youtube (https://www.youtube.com/c/CinebitacaMostradeCinema). São 26 curtas que abordam a pandemia de Covid-19 e a quarentena a partir de pontos de vista singulares, compondo um mosaico de experiências, angústias e imaginação do contexto pelo qual passamos.

Na impossibilidade de estar no boteco vendo filmes e conversando, a Mostra vai homenagear bares saudosos da cidade. Cada um dos quatro dias de programação leva o nome de um dos bares: Bar do Lulu, Pastel de Angu, Social Bar e Restaurante e Bar Aqui, Ó.

Curta "Eu Tô Morrendo" (Crédito: Milca Alves)

A primeira edição do Cinebitaca aconteceu em abril de 2019, no Bar Brasil 41 (Santa Efigênia). Inicialmente concebida para acontecer em bares da capital mineira e agora tornada online devido à pandemia, a mostra se estrutura em quatro sessões, que são abertas por um debate com diretores e seguidas pelos filmes, com uma duração média de 50 minutos. Os filmes selecionados para a Mostra Cinebitaca concorrerão à premiação por votação do júri popular, que será realizada também online.

Os filmes

Foram mais de 130 filmes vindos de todas as regiões do estado, de gêneros, abordagem, linguagens e duração variados. Desses, foram selecionados 26 curtas, com duração de 47 segundos a 15 minutos, numa amostra que manteve a marca da diversidade.

O processo de escolha dos filmes contou com a curadoria da cineasta, produtora e professora de cinema Cristiane Ventura e a pesquisadora, mestre em Estudos de Linguagens e cineclubista Renata Oliveira.

Curta "Morde & Assopra" (Crédito: Brota Cria)

As produções foram realizadas durante a pandemia, no período de confinamento e distanciamento social que configuram uma Mostra em que a pluralidade estética dos curtas se faz presente. 

Neles o público poderá perceber repertórios de gestos e imagens que já se cristalizaram na experiência e imaginário da quarentena: dançar em casa sozinho, se embriagar, fazer a própria festa, olhar pela janela e para dentro, trabalhar frente à tela, conversar pela tela, se reunir e produzir entre a tela e a câmera; cuidados com a casa de si, a busca pela luz solar, imagens do tédio e do trabalho doméstico que parece não ter fim. 

Curta "Telaraña" (Crédito: Carolina Correa)

Os curtas produzidos no contexto da pandemia revelam os dramas do isolamento social, a dificuldade de se adaptar, os transtornos causados pelo trabalho remoto ou a ausência dele. Mas também apresentam brechas nas quais se criam espaços para revisão da própria vida, outras formas de habitar o espaço, a relação com o corpo e tentativas de imaginar possíveis futuros.

Beth Freitas e Tamira Abreu (Crédito: Beth Freitas)

Beth Freitas é publicitária, fotógrafa e videomaker. Atua como fotógrafa de eventos culturais, festivais, músicos, bandas, teatro, projetos sociais, além do trabalho autoral e artístico. Tamira Abreu é produtora cultural em Belo Horizonte há mais de 15 anos, atua em produções nas áreas de audiovisual, música, teatro e literatura. 

Programação:

Bar do Lulu – dia 24/06 às 19h
- Morde & Assopra (10’18’’) - Stanley Albano
- Memórias de resistência (14’) - Felipe Nepomuceno
- Desabafo (3’48’’) - Karen Suzane
- Pulmões da Casa (1’47’’) - Sarah Queiroz
- Espectra 1 (3’19’’) - Carolina Correa e Thembi Rosa
- Silêncio (3’48’’) - Maria Leite
- Breath (3’20’’) - Julia Baumfeld, Paola Rodrigues, Randolpho Lamonier, Sara Não Tem Nome, Victor Galvão
- Todos, um (47’’) - Daniel Rabanea e Jackson Abacatu

Aqui-ó – dia 25/06 às 19h
- Eu tô Morrendo (8’50’’) - Milca Alves
- Sapatão: uma racha/dura no sistema (12’) - Dévora Mc
- Dois (10’) - Guilherme Jardim e Vinícius Fockiss
- Alô, quem fala? (9’15’’) - Luciano Correia
- Plano Geral 8 (1’44’’) - Luiz Malta
- Sisyphus (1’) - Bernardo Silvino

Crédito: David Martins

Pastel de Angú – 26/06 às 19h
- Vou ali no mercado e já volto (4’54”) - Fernanda Junqueira
- O Corpo que Habito (10’14’’) - Brisa Marques e Carolina Correa
- AM PM (8’43’’) - Jean de Jesus
- 999 (8’) - Carolina Correa
- Concentração (6’04’’) - Jhê
- Z: Crônicas de um cotidiano insólito (4’47’’) - David Martins

Bar Social – dia 27/06 às 17h
- Disneyloka 2093 (4’46’’) - Erick Ricco
- Não subestime (11’35’’) - Lipe Veloso
- Aqui nem eu (6’) - Gustavo Aguiar, Gustavo Koncht, Maria Flor de Maio, Raiana Viana
- Ator a granel (15’) - Fabiano Persi
- Telaraña (2’) - Carolina Correa
- Retratos de uma jovem em quarentena (2’12’) - Iago de Medeiros

Serviço:
Mostra Cinebitaca: filmes de quarentena
Data
: De 24 a 27 de junho, a partir das 19h
Onde assistir: As sessões acontecerão no canal do Youtube da Mostra Cinebitaca:  https://www.youtube.com/c/CinebitacaMostradeCinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário