10 agosto 2015

Um pouco de quase nada

"Um Pouco de Caos" se preocupa apenas com o romance histórico dos dois personagens principais (Fotos: Imagem Filmes/Divulgação)

Mirtes Helena Scalioni


Uma pretensa discussão sobre beleza, disciplina e equilíbrio parecem ser o mote do filme "Um Pouco de Caos", dirigido por Alan Rickman em sua segunda incursão como diretor. A primeira foi em "Momento de Afeto", pouco visto. E quando se diz "pretensa discussão" e "parecem ser" entenda-se: o longa ficou no meio do caminho e o esperado debate, que se desenha no inicinho do filme, se desmancha em favor do romance impossível entre os dois principais personagens.

Além de diretor, Alan Rickman também atua como o famoso Rei Luiz XIV, aquele que todos conhecem pela vaidade excessiva. Pois bem, é exatamente esse rei que convoca o não menos famoso arquiteto André Le Notre (Matthias Schoenaerts) para construir os jardins do Palácio de Versalhes. 

Este, por sua vez, convoca Sabine de Barra (Kate Winslet) para ajudá-lo e é a partir da união dessa dupla para o trabalho, nos primeiros conflitos e desavenças entre os dois, que o espectador tem indícios de que o filme poderia render algo mais substancioso. Não é.

O esperado conflito e a aguardada discussão dão lugar, na medida em que o filme avança, a um romance morno entre André Le Notre e Sabine de Barra. Mesmo sendo ele casado  com o personagem vivido por Helen McCrory, a relação entre os dois não deslancha, não dá liga, não emociona. Ao final, fica a ideia de que se trata apenas de um romance histórico e ponto final. Quase um documentário.



Ao contrário de Alan Rickman e Kate Winslet, que estão ótimos e protagonizam os raros bons momentos do longa, Matthias Schoenaerts parece atuar com preguiça e faz um André Le Notre burocrático e sem emoção. Além dos belos trajes de época - com destaque para as horrendas perucas masculinas - "Um Pouco de Caos" fica devendo uma melhor história sobre a construção dos jardins e Versalhes. O filme está em exibição na sala 2, sessão das 21h15 do Ponteio Lar Shopping Cineart, duração de 1h57. Classificação: 14 anos

Tags: "Um Pouco de Caos"; Alan_Rickman; Kate_Winslet; Matthias_Schoenaert; drama; romance; Palácio_de_Versalhes; Imagem_Filmes; Cinema_no_Escurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário