terça-feira, 26 de setembro de 2017

"O Assassino - O Primeiro Alvo" - Um filme de ação muito bom quase estragado pelo título

Produção tem no elenco principal Dylan O’Brien, da franquia “Maze Runner”, e Michael Keaton, de "Birdman" (Fotos: Christian Black/StudioCanal)

Maristela Bretas


Gostaria de entender o que passa na cabeça de quem faz alguns títulos em português sem pé nem cabeça, quando bastava traduzir o original para que tivesse sentido e fosse mais chamativo. É o caso de "O Assassino: O Primeiro Alvo" ("American Assassin"), que poderia simplesmente ser "Assassino Americano" ou "O Assassino", como a Paris Filmes está usando em seus tweets. Mas não se deixe influenciar por esse "vacilo", "O Assassino" é um filme muito bom, com bastante ação, os atores estão bem em seus papéis, direção e roteiro entregam uma produção que vai agradar aos fãs do gênero. 

Dirigido por Michael Cuesta, responsável por algumas temporadas das séries de TV "Homeland", "Dexter", "Elementary" e "True Blood", ele foi inspirado no best-seller homônimo de Vince Flynn. Um vídeo do making off da produção mostra depoimentos da direção, elenco e colaboradores, cenas dos bastidores e o processo de escalação e treinamento de Dylan O’Brien para o papel de Mitch Rapp, além da construção de seu personagem na produção. Clique aqui para ver. 

Protagonizado por Dylan O’Brien (da franquia “Maze Runner”) e Michael Keaton (vencedor do Globo de Ouro por "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”, "O Assassino" destaca ainda as participações de Taylor Kitsch ("De Battleship - A Batalha dos Mares"), Sanaa Lathan ("Truque de Mestre: O Segundo Ato") e Shiva Negar ("Minha Babá é Uma Vampira").

Dylan O’Brien é o ex-fuzileiro Mitch Rapp, que vê a noiva ser morta na sua frente durante um atentado terrorista. Sua vida se resume a vingar a morte da jovem caçando os autores, o que desperta a atenção de uma divisão especial da CIA, que resolve recrutá-lo. 

O jovem incontrolável, que não aceita ordens, é enviado para treinamento com o veterano militar Stan Hurley (Michael Keaton), que prepara assassinos secretos de atuação internacional e tem sérias ressalvas à avaliação psicológica de Mitch. Taylor Kitsch interpreta "Fantasma", um dos ex-alunos de Stan que agora trocou de lado.

"O Assassino" é ação do início ao fim e Dylan se mostra mais maduro e bem adequado ao papel. Keaton é um show à parte de interpretação. Uma boa surpresa é a jovem atriz Shiva Negar, que faz uma espiã parceira de Mitch. Muitos efeitos visuais usados sem exagero, tiros, explosões e perseguições por locações bem escolhidas, a começar por Roma. Vale a pena conferir.



Ficha técnica:
Direção: Michael Cuesta
Produção: Lionsgate / CBS Films / Di Bonaventura Films
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h51
Gêneros: Ação / Suspense
País: EUA
Classificação: 16 anos
Nota: 3,5 (0 a 5)

Tags: #OAssassino, @DylanOBrien, @MichaelKeaton, #MitchRapp, @MichaelCuesta, @TaylorKitsch, #ação, #suspense, @Lionsgate, @ParisFilmesBR, @EspaçoZ, @cinemas.cineart, @CinemanoEscurinho