13 março 2024

"A Sala dos Professores" aborda as questões éticas e morais de uma escola que podem abalar uma comunidade

Leonie Benesch interpreta uma educadora que busca sempre uma relação de comunicação com seus alunos para melhorar o ensino (Fotos: Alamofilm/Divulgação)


Marcos Tadeu
Narrativa Cinematográfica


Apesar da indicação ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional, infelizmente o longa alemão "A Sala dos Professores" ("The Teachers' Lounge") ficou pouco tempo nos cinemas de BH. A direção de Ilker Çatak e atuação da brilhante atriz Leonie Benesch fazem deste filme uma obra que merece ser assistida por professores, alunos e pais.

Na história, conhecemos a professora Carla Nowak (Benesch), recém-chegada a uma escola, que ministra aulas de Matemática e Esportes, buscando sempre uma relação de comunicação com os estudantes para melhorar o ensino de maneira prática. Tudo vai bem até que uma série de furtos começa a acontecer e um de seus alunos se torna o principal suspeito. 


A protagonista decide investigar, mas acaba criando um movimento negativo na comunidade, com todos querendo saber o que se passa na escola. O longa acerta ao tratar questões morais de maneiras nada sutis. Até a cena do possível furto não dá resposta pronta.

Esse tipo de obra lembra muito "A Caça" (2012), de Thomas Vinterberg, no qual um professor de uma escolinha é acusado de abuso em sua cidade e acaba sendo "cancelado" de todas as formas. Aqui existe uma aproximação desse tipo de narrativa, onde Carla, que se apresenta como uma pessoa com valores éticos e morais inabaláveis por ser a correta, é confrontada até pelos próprios colegas.


Temos até um momento em que Carla se declara nascida na Polônia, o que dá a entender que talvez ela e sua família tenham sido perseguidas por nazistas e sofrido atrocidades. No entanto, nem esse argumento faz com que alunos e, principalmente, professores, acreditem em sua palavra.

Temas como notícias falsas, a intervenção da coordenação em sala de aula, o direito de imagem e até o ato de acusar alguém são importantes para a obra e Ilker Çatak faz uma boa mescla desses assuntos.

Faltou, no entanto, explorar a vida de Carla em escolas anteriores, o que daria mais força a sua personagem. Cabe ao telespectador julgar seus atos. "A Sala dos Professores" é aquele típico filme educacional para ser assistido por alunos e educadores, com questões que podem surgir em qualquer contexto universal de uma escola. Uma produção que, após o término, deixa muitas pautas a se pensar.


Ficha técnica:
Direção: Ilker Çatak
Distribuição: Sony Pictures
Exibição: sala Vip do Cinemark Diamond Mall (sessão das 18h40) e em breve no streaming
Duração: 1h40
Classificação: 12 anos
País: Alemanha
Gêneros: drama, ficção

Nenhum comentário:

Postar um comentário