09 março 2024

"Ficção Americana" é uma crítica à exploração de clichês e estereótipos negros

Filme baseado no romance "Erasure" (2001), de Percival Everett, tem Jeffrey Wright como protagonista e concorrendo ao Oscar 2024 (Fotos: Amazon Prime)


Silvana Monteiro e Jean Piter


Com uma perspectiva étnico-racial, "Ficção Americana", disponível no Prime Vídeo, busca entreter por meio de sátira e crítica aos clichês e estereótipos negros explorados pela indústria cultural para atrair público e alcançar sucesso. As brilhantes atuações renderam reconhecimento do longa, dirigido por Cord Jefferson, em importantes categorias do Oscar 2024, com indicações para Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora Original.

Com um enredo envolvente e peculiar, "Ficção Americana" retrata a luta de Thelonious "Monk" Ellison (interpretado por Jeffrey Wright), um brilhante escritor negro em busca da forma ideal para entrar no fluxo editorial que o leve a ser mais valorizado. 

A habilidade de Wright em dar vida a Monk é impressionante, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. O diretor Cord Jefferson soube explorar com louvor as expressões, sentimentos e conexões sociais do protagonista.


Outro que merece destaque é Sterling K. Brown, indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. O ator é conhecido por sua excepcional performance como Randall Pearson na série "This is Us" (2016-2022), em exibição no Star+. 

São marcantes também as presenças de Issa Rae, a poderosa criadora da série da HBO, "Insecure”, de Erika Alexander (2016-2021), e Tracee Ellis Ross, da série “Black-Ish” (2014-2022), exibida no Disney+, que elevam a narrativa a outros patamares.

O filme é baseado no aclamado romance "Erasure" de Percival Everett, publicado em 2001. Monk cada vez mais frustrado com sua carreira e enfrentando desafios com sua mãe, recebe a ordem de escrever algo "mais negro" e decide redigir um livro sob um pseudônimo. 


Nessa obra, ele explora, ao extremo, todos os clichês e estereótipos negros, seguindo uma fórmula que observou ter funcionado para outros escritores negros, como Sintara Golden, interpretada por Issa Rae. 

No entanto, para sua surpresa e conflito moral, aquilo que ele escreveu com deboche, proporciona sucesso estrondoso a seu livro e faz com que ele se torne "a obra do ano".

"Ficção Americana" cativa os espectadores com uma narrativa poderosa, abordando críticas étnico-raciais e socio-raciais, além de dilemas moral e ético. É um filme que desafia convenções e levanta questões importantes sobre a representação do negro, sobretudo nos mercados editorial e cinematográfico, e a exploração dessa temática em busca de sensacionalismo e sucesso hollywoodiano.


A narrativa aborda, de maneira sutil, a questão da diversidade e inclusão, consideradas como a nova responsabilidade social. O chamado “tokenismo”, em que os mercados cultural e editorial enfatizavam a inclusão de negros, porém, muitas vezes, com a presença de apenas um indivíduo, e frequentemente retratado com estereótipos. 

A obra é uma crítica aberta à chamada “lavagem da diversidade”, quando essas iniciativas são tratadas de maneira superficial, como mera obrigação legal, sem um compromisso real com a diversidade e inclusão.

Há também o destaque à linha tênue entre o mercado cultural e de entretenimento, destacando que o segundo busca apenas lucro, sem preocupação com a quebra de estereótipos ou reflexões mais profundas. Isso é evidenciado na forma como as editoras e produtoras buscam apenas o lucro ao adaptar obras para o cinema, sem considerar aspectos culturais mais profundos.


O filme também critica a forma como se espera que as histórias escritas ou protagonizadas por negros sejam limitadas a estereótipos, sem espaço para narrativas que fujam desses padrões. 

A genialidade da trama reside nos recursos inventados por Monk para se manter oculto como autor da aclamada obra, e nos desafios complexos que ele enfrenta como consequência da piada que o torna famoso.

As cenas discursivas com diálogos afiados e satíricos são elementos marcantes que permeiam toda a narrativa. Laura Karpman, a mente por trás da trilha sonora, adotou uma abordagem inovadora ao se inspirar no livro que deu origem ao filme. Ela incluiu trechos instrumentais melancólicos conexos a pitadas de jazz. Uma escolha musical que se integrou perfeitamente à atmosfera do filme. 

"Ficção Americana" vale muito a pena, para negros e não negros, mas principalmente para aqueles que desejam ampliar seu letramento racial e apreciar enredos provocativos.


Ficha técnica
Direção: Cord Jefferson
Produção: MGM Studios
Exibição: Prime Video
Duração: 1h58
Classificação: 16 anos
País: EUA
Gêneros: comédia, drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário