10 fevereiro 2016

"O Bom Dinossauro" é uma lição de amizade e família que encanta e emociona

Aventura, humor e uma amizade pouco convencional entre um dinossauro e um menino (Fotos: Disney-Pixar/Divulgação)

Maristela Bretas


Os estúdios Disney-Pixar continuam encantando e emocionando todas as idades. Foi assim no ano passado com Divertida Mente e em outras produções como "Procurando Nemo", "Toy Story" e "Monstros S.A.". Não poderia ser diferente com "o Bom Dinossauro" ("The Good Dinossaur"), que apesar de ter tido uma divulgação menor que a produção anterior, provoca reações em crianças e adultos muito semelhantes. 

Novamente, o enredo extrai de uma situação pouco provável uma linda lição de grandes valores, como amizade e família. E ela sai de uma amizade bem "diferente" entre um menino pré-histórico e um jovem dinossauro de 70 metros.

Tudo isso acontece há uns 65 milhões de anos, mas com uma história muito atual que faz as crianças delirarem no cinema com as aventuras da dupla. Como tudo isso aconteceu? Simples, bastou aquele asteroide que deveria ter acertado a Terra na época passar longe do planeta. Os dinossauros não foram extintos e a relação com a raça humana seria bem diferente, com "cada um no seu quadrado".


A ideia é genial, principalmente porque estes grandes animais são colocados exercendo as funções que deveriam ser dos humanos e estes, por sua vez, são vistos como predadores. Os dinossauros plantam, colhem, estocam alimento, tocam o gado, formam família e ensinam aos filhos a importância da união e de vencer os medos da vida.

Já o menino das cavernas - Spot - é visto como uma ameaça, que ao longo da história vai se tornar o mais fiel dos amigos que Arlo, o dinossauro caçula da família, terá ao longo de sua jornada. O que antes era uma luta pela sobrevivência se transforma numa bela amizade.

Arlo é tremendamente medroso e mais fraco e vive sendo amolado pelo irmão mais velho. O pai, de todas as formas, o incentiva a enfrentar seus medos e conquistar seu espaço. Até que uma tragédia o jovem gigante verde de sua família e o coloca frente a frente com seu então inimigo - Spot. Mas o menino quer apenas um amigo e vai tentar ajudar Arlo a encontrar o caminho de volta para casa. Essa jornada irá unir os dois e será cheia de aventuras, com novos amigos de todos os tamanhos, como T-Rex - e perigosos vilões e predadores.

Lindo, emocionante, "O Bom Dinossauro" é uma ótima opção para ser feita em família. O filme surpreende por sua originalidade e inovação. Os pequenos vão adorar, mas os adultos vão se emocionar com a história. Em tempos de tanta violência e maus exemplos, faz bem mostrar bons valores. A animação, lançada em janeiro, já rendeu mais de três milhões de ingressos vendidos no Brasil e pode ser conferida em 18 salas de 17 shoppings de BH, Betim e Contagem, somente na versão dublada.


Ficha técnica:
Direção: Peter Sohn e Bob Peterson
Produção: Disney / Pixar
Distribuição: Disney / Buena Vista
Duração: 1h35
Gêneros: Animação / Aventura / Comédia
País: EUA
Classificação: Livre
Nota: 4 (0 a 5)

Tags: #OBomDinossauro, #Disney, #Pixar, #Animação, #dinossauro, #prehistoria, #aventura, #bons valores, #família, #amizade, #CinemanoEscurinho, #TudoBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário