26 julho 2015

"Pixels", um filme para os amantes do bom e velho fliperama

Games arcade clássicos vão travar uma grande batalha com os melhores jogadores de fliperama (Fotos: Sony Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas


Pode parecer uma história bobinha, que vai agradar apenas uma geração que curtia os chamados jogos arcade, do tipo que se jogava em fliperamas nos anos de 1980. Mas "Pixels", em cartaz nos cinemas, é mais que isso. Tem uma história sim, mas o prazer em rever velhos conhecidos como Donkey Kong, Pac-Man, Mario, Sonic, Tetris, Q*Bert (agora falante) e Centopeia vale o preço de qualquer ingresso no cinema.

E desta vez eles são os vilões, para surpresa dos fãs que poderão ver o gigantesco gorila atirando seus barris nos verdadeiros mocinhos - Adam Sandler, Kevin James, Michelle Monaghan, Josh Gad e Peter Dinklage. Além do simpático Pac-Man com mais de 9 metros de altura querendo comer tudo o que vê pela frente. Mesmo ocupando o lado escuro da força, nossos antigos personagens são a grande atração de "Pixels".

Adam Sandler continua com a mesma cara de sempre (mais envelhecida), com menos tiques e arrogância de filmes anteriores, e convence no papel de Sam Brenner, o cara muito "fera" e campeão nos games arcade, exceto "Donkey Kong". Michelle Monaghan é um rosto bonito no meio de um grupo masculino e machista e está muito bem como a mocinha da história e par de Sandler. Ela é a militar que irá comandar toda a operação de combate aos invasores pixelizados.

Os demais jogadores do passado e ainda amigos no presente estão bem em seus papéis - Kevin James interpreta o presidente dos EUA, Will Copper, enquanto Josh Gad é o nerd da computação com complexo de conspiração Ludlow Lamonsoff. Para completar o grupo, Peter Dinklage faz o papel de um antigo inimigo dos tempos do fliperama Eddie Plant, o maior jogador de Donkey Kong da história dos jogos mundiais.


A trama, meio ação, meio comédia agrada bastante. Ela começa no passado, contando a história de nossos heróis humanos e sua paixão pelos games. Num tempo em que era preciso se contentar com as máquinas de fichas em fliperamas e ninguém tinha um videogame em casa (Bons tempos!). 

Em busca de um contato com seres de outros planetas, os cientistas enviaram milhares de imagens e sons sobre a cultura terrestre nos mais diversos satélites já lançados no universo. Mas estas informações não foram bem interpretadas e o resultado foi uma verdadeira declaração de guerra pelos alienígenas que resolveram usá-las contra a raça humana. 


Dispostos a conquistar a Terra, eles criaram monstros digitais inspirados em videogames clássicos dos anos 1980, como Centopeia, Donkey Kong, Asteroids, Pac-Man e outros tantos que serão reconhecidos pelos gamemaníacos acima dos 30 anos. Até mesmo uma nova personagem -  "Lady Lisa" (interpretada por Ashley Benson) - foi criada para ser a namorada de Lamonsoff e depois ganhou um jogo da Sony.


Acuado, o presidente Will Cooper só encontra uma saída, chamar seus antigos amigos para combater estes inimigos totalmente diferentes. Entram em ação as maiores feras em jogos arcade clássicos, hoje quarentões, Sam Brenner, Eddie Plant e Ludlow Lamonsoff.

Eles vão contar com a ajuda da tenente-coronel Violet Van Patten, que não sabe nada de jogos e nem acredita em nenhum deles. A batalha final exigiu uma mega estrutura criada pelo diretor Chris Columbus com os atores correndo em uma plataforma a 30 metros de altura para fugir dos barris de Donkey Kong que foram adicionados depois por computação gráfica.

"Pixels" é divertido, vale a pena ser assistido, nem que seja para relembrar os melhores videogames do passado. Ou para serem conhecidos pela nova geração. Para resgatar alguns destes famosos personagens dos games no filme, a Sony  contou com a autorização dos principais desenvolvedores, entre elas a Atari, Nintendo, Bandai Namco e Sega. E se bater a vontade de jogá-los basta baixar um bom emulador no PC ou no notebook e escolher aqueles que mais agradar.



Ficha técnica:
Direção: Chris Columbus
Produção: Columbia Pictures / Happy Madison / 1492 Pictures
Distribuição: Sony Pictures
Duração: 1h46
Gênero: Ação / Comédia /Ficção
País: EUA
Classificação: 10 anos
Nota: 3,5 (0 a 5)

Tags: Pixels; Adam_Sandler; Michelle_Monaghan; Josh_Gad; Peter_Dinklage;Kevin_James; Donkey Kong, Pac-Mac; Asteroids; ação; aventura; Columbia_Pictures; Sony_Pictures; Cinema_no_Escurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário