20 outubro 2014

A "Festa no Céu" é mais colorida e animada; a criançada vai adorar

No céu, tudo é mais colorido, os mortos são alegres e tem churros o tempo todo (Fotos: Fox Film do Brasil/Divulgação)


Maristela Bretas

Que tal comemorar a morte com muita festa, cor e alegria? Pois é assim que ela acontece no México. E o Dia de Finados (2 de novembro) é uma data para relembrar aqueles que já se foram, com muita música, flores e boas lembranças. O filme "Festa no Céu" ("The Book of Life"), produção de Guillermo Del Toro, vai mostrar como esta data pode ser bem animada.




Nada para causar sustos ou medo nas crianças. Pelo contrário, o filme é muito colorido, com personagens encantadores e, às vezes, extravagantes, como La Muerte, governante da Terra dos Lembrados. E é para este lugar, que nós chamamos de céu, onde tudo é festa e diversão, que vão as pessoas que fizeram o bem.




A história de "Festa no Ceú" começa nos dias de hoje, com um grupo de alunos rebeldes punidos com uma visita ao museu. Uma guia diferente vai lhes contar uma nova versão sobre vida e morte, segundo as tradições mexicanas. No conto, dois amigos - o destemido Joaquim e o romântico músico Manolo disputam o amor da jovem Maria.



Uma aposta feita entre La Muerte (também chamada de Catrina) e Xibalba, que governa o reino dos Esquecidos, pode mudar toda a história. Se Maria escolher Manolo, Xibalba não poderá mais interferir no mundo dos vivos. Mas se Joaquim for o escolhido, o malvado passará a controlar os dois reinos e a escuridão tomará conta de tudo, acabando com a festa no céu.

Sem saber de nada, os jovens amigos crescem e cada um segue seu rumo, até que Maria volta a sua cidade - San Angel - e desperta o amor dos jovens amigos, colocando em risco a amizade entre eles.




A animação é linda e divertida, com belas mensagens de amor, amizade, respeito aos mortos e, principalmente à família. O diretor Jorge R. Gutierrez usou bem as cores, luzes e a alegria característica do povo mexicano para tratar de uma das festas mais tradicionais de seu país e com certeza vai agradar ao público infantil e também aos adultos.



Atores famosos emprestaram suas vozes para o filme, entre eles Zoe Saldana (Maria), Channing Tatum (Joaquim), Hector Elizondo (Carlos Sanchez) e até o tenor Plácido Domingo, interprete do esqueleto Jorge, que gostava de cantar ópera. Na versão em português, as dublagens foram feitas pelos atores Thiago Lacerda (Joaquim) e Marisa Orth (La Muerte).

Ficha técnica:
Direção: Jorge R. Gutierrez
Produção: 20th Century Fox Animation/Reel FX Creative Studios
Distribuição: Fox Film do Brasil
Duração: 1h35
Gênero: Animação/Aventura
País: EUA
Classificação: Livre
Nota: 4,0 (0 a 5)

Tags: Festa no Céu, Guillermo Del Toro; Animação; Aventura; Fox Filmes; México; Dia dos Mortos; Cinema no Escurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário