10 fevereiro 2022

Drama turco de chorar, "O Violino do Meu Pai" peca pela longa duração

Engin Altan Düzyatan vive Mehmet, um violinista famoso com sérios problemas de relação familiar (Fotos: Netflix)


Silvana Monteiro


Os turcos sabem fazer drama como ninguém. Em "O Violino do Meu Pai" ou "Babamin Kemani" (título original), uma menina órfã e seu tio violinista são ligados de forma inesperada e obrigatória. O enredo explora as feridas e tragédias de cada personagem a fundo. 

Ao receber a notícia de que deve criar uma sobrinha, até então inexistente na realidade dele, Mehmet vai seguir em uma jornada de descobertas. O violino é o instrumento que o retira das sombras e da frieza, comuns à sua personalidade traçada na crença do abandono e da separação.


Estrelado por Engin Altan Düzyatan, que vive Mehmet, ator turco conhecido pela série "Kursun" (2019).  Além dele, Belçim Bilgin (protagonista de "Sadece Sen"), Gülizar Nisa Uray, Selim Erdoğan, Erdem Baş, Yener Sezgin e Yiğit Çakır completam o elenco.

Dirigido pela cineasta turca Andaç Haznedaroglu, o longa explora o lado emocional e psicológico da relação entre o tio Mehmet e a sobrinha Özlem. A menina (vivida por Gülizar Nisa Uray), órfã de mãe, perde também o pai (interpretado por Selim Erdoğan), músico de rua e de cerimoniais. Ela fica com o velho violino do pai e levada para um orfanato. A direção da instituição entra em contato com seu único parente, o célebre e traumatizado violinista Mehmet.


O filme é muito profundo quando revela a verdadeira história do lado sombrio e gélido do tio. O músico vai ser confrontado sobre seu passado e será levado a entender os motivos pelos quais sua família foi separada há muitos anos.

Esses momentos estimulam o perdão, o entendimento sobre o que foi e o que será e traz a música como um elo definitivo entre os protagonistas. Embora a produção seja extremamente comovente, o destaque vai para a interpretação faceira e o olhar vívido da linda e cativante e Gülizar. 


É notável o jogo de sentimentos entre o adulto e a criança, como se o mais velho precisasse do mais novo para elaborar suas dores. Nesse quesito, o roteirista pesou a mão, o que pode assustar certos telespectadores. 

Com uma linda fotografia e uma trilha sonora excelente de músicas clássicas, "O Violino do Meu Pai" o diretor peca ao tentar esticar a história a qualquer custo, em quase longas duas horas de duração. Prepare o coração e os lenços. É drama para mexicano nenhum botar defeito. 


Ficha técnica:
Direção: Andaç Haznedaroğlu
Exibição: Netflix
Duração: 1h52
Classificação: 12 anos
País: Turquia
Gêneros: drama / família

Nenhum comentário:

Postar um comentário