12 março 2024

"As 4 Filhas de Olfa" mergulha na vida de uma mulher tunisiana

Indicado ao Oscar, documentário dirigido por Kaouther Ben Hania é baseado em um caso real ocorrido em 2010
(Fotos: Atomicalab/Divulgação)


Silvana Monteiro


Está em cartaz no Una Cine Belas Artes, o documentário "As 4 Filhas de Olfa" ("Les Filles d'Olfa"), dirigido por Kaouther Ben Hania (“O Homem que Vendeu Sua Pele” - 2020). Baseado em um caso real ocorrido em 2010, ele mergulha na vida da tunisiana Olfa Hamrouni, que teve quatro filhas, mas, misteriosamente, as duas mais velhas desapareceram. 

O filme adota uma abordagem única ao mesclar realidade e ficção, convidando três atrizes profissionais para interpretar a mãe e duas das filhas, permitindo uma exploração emocional e psicológica mais profunda dos eventos narrados. 

Vencedor do prêmio Golden Eye de Melhor Documentário do Festival de Cannes em 2023, foi um dos indicados ao Oscar 2024 na mesma categoria e tem 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. 


Hend Sabri interpreta Olfa com uma profundidade que traz à tona reflexões sobre o feminino, maternidade, violência e complexidade das relações familiares, religião e perspectiva sociopolítica. Nour Karoui e Ichraq Matar fazem os papéis das filhas mais velhas.

Segundo a diretora, a ideia para o documentário surgiu em 2016, quando estava terminando outro projeto. A história de Olfa, que circulava na mídia na época, a deixou intrigada e emocionada. Logo, entrou em contato para convencê-la a participar de um documentário sobre sua vida. O projeto, no entanto, sofreu dificuldades e quase não foi finalizado.


Nas primeiras filmagens, que ocorreram apenas com Olfa e suas duas filhas mais jovens, Kaouther Ben Hania percebeu que não estava capturando um momento genuíno da história daquela família. Ela, então, pausou o projeto, e retornou anos depois com três atrizes — Nour Karoui, Ichraq Matar e Hend Sabri — para interpretar as filhas desaparecidas e a própria Olfa, respectivamente.

A decisão da diretora de incluir as três atrizes no documentário foi inovadora e reforça a originalidade da obra, possibilitando trocas emocionais intensas entre as seis protagonistas, algo como olhar-se no espelho ou ver-se com distanciamento, principalmente em relação à genitora.

A narrativa envolvente aborda temas como sonhos, crenças, revoltas, violência, transmissão e irmandade, questionando os valores e a estrutura da sociedade. Kaouther habilmente tece uma história que não apenas explora o desaparecimento das filhas, mas contextualiza-o na narrativa humanossocial, discutindo temas como fundamentalismo religioso, liberdade feminina, intergeracionalidade e conflito entre tradição e modernidade.


A fotografia impressiona, capturando a beleza e complexidade da Tunísia, refletindo a intensidade intimista e emocional dos personagens. A escolha de cenários e a maneira como as cenas são filmadas contribuem para a atmosfera envolvente e impactante do documentário.

"As 4 Filhas de Olfa" apresenta uma narrativa forte e comovente que vai além do tradicional documentário, ao explorar as nuances emocionais e psicológicas de sua história e ao ampliar vozes e identidades. 

É uma obra que não apenas informa, mas também emociona e provoca reflexão, tornando-se uma experiência cinematográfica marcante, tanto para amantes do gênero Doc. , quanto para pessoas que querem conhecer esse tipo de narrativa.


Ficha técnica:
Direção e roteiro: Kaouther Ben Hania
Distribuição: Synapse Distribution
Exibição: sala 3 do Una Cine Belas Artes (sessão 14 horas)
Duração: 1h47
Classificação: 14 anos
Países: Turquia, Alemanha, França, Arábia Saudita
Gêneros: drama, documentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário