06 agosto 2021

"O Diabo Branco" é um filme de terror que não assusta ninguém

A viagem de férias de um grupo de jovens  se torna um pesadelo nesta coprodução entre Argentina e Brasil (Fotos: Pandora Filmes)


Jean Piter Miranda


Para quem gosta de um filme de terror, já está em cartaz nos cinemas a coprodução entre Brasil e Argentina, “O Diabo Branco” ("El Diablo Blanco"). O longa conta a história de quatro amigos que vão para o interior passar uns dias de férias em uma pousada. Uma espécie de hotel fazenda, bem retirado.

E o que parecia ser uma temporada de descanso e lazer acaba se tornado um tormento com o surgimento de um homem misterioso. O grupo se vê preso em uma lenda maligna que toma conta da pequena cidade.


É bem clichê a história de um grupo de amigos ir para um lugar “mal assombrado”. "O Diabo Branco" parte dessa fórmula, muito utilizada no cinema americano, com pistas deixadas ao longo do filme. Seria um quebra-cabeça para o espectador juntar os pedaços e ficar preso, instigado com os próximos acontecimentos. Mas isso não acontece. Não há nada oculto e nem é preciso fazer muita força pra entender o que está se passando. 

O filme tem ainda outros clichês. Pessoas que parecem hostis a princípio, mas que não são os vilões. Um personagem que parece louco, mas que diz coisas sensatas e importantes. Por parecer descontrolada, ninguém liga. Tem também o mocinho, que banca o corajoso e faz burradas impensadas. É bem incômodo ver tudo isso. Sem contar os erros de roteiro sendo repetidos em uma produção que tenta se vender como novidade. 


E as mortes vão ocorrendo. Mesmo assim, o grupo não consegue ir embora. Pessoas normais fugiriam a pé, mas não ficariam de jeito nenhum. Logo, é um tanto ofensivo para a inteligência de quem está assistindo aceitar que o grupo é tão burro ou tão ingênuo, exatamente por se tratarem de adultos. Os acontecimentos que forçam os jovens a ficarem presos no local não convencem, são situações bem forçadas.


Dá pra notar também que o filme foi feito com um baixo (ou talvez baixíssimo) orçamento. São poucas as locações e cenários e, praticamente, não há efeitos especiais. O elenco é bem pequeno. Não houve nem mesmo o cuidado em caracterizar uma viatura de polícia. É um produto simples, um tanto previsível e bem frustrante por não ter reviravoltas. 

"O Diabo Branco" começa e termina sem grandes emoções. Sem que o espectador consiga ter simpatia pelos protagonistas. A história caminha do início ao fim sem novidades, sem sustos, sem medo, sem nada pra pensar depois. Um filme que destoa muito das grandes produções argentinas dos últimos anos. É uma tentativa de fazer terror que falhou. 



Ficha técnica:

Direção e roteiro: Ignácio Rogers

Distribuição: Pandora Filmes

Exibição: nos cinemas

Duração: 1h23

Países: Argentina / Brasil

Gênero: Terror

Nota: 2,5 (de 0 a 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário