02 setembro 2021

"Ziraldo – Uma Obra Que Pede Socorro", um documentário para não deixar a arte morrer




Da Redação


O documentário "Ziraldo – Uma Obra Que Pede Socorro", do diretor Gustavo Dannemann, com produção da Multiphocus Arte & Comunicação, terá premier mundial na 25ª edição do Miami Brazilian Film Festival, que acontece de 4 a 18 de setembro, em Miami. Além do festival internacional, o filme também participará da 44º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. 

A produção traz um importante relato pelo olhar do próprio Ziraldo sobre o descaso com a preservação da arte no Brasil. Em especial, o mural de 32 metros de comprimento por seis metros de altura, criado por ele em 1967, na antiga casa de shows "Canecão", no Rio de Janeiro, e batizado de “Santa Ceia”. Fechado há mais de dez anos, o prédio se encontra abandonado e a obra pode ser perdida por falta de recursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dona do terreno, para recuperar o imóvel. 

Mural "Santa Ceia" (Reprodução)

O documentário, gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo, foi realizado ao longo de cinco anos. Com narração de Gracindo Jr., a produção conta com depoimentos de artistas, escritores e cartunistas como Aroeira, Guilherme Rodrigues, Jaguar, Juarez Machado, Lan, Luiz Fernando Dannemann, Paulo Caruso, Ricardo Cravo Albin, Thereza Miranda, Zuenir Ventura, além da participação especial do próprio Ziraldo.

Segundo o diretor Gustavo (Guga) Dannemann, a proposta é lançar "Ziraldo – Uma Obra Que Pede Socorro" no circuito comercial. As negociações para o lançamento também em plataformas de streaming estão avançadas e sendo feitas pela distribuidora Elo Company.


Ficha técnica
Direção: Guga Dannemann
Roteiro: Guilherme Rodrigues, Guga Dannemann, Luiz Fernando Dannemann
Produção: Fernanda Dannemann
Duração: 1h12
Produção: Multiphocus Arte & Comunicação
Distribuição: Elo Company
Classificação: Livre

Um comentário: