sábado, 4 de outubro de 2014

Estrelado por Ben Affleck, "Garota Exemplar", é o melhor suspense do ano até agora

Ben Affleck é o marido a procura da mulher desaparecida em "Garota Exemplar" (Fotos: Fox Film/Divulgação)

Maristela Bretas

Tenso na medida certa e, acima de tudo, fiel ao livro, "Garota Exemplar" ("Gone Girl") é um filme imperdível. Em cartaz nos cinemas, o suspense dirigido por David Fincher (de "A Rede Social" e "O Curioso Caso de Benjamin Button") prende o espectador do início ao fim, apesar da duração de quase 2h30. À espera do desfecho surpreendente, o tempo corre sem que você perceba, numa mistura envolvente de fatos.


Ben Affleck tem se mostrado cada vez melhor em seus papéis, mas neste ele se superou como o marido acusado de "desaparecer" com a mulher. Ele conseguiu dar a expressão certa, na hora certa, seja no sorriso sem graça na hora da foto séria ou a cara de quem não sabe o que está acontecendo no meio da investigação.

Rosamund Pike, que parece ser a "mocinha da vez de Hollywood", foi a escolhida para interpretar a esposa dedicada, sexy e perfeita. Ela segura o papel bem (talvez o melhor de sua carreira), mesclando momentos de paixão, medo e fúria. Mas Kate Winslet ainda seria uma melhor escolha.


"Garota Exemplar" conta a história do casal Nick e Amy Dunne, ambos escritores. Eles se conhecem, se apaixonam e se casam. Após perderem tudo, deixam Nova York e vão morar no Missouri. No dia do aniversário de cinco anos de casamento, Nick volta para casa e descobre que Amy havia desaparecido. Por ter sido uma escritora famosa de contos infantis, os moradores da cidade formam uma corrente de ajuda para tentar encontrá-la.

Mas as circunstâncias do desaparecimento acabam colocando Nick como o principal suspeito de ter matado a esposa e escondido o corpo. A trama é um grande jogo de mentiras e armações, que leva o espectador a tentar descobrir quem é o verdadeiro vilão.

Alternando momentos presentes com flashbacks, "Garota Exemplar" abusa de belas cenas, principalmente a do primeiro beijo sob uma chuva de açúcar. Destaque no elenco para Carrie Coon (da série "Leftlovers"), Tyler Perry ("A Sombra do Inimigo"), Neil Patrick Harris (da série "How I Met Your Mother"), Kim Dickens (da série "Lost") e Missi Pyle ("Percy Jackson e o Mar de Monstros").




A adaptação do livro homônimo de Gillian Flyin (também roteirista do filme) ficou perfeita, inteligente e dificilmente vai desagradar até quem conhece a obra literária. Um filme que merece disputar o Oscar.

Ficha técnica:
Direção: David Fincher
Produção: New Regency Pictures
Distribuição: Fox Film do Brasil
Duração: 2h29
Gênero: Suspense
País: EUA
Classificação: 16 anos
Nota: 5 (0 a 5)


Tags: Garota Exemplar; Ben Affleck; David Fincher, Rosamund Pike; suspense; Fox Film do Brasil; Cinema no Escurinho