30 outubro 2015

"Goosebumps - Monstros e Arrepios" não se compara à série literária

Turma vai tentar recapturar os monstros que ganharam vida ao escaparem dos livros de terror (Fotos: Sony Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas


Jack Black não convenceu e não consegue salvar "Goosebumps - Monstros e Arrepios" ("Goosebumps") de ser um filme de médio para fraco, que não dá para saber se era para ser comédia, aventura ou terror. Nem os demais integrantes do elenco principal e alguns dos terríveis monstros que fizeram muitos jovens perderem o sono na década de 90 conseguem segurar a produção. Salvo alguns efeitos especiais, melhor pensar duas vezes antes de comprar o ingresso. 

Black, que também é um dos produtores não ficou bem no papel de um escritor famoso que cria monstros como personagens de seus livros para se divertir com eles como melhores amigos e depois tranca todos com medo das maldades que possam fazer com os leitores. 

Se o diretor Rob Letterman quis fazer uma produção como as que o verdadeiro R. L. Stine participou na época quando as histórias foram transformadas na série de TV "Goosebumps", ele passou longe. O filme até começa bem, voltado para o público infanto-juvenil. Mas depois a história se perde, fica boba e chega a dar sono. Pode até acontecer de alguma criança menor de 10 anos se assustar com algum monstro, mas nada que provoque pesadelos. Medo nem em sonho. 

Para uma sessão da tarde na TV o filme pode compensar, mas Jack Black e seus parceiros de telona estão bem aquém do esperado. Uma curiosidade: quem prestar um pouco mais de atenção poderá conhecer o verdadeiro R.L.Stine numa aparição rápida na escola, cumprimentando Jack Black. Como costuma fazer Stan Lee nos filmes da Marvel.

No filme, o adolescente Zach Cooper (Dylan Minnette) se muda de Nova York com a mãe para uma cidade pequena. Mas logo se anima quando descobre que tem uma linda vizinha, Hannah (Odeya Rush), que mora na casa ao lado. O jovem só não contava que Hannah fosse filha do misterioso escritor R. L. Stine (Jack Black), autor da aclamada série de livros “Goosebumps”. O ranzinza Stine esconde um grande segredo e tenta impedir de todas as formas que o casal fique junto.

Até que um dia Zach abre acidentalmente um dos livros do escritor e liberta os monstros criados e presos por ele e que agora, sob o comando do cruel Slappy, um boneco de ventríloquo (cuja voz original é e Black), vão assombrar e causar pânico na cidade. Stine, Zach, o amigo dele Champ e Hannah terão de se unir para levar os personagens de volta às páginas dos livros, incluindo Slappy. 

E a batalha não vai ser fácil, o quarteto terá de enfrentar o lobisomem do pântano da febre, a garota com a máscara assombrada, dezenas de gnomos, o abominável homem das neves de Pasadena, o garoto invisível, e muitos outros.

"Goosebumps - Monstros e Arrepios" não faz jus à série que desde o lançamento em 1992 vendeu mais de 400 milhões de livros Goosebumps mundialmente, em 32 idiomas, dominando as listas de livros mais vendidos. R. L. Stine foi reconhecido como um dos autores infantis mais vendidos da história.



Para os interessados, "Goosebumps - Monstros e Arrepios" pode ser conferido em 12 salas de cinema de shoppings de BH, Betim e Contagem, somente na versão dublada, em 2D e 3D.

Ficha técnica:
Direção: Rob Letterman
Produção: Sony Pictures Animation / Columbia Pictures
Distribuição: Sony Pictures
Duração: 1h43
Gêneros: Comédia / terror / aventura
País: EUA
Classificação: 10 anos
Nota: 2 (0 a 5)

Tags: #GoosebumpsMonstroseArrepios, #JackBlack, #RobLetterman. #DylamMinnette, #OdeyaRush, #SonyPictures, #comedia, #terror, #aventura, #CinemanoEscurinho, #TudoBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário