09 setembro 2014

Um filme para relembrar valores perdidos

Fiona e Jonas vivem numa comunidade sem cor, emoções e diferenças raciais ou religiosas (Fotos: Paris Filmes/Divulgação)

Maristela Bretas

A mensagem é bem parecida, com os sobreviventes divididos em núcleos com funções definidas para o bom andamento da comunidade. Um lugar sem cor, doenças, violência, emoções e, principalmente sem as lembranças do passado. Mas, como sempre, surge um jovem rebelde, que quer mudar tudo, ensinado por um personagem mais experiente que cansou de viver a mesmice. 



Eu acho que já vi este filme! E vi mesmo. "O Doador de Memórias" ("The Giver"), que estreia nesta quinta-feira nos cinemas, tem um enredo muito parecido com "Divergente", incluindo o casal de jovens apaixonados vivendo num mundo pós-apocalíptico todo certinho e muito chato.

Baseado no best-seller do mesmo nome, o filme foi feito para atrair público jovem. Até a cantora Taylor Swift entrou na história para agradar a moçada. E de reforço ainda conta com a presença de dois atores de peso - Meryl Streep e Jeff Bridges (que também é produtor). O resto é figuração. 

Bridges é o ancião que tem como missão doar a seu sucessor a responsabilidade de preservar todas as memórias passadas da população que sobraram da civilização, agora restrita a um pequeno pedaço de montanha cercado por nuvens. 

O jovem Jonas (Brenton Thwaites, o príncipe Felipe, de "Malévola"), à medida que recebe este conhecimento, passa a questionar o mundo em que vive e a se rebelar, levando junto a namorada Fiona (Odeya Rush). 

Para impedir qualquer mudança nos costumes, entra em cena Elder, a chefe dos anciãos, (Meryl Streep), que faz a linha "prendo e arrebento" tudo mundo para acabar com a rebelião.

Como em "Divergente", o filme do diretor Phillip Noyce deve agradar mais ao público adolescente. Uma produção sem grandes pretensões, vale como uma distração no fim de tarde. 

Com direito a mensagem de fé, esperança, amor e amizade como forma de tornar o mundo melhor.


Ficha técnica:
Direção: Phillip Noyce
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h30
Gênero: Drama/ficção
País: EUA
Classificação: 12 anos
Nota: 2,5 (0 a 5)


Tags: O Doador de Memórias; drama; aventura; Meryl Streep; Jeff Bridges; Paris Filmes; Cinema no Escurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário