04 junho 2023

"Boogeyman - Seu Medo é Real" é bom, mas demora a entregar o terror esperado

Baseado na obra de Stephen King, produção foca especialmente nas irmãs ameaçadas pelo bicho-papão 
(Fotos: 20th Century Studios)


Maristela Bretas


Baseado no conto "The Boogeyman", de Stephen King, está em cartaz nos cinemas o suspense/terror "Boogeyman - Seu Medo é Real", produção dirigida por Rob Savage que fica um pouco a desejar por ser originado da obra de um dos maiores escritores do gênero.

O filme se arrasta muito até começar a deixar público tenso. Passa muito tempo tentando explicar o drama da família Harper que vive o luto da perda da mãe. O pai, Will, interpretado por Chris Messina, não convence muito como psiquiatra. 


Já as filhas, a adolescente Sadie (Sophie Thatcher) e a pequena Sawyer (Vivien Lyra Blair), dão conta do recado, especialmente a mais nova. No restante do elenco, destaque para David Dastmalchian, que faz o misterioso Lester. 

É claro que o filme tem terror e quando acontece, cumpre sua proposta. Mas o roteiro é muito clichê nas aparições da figura monstruosa. Elas começam lentamente, como se ele estivesse absorvendo o medo e a fragilidade da família em luto. Para, no final, se mostrar quase que por completo. 


O longa explora mais o suspense, deixando nas mãos das duas irmãs o trabalho pesado de garantir as boas cenas. Uma dessas cenas, protagonizada por Sawyer, chega a lembrar a versão de "Poltergeist – O Fenômeno" (1982), produzida e roteirizada por Steven Spielberg. 

Bem feita também a caracterização da casa onde o tal "bicho-papão" habita, com iluminação à luz de velas e paredes cobertas por teias. O monstro tem semelhança com o da série "Stranger Things", sucesso da Netflix. 


A abordagem do luto gerando interpretações diferentes em cada personagem ficou interessante. Em "Boogeyman - Seu Medo é Real", Sadie está tentando lidar com a perda da mãe, ao mesmo tempo tendo que enfrentar uma presença maligna e bem assustadora que atormenta ela e Sawyer. 


Elas tentam convencer o pai de que um monstro saindo do armário com poderes sobrenaturais está tentando matá-las, mas ele não acredita nas filhas. Tudo começou após Wil receber a visita do estranho Lester, que teria matado os filhos e estaria possuído por esta entidade.


O filme se torna melhor da metade para o final, apesar de ser previsível. Conseguiu mesclar drama, suspense e terror, gêneros que o roteirista Scott Beck sabe conduzir bem, como mostrou no excelente "Um Lugar Silencioso" trabalho dividido com Bryan Woods em 2018.


Ficha técnica:
Direção:
Rob Savage
Produção: 20th Century Studios, 21 Laps Entertainment / Hulu / Madhouse Entertainment
Distribuição: 20th Century Studios
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h39
Classificação: 16 anos
País: EUA
Gêneros: terror / suspense

Nenhum comentário:

Postar um comentário