22 setembro 2025

Mostra 19ª CineBH exibe, de graça, grandes estreias e produções do cinema latino-americano

 
 

Da Redação

 
De "O Agente Secreto", com Wagner Moura, a produções latino-americanas, com programação gratuita em pré-estreias e mostras temáticas. Esta é a 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, que acontece de 23 a 28 de setembro em dez espaços da capital, num total de 71 sessões de cinema. 

Toda a programação é gratuita para o público. A retirada de ingressos deve ser feita nas bilheterias dos cinemas 60 minutos antes de cada sessão. Sujeito e lotação de cada espaço. Saiba mais sobre a programação completa no site oficial do evento: https://cinebh.com.br

Carlos Francisco (Universo Produção)

A abertura na noite do dia 23 será às 20 horas, no Cine Theatro Brasil, com o aguardado “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, filme que conquistou os prêmios de melhor direção, ator (Wagner Moura) e crítica no Festival de Cannes, além de ser o escolhido para disputar pelo Brasil o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. Será a primeira exibição do longa em Minas Gerais

MOSTRA HOMENAGEM

O tributo da 19ª CineBH será ao ator mineiro Carlos Francisco, uma das presenças mais marcantes e carismáticas do cinema brasileiro contemporâneo.  Integrante do elenco de "O Agente Secreto", ele estará presente na abertura do evento e será homenageado também nos demais dias com a exibição de sessões especiais de sua filmografia. 

Celebrado por sua versatilidade, Carlos iniciou a carreira no teatro amador nos anos 1980, fundou o Grupo Folias em São Paulo e estreou no cinema em 2005 com “O Casamento de Romeu e Julieta”. O ator teve participações especiais também em “Bacurau” (2019), “Marte Um” (2021) e “Estranho Caminho” (2023), “Enterre seus Mortos” (2024) e “Suçuarana” (2025).

Mostra CineMundi

Nós Somos o Nosso Futuro?

A seleção da 19ª CineBH deste ano apresenta narrativas latino-americanas a partir do tema “Horizontes Latinos: Nós Somos o Nosso Futuro?”, que reflete sobre a soberania cultural e política do cinema latino-americano e incentiva narrativas que rompam com o eurocentrismo.

Serão exibidos 101 filmes, sendo 48 longas, um média e 52 curtas-metragens, distribuídos nas mostras Território, Conexões, Vertentes, Praça, Homenagem, CineMundi, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Curtas Contemporâneos, WIP, Mostrinha, além da abertura e um cine-concerto.

A programação deste ano conta com narrativas que abordam questões sociais, políticas e culturais, ao mesmo tempo em que propõem caminhos estéticos ousados, numa seleção diversificada de obras, muitas delas inéditas no Brasil. 

Mostra Territórios

Recorte latino-americano

A 19ª CineBH destaca 16 filmes nas mostras Território (competitiva) e Conexões, com produções de Brasil, Uruguai, México, Equador, Peru, Chile, Argentina, Porto Rico e Colômbia, várias delas em coproduções com países europeus e asiáticos. 

A seleção da Mostra Território privilegia títulos inéditos ou com pouca circulação no Brasil, explorando perspectivas únicas do continente, com curadoria de Cléber Eduardo, Ester Fér, Leonardo Amaral e Mariana Queen Nwabasili. 

- “Bienvenidos Conquistadores Interplanetários y Del Espacio Sideral” (Colômbia, Portugal, 2024), de Andrés Jurado, 95 min- “Chicharras” (México, 2024), de Luna Marán
- “Huaquero” (Equador, Peru, Romênia, 2024), de Juan Carlos Donoso Gómes- “Movimento Perpétuo” (Brasil, 2024), de Leandro Alves
- “Punku” (Peru, Espanha, 2025), de J. D. Fernández Molero
- “Queimadura Chinesa” (Uruguai, Brasil, 2025), de Verónica Perrota
- “Uma casa com dois cachorros” (Argentina, 2025), de Matías Ferreyra

Mostra Conexões

MOSTRA CONEXÕES

Novidade desta edição, a Mostra Conexões destaca a inventividade em formas amplas e serve de ampliação do panorama no continente a partir da visão dos curadores.

- “Álbum de família” (Argentina, 2024), de Laura Casabé
- “Cais” (Brasil, 2025), de Safira Moreira
- “Crónicas del absurdo” (Cuba, 2024), de Miguel Coyula
- “Memória Implacable” (Chile, Argentina, 2024), de Paula Rodríguez
- “Notas sobre um desterro” (Brasil, 2025), de Gustavo Castro
- “Todo documento de civilización” (Argentina, 2024), de Tatiana Mazú González
- “Todo parecía posible” (Porto Rico, Estados Unidos, 2024), de Ramón Rivera Moret
- “Un cuento de pescadores” (México, 2024), de Edgar Nito

Mostra Vertentes

MOSTRA VERTENTES

Criada no ano passado para abrigar filmes brasileiros de destaque em festivais do país, em 2025 a Vertentes se ampliou para um recorte mais geral de produções contemporâneas realizadas no país. 

A seleção reflete caminhos criativos em andamento, narrativas que exploram conflitos, transformações e descobertas multifacetadas. A curadoria é de Marcelo Miranda e Rubens Fabrício Anzolin e conta com pré-estreias, todas inéditas em Belo Horizonte.

- “A Voz de Deus” (2025), de Miguel Antunes Ramos
- “Apenas Coisas Boas” (2025), de Daniel Nolasco
- “Aqui Não Entra Luz” (2025), de Karoline Maia
- “Assalto à Brasileira” (2025), de José Eduardo Belmonte
- “Enquanto o Céu não me Espera” (2025), de Christiane Garcia
- “Enterre seus Mortos” (2024), de Marco Dutra
- “Meu Pai e Eu” (ES, 2024), de Thiago Moulin
- “Morte e Vida Madalena” (2025), de Guto Parente
- “Nosferatu” (2025), de Cristiano Burlan
- “Paraíso” (2025), de Ana Rieper
- “Um Minuto é uma Eternidade para Quem está Sofrendo” (2025), de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro
- “Verde Oliva” (2025), de Wellington Sari

Mostra Diálogos Históricos

MOSTRA DIÁLOGOS HISTÓRICOS

Neste ano, o destaque-homenagem será ao dominicano Nelson Carlo De los Santos Arias, com obras emblemáticas que o tornam um dos nomes mais singulares do continente. 

Com curadoria de Marcelo Miranda e colaboração de Cléber Eduardo, a seleção exibe quase toda a obra de Nelson ao longo de três dias. Todas as sessões vão ter a presença do cineasta, que irá conversar com os espectadores.

- “Canciones de Cuna” (2014)
- “Cocote” (2017)
- “Pareces una carreta de esas que no la para ni lo’ bueye” (2013)
- “Santa Teresa y Otras Historias” (2015)

MOSTRA CINEMUNDI

Celebrando os 16 anos do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, com curadoria de Pedro Butcher, o recorte exibe filmes cujos primeiros projetos passaram pelo programa de coprodução, realizado anualmente em Belo Horizonte. Todos eles vêm tendo ampla repercussão no cenário mundial em anos recentes.

- “A Natureza das Coisas Invisíveis” (DF, 2025), de Rafaela Camelo, 90 min
- “A Vida Secreta dos Meus Três Homens” (PE, 2025), de Letícia Simões, 75 min
- “As Muitas Mortes de Antonio Parreras” (RJ, 2024), de Lucas Parente, 65 min
- “Nimuendajú” (MG, 2024), de Tania Anaya, 85 min
- “Suçuarana” (MG, 2024), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, 85 min

Mostra Praça

MOSTRA PRAÇA

A Mostra Praça acontece a céu aberto na Praça da Liberdade, sempre às 20 horas, integrando o cinema à paisagem urbana de Belo Horizonte. Para este ano, o foco está na música como elemento de ligação entre os filmes. Cada filme traduz a musicalidade como forma de resistência, invenção lúdica ou conexão cultural.

- Dia 25/09 - “Ritas” (Brasil, 2025), de Oswaldo Santana e Karen Harley
- Dia 26/09 - “Lagoa do Nado - A Festa de um Parque” (MG, Brasil, 2025), de Arthur B. Senra
- Dia 27/09 - “Milton Bituca Nascimento” (Brasil, 2025), de Flávia Moraes

MOSTRINHA

Para toda a família tem a Mostrinha de Cinema, com sessões no Cine Petrobras na Praça e no Cine Santa Tereza. As sessões serão acompanhadas pelos personagens da Turma do Pipoca e intervenções circenses. 

DIA 27 (sábado), às 17 horas, na Praça da Liberdade: intervenção circense do Palhaço Cloro, seguida por uma sessão de curtas-metragens:
- “Menino Gepeto”, de Cláudio Constantino e Rafael Guimarães (Animação, 13min, MG, 2025);
- “Sobre Amizade e Bicicletas”, de Julia Vidal (Ficção, 12min, Brasil, 2022);
- “Sacis”, de Bruno Bennec (Ficção, 23min, MG, 2024).

DIA 28 (domingo), às 16 horas, no Cine Santa Tereza: espetáculo circense do Palhaço Pitoco e o show de mágica de Roni Rodan. Na sequência, sessão de curtas de animação acompanhada do especial Cine-Concerto Tela Sonora, que reúne música eletrônica e animações brasileiras. O programa exibe quatro obras marcantes da animação nacional: 
- “O Malabarista” (Iuri Moreno, 2018);
-  “Caminho dos Gigantes” (Alois Di Leo, 2016);
- “Plantae” (Guilherme Gehr, 2017);
- “Meow!” (Marcos Magalhães, 1981)

Mostrinha

MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO

Com produções independentes de Belo Horizonte e região metropolitana em diálogo direto com a vivência nas cidades, a curadoria de Bruna Piantino adotou o tema “Um lugar ao sol”. Serão 13 filmes, entre curtas e longas-metragens, em sessões temáticas com rodas de conversa sobre maternidade solo, corpo-território, existências trans, arte e desejo e entrelaços geracionais, com a presença de convidados.

Curtas:
- “Babilônia”, de Duda Gambogi
- “Carlito(s)”, de Pedro Rena
- “Escuta pra cê vê”, de Arthur Medrado e Thamira Bastos
- “Não Quero ser Capeta, Não!”, de Duna Dias e Leonardo Augusto
- “Pandeminas”, de Ben-Hur Nogueira
- “PPL é Quem?”, de Ludmilla Cabral
- “Ressaca”, de Pedro Estrada; “Mandinga”, de Mariana Starling
- “Tudo o que Quiser”, de Mariana Machado
- “Um Ato de Corpo Inteiro”, de Marianna Fagundes
- “Vidas (ou)vidas – Yusuf”, de Luís Evo

Longas:
- “Lagoa do Nado - A Festa de um Parque”, de Arthur B. Senra
- “Sou Amor”, de André Amparo e Cris Azzi

Mostra A Cidade em Movimento

MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS

Rubens Fabricio Anzolin agrupou 18 curtas-metragens selecionados em quatro sessões, com obras que exploram poéticas singulares de se relacionar com o mundo. São filmes sobre o território e o Brasil, desviando do realismo puro para mergulhar em texturas, experimentações e brechas narrativas. 

- "Aparição", de Camila Freitas
- "Bailinho", de Gabriel Vieira de Mello
- "Confluências", de Dácia Ibiapina
- "Desvios Diários: Domingo", de Bruno Risas
- "Dois Nilos", de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro
- "Entre Aulas", de Marizele Garcia
- "Goiânia: Notas Pendulares sobre a Metrópole", de O. Juliano Gomez
- "Jamais visto", de Natália Reis
- "Kabuki", de Tiago Minamisawa
- "Lagoa Armênia", de Leonardo da Rosa
- "Mãe do Ouro", de Maick Hannder
- "Marmita", de Guilherme Peraro
- "Moscou", de Victória Correa Silva
- "Pequeno B", de Lucas Borges
- "Sebastiana", de Pedro de Alencar
- "Sutura", de Felipe Fuentes e Miller Martins
- "Terra Mãe Mãe Terra", de Júlia Mattar
- "Três", de Lila Foster

Filmes na plataforma Itaú Cultural Play

Programação online

Diversos títulos da Mostra A Cidade em Movimento da 19ª CineBH estarão disponíveis na programação online que poderá ser acessada gratuitamente na plataforma do evento cinebh.com.br. 

Além disso, um recorte especial de filmes vai compor uma seleção na plataforma Itaú Cultural Play no período de 29 de setembro a 13 de outubro, em parceria com o Itaú Cultural. Acesso pelo link : https://www.itauculturalplay.com.br/

Serviço:
19ª CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e 16º Brasil Cinemundi – Encontro Internacional de Coprodução
Data: 23 a 28 de setembro
Programação: https://cinebh.com.br
Ingressos: sessões gratuitas, com retirada de ingressos nas bilheterias dos cinemas 60 minutos antes de cada sessão. Sujeito e lotação de cada espaço
Locais de realização:
- Fundação Clóvis Salgado = Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno e Jardim do Parque;
- Cine Theatro Brasil (Grande-Teatro e Teatro de Câmara);
- Centro Cultural Unimed-BH Minas = sala 2
- Una Cine Belas Artes;
- Cine Santa Tereza;
- Teatro Sesiminas;
- Praça da Liberdade;
- Casa da Mostra - CineMundiLab - Rua Maripá, 43 - Serra
Informações: (31) 3282-2366

19 setembro 2025

"Sr. Blake ao Seu Dispor": um filme-conforto sem contra-indicações

John Malkovich entrega charme e um bom francês ao dividir o protagonismo com a sempre bela e 
excelente Fanny Ardant (Fotos: Ricardo Vaz Palma/Bidibul Productions)
 
 

Patrícia Cassese

 
O argumento de "Sr. Blake ao seu Dispor" (no original, "Complètement Cramé!", algo como "completamente louco", em tradução livre), roteiro e direção do francês Gilles Legardinier, que está em cartaz no Una Cine Belas Artes, não é necessariamente novo.

Um estranho chega subitamente a uma localidade de tal modo imersa em sua rotina que nem mesmo os incômodos dela decorrentes são suficientes para provocar questionamentos em quem por ali habita. 

A introdução de um novo elemento na dinâmica daquele ecossistema, como de praxe, acaba por desencadear pequenos sismos, que, desse modo, paulatinamente movimentam as rígidas estruturas que sustentam o microuniverso.


O estranho, no caso, é Andrew Blake, um britânico interpretado por John Malkovich (norte-americano, frise-se), com sua elegância habitual - trata-se de sua estreia como protagonista de uma produção francesa.  

Já a localidade em foco é uma imponente mansão no interior da França - belíssima, mas, no momento, destituída dos recursos necessários para sua eficaz manutenção. 

A atual proprietária, Madame Beauvillier (vivida pelo ícone do cinema francês Fanny Ardant - detalhe: cada dia mais linda), pensa em voltar a receber hóspedes, de modo a amenizar os custos. 


Aliás, se hospedar ali é justamente o propósito de Andrew Blake, que deixa a vida na Inglaterra para rever o lugar no qual, décadas atrás, conheceu aquela que se tornou sua parceira de vida, Diane, falecida há quatro meses. 

Descrito assim, o filme pode sugerir, ao leitor, tratar-se apenas de um drama.  Mas não, a história inclusive abre espaço para o riso, ainda que o elemento humor, aqui, concentre-se mais nas tiradas sutis que saem da boca do personagem citado no título dado pela distribuidora brasileira. 

Detalhe: o original repete o do livro homônimo escrito pelo próprio Legardinier, lançado em 2012 e, desde então, traduzido para 17 idiomas.


Como dito, Blake chegou até a mansão no afã de reavivar as memórias do tempo em que conheceu aquela que foi a sua cara-metade, mãe de sua única filha. 

No entanto, uma pequena confusão se instala: é que, na verdade, a casa ainda não está aberta a receber hóspedes e, naquele momento de preparativos para tal, uma vaga para o posto de mordomo foi aberta. 

Com isso, Odile (Émilie Dequenne, ótima), cozinheira e governanta da casa, julga ser o Blake nada mais que um candidato à vaga, e, assim, o instala na ala dos empregados. 


Mesmo quando a confusão se desfaz entre os dois, Blake segue se passando por um aspirante a mordomo perante Madame Beauvillier, posto que só assim conseguiria permanecer por lá.

Nesta "encenação", claro, ele conta com a cumplicidade de Odile, personagem que, no curso do tempo, ergueu um muro em torno de si para se proteger do outro. Aliás, aos poucos, ela acaba revelando a Blake os motivos que a tornaram, assim, tão rígida quanto pouco permeável a estranhos. 

Um comportamento que inclusive a faz dar tudo de si no preparo das refeições do seu gato, Mephisto, mas, em contrapartida, se resumir ao trivial para os demais. 


A interação de Odile com Blake a faz rever comportamentos - e desanuvia suas feições. E o mesmo acontece com os demais personagens que compõem a trama, incluindo a jovem Manon (Eugénie Anselin), responsável pelos serviços gerais da casa, e que está grávida, tendo sido abandonada pelo parceiro e expulsa de casa pela mãe.

E Phillipe (Philippe Bas), o arisco caseiro, que prefere que seus interesses pessoais (como a construção de miniaturas de casas) não sejam do conhecimento das demais pessoas por ali.


Em meio aos acontecimentos provocados pela chegada de Blake, despontam também belas falas, como quando o personagem reflete que os arrependimentos por decisões que tomou no curso da vida, hoje, não o afetam tanto quanto o impacto diante da perda das pessoas que amava. 

O filme também aponta como o dar as mãos, diante de certas situações da existência, é um passo importante até mesmo para mudanças de ordem prática, como arrumar um quarto para a nova habitante da casa central ou um acesso mais inteligente para o gato adentrar a casa.


O fato de o diretor e roteirista (função dividida com Christel Henon) ser também o autor do livro adaptado, claro, garante a fidelidade ao conteúdo da obra e às reflexões - pertinentes - que coloca ao leitor/espectador. 

Um outro chamariz é observar Malkovich se esmerando no francês para fazer bonito - e, voilà, ele vence o desafio! Certo, algumas partes meio non sense (como o enfrentamento aos corretores que visam a venda da mansão) poderiam ser limadas. 

Mas, no frigir dos ovos, "Sr. Blake ao Seu Dispor" insere-se na categoria dos "filmes conforto", o que, em tempos tão bélicos, não é pouca coisa.


Ficha técnica:
Direção e roteiro:
Gilles Legardinier
Produção: Universal Pictures
Distribuição: Mares Filmes
Exibição: Una Cine Belas Artes - sala 1
Duração: 1h50
Classificação: 12 anos
Países: França, Luxemburgo
Gêneros: comédia, drama