11 outubro 2015

"Peter Pan", o melhor filme de aventura/fantasia do ano

Hugh Jackman agora é um vilão dos contos de fada, como o terrível pirata Barba Negra (Fotos: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas


Aos fãs de um bom filme de fantasia, "Peter Pan" é imperdível. A produção pode ter classificação livre, mas vai agradar muito marmanjo, principalmente se for visto em 3D - vale cada centavo do ingresso desta versão. Um ótimo programa para o feriado prolongado de Dia das Crianças. Os efeitos especiais são excelentes, principalmente nas cenas que exigem profundidade. Nota 10 para o diretor Joe Wright, que soube pegar uma história conhecida por todas e dar uma nova roupagem.

E se a produção não fosse o suficiente, o elenco tem nada menos que Hugh Jackman no papel principal. A capacidade de se adaptar a seus personagens - de Wolverine (franquia "X-Men") a Jean Vatjean ("Os Miseráveis"), é demais. Ele ainda canta e se apresenta como um verdadeiro roqueiro, com uma entrada triunfal digna de Nirvana - "SmellsLike Teen Spirit".

E a trilha sonora ainda conta com um sucesso da banda Ramones - "Blitzkrieg Bop". Tudo isso envolvido num mundo de cor, sombras e pura magia, com imagens e fotografia de encher os olhos - até mesmo quando as cenas em preto e branco remetem para o período de guerra. Acha que não combina? Então pague para ver.

Jackman agora é um vilão dos contos de fada, como o terrível pirata Barba Negra. E vai mostrar toda a sua tarimba contra Levi Miller, um estreante na telona, australiano como ele, que tem tudo para ser um grande ator. O garoto interpreta o jovem Peter, que terá toda a sua vida de órfão mudada para uma grande aventura na Terra do Nunca.

No elenco estão ainda Rooney Mara, como a princesa Tigrinha (também chamada de Tiger Lily), Garrett Hedlund, como James Hook (ainda com as duas mãos e antes de se tornar o malvado Capitão Gancho), Amanda Seyfried, como a mãe de Peter e, numa aparição rápida, Cara Delevingne, como uma sereia. Destaque ainda para Adeel Akhtar, que faz Smee, o famoso Barrica (que não tem nada de gordo), ajudante de Gancho.

Para quem acha que vai ver a história mais que conhecida do menino que se recusava a crescer, com direito a Wendy, Sininho e os garotos perdidos, pode refazer seus conceitos. Ao contrário de outras versões, algumas ótimas como "Hook - A Volta do Capitão Gancho" (1992), dirigido por Steven Spielberg, com Robin Williams no papel do jovem e Dustin Hoffman como o famoso pirata, "Peter Pan" começa bem antes, contando como tudo começou. Como Peter se tornou Pan, como surgiu o capitão Gancho, a amizade com o garoto e sua disputa com Barba Negra.

Nesta nova versão, Peter é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato em Londres, no período da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele e várias crianças são sequestradas por piratas em um navio voador, que logo é perseguido por caças do exército britânico. O navio escapa e logo ruma para a Terra do Nunca, um lugar mágico e distante onde o capitão Barba Negra escraviza crianças e adultos para que encontrem pixum, uma pedra preciosa que concentra pó de fada. Em pleno garimpo, Peter conhece James Hook (Garreth Hedlund), que tem planos para fugir do local. Mas esta fuga pode colocar em perigo todo o reino das fadas.




Este deverá ser o primeiro filme de uma possível trilogia - a bilheteria vai definir os rumos das próximas produções, que deverão explicar alguns pontos que ficaram  no ar: como Pan e Gancho passaram de grandes amigos a inimigos mortais, como será a vida de Pan e seus amigos na terra do nunca, que fim levou Smee, como Hook perde sua mão comida pelo crocodilo Tic-Tac.


GALERIA DE FOTOS


Enfim, ainda tem muita história para contar. Mas esta produção já é um grande começo e merece ser visto. "Peter Pan" está em exibição em 34 salas de 19 shoppings de BH, Betim e Contagem, nas versões dublada e legendada, em 2D e 3D.

Ficha técnica:
Direção: Joe Wright
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Duração: 1h51
Gêneros: Aventura/Fantasia
País: EUA
Classificação: Livre
Nota: 4,5 (0 a 5)

Tags: #PeterPan  #HughJackman  #LeviMiller #RonneyMara  #GarrettHedlund  #AmandaSeyfried  #CaraDelevingne  #JoeWright #fantasia #aventura #contosdefadas #terradonunca #capitaogancho #barbanegra #WarnerBrosPictures #CinemanoEscurinho

Um comentário:

  1. Sendo uma das minhas histórias favoritas, eu não podia perder esta produção. A história é diferente do que conhecemos desde a infância, foi abordagem muito original que deu o conto clássico. O filme PAN eu gostei tanto que eu vou ver, foi uma estreia que me surpreendeu e excedeu as minhas expectativas. Foi trazido de volta para a tela grande com um roteiro original e bem feito, o ritmo do filme é constante e é adequado para pequenos e grandes.

    ResponderExcluir