21 fevereiro 2019

"Todos Já Sabem" é um suspense que entrelaça vidas e expõe segredos de família

Penélope Cruz e Javier Bardem protagonizam este drama espanhol que aborda principalmente a relação familiar (Fotos: Memento Films Distribution)

Maristela Bretas


Muitas são as produções espanholas que dão prazer em assistir. "Todos Já Sabem" ("Todos lo Saben") é um exemplo disso, principalmente por reunir um elenco renomado com nomes como Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín. O suspense explora as relações entre os membros de uma família e o pequeno vilarejo onde vivem. E como são vistos (e tratados) aqueles que deixaram o local. Quem ficou e quem quer sair também, como encaram a rotina diária e como "aceitam" a volta, mesmo que temporária, daqueles que partiram. 


Velhos rancores, inveja, ganância, ciúme se misturam com saudade, carinho e amor para contar a história de Laura (Penélope Cruz) que retorna à sua cidade natal na Espanha para acompanhar a cerimônia de casamento de sua irmã mais nova, Anna (Inma Cuesta). Por motivos de trabalho, Alejandro (Ricardo Darín), o marido argentino dela, não pode acompanhá-la. 


Na cidade, Laura reencontra o ex-namorado, Paco (Javier Bardem), que não via há muitos anos e que agora está casado com Bea (Bárbara Lennie). Durante a festa de casamento, uma pessoa é sequestrada e toda a família precisa se unir para tentar resolver o caso, enquanto se questionam se o culpado estaria entre eles. Na busca por uma solução, segredos e mentiras são revelados e pode mudar a vida de todos eles.


"Todos Já Sabem" trata-se de um filme sobre gente, mas é a preocupação com detalhes nas imagens de objetos e rostos que dão o maior peso à narrativa. Com diálogos curtos e densos, mas marcantes, o diretor e roteirista Asghar Farhadi aposta num tema comum para mostrar a complexidade das relações familiares. A narração não fica lenta, mas se mostra confusa às vezes por causa das várias histórias inseridas, abordando segredos que dificilmente permanecem guardados e são explorados nas mais diversas situações, especialmente porque todas envolvem dinheiro. 


O destaque na narrativa fica para o casal Cruz/Bardem, com uma atuação mediana de Darín, que ficou à sombra dos dois, mesmo com o diretor dando a cada integrante do elenco o peso que a trama exige. Participam também do filme Eduard Fernández (Fernando, cunhado de Laura), Elvira Mínguez (Mariana, irmã mais velha de Laura e casada com Fernando), Sara Sálamo (Rocio, sobrinha de Laura), Roger Casamajor (Joan, marido de Anna), José Ángel Egido (investigador) e Jaime Lorente (Luis, namoradinho da filha de Laura).

Um drama com pinceladas de romance policial, "Todos Já Sabem" é uma produção que merece ser conferida pela história e pelas belas paisagens. Filmado inteiramente em espanhol, foi rodado na cidade espanhola de Torrelaguna, além de Madri e Guadalajara, exibe também costumes de comunidades locais, especialmente as festas familiares, com muito vinho, comida e canções.



Ficha técnica
Direção e roteiro: Asghar Farhadi
Produção: Memento Films Productions / Morena Films / Lucky Red / France 3 Cinéma / Rai Cinema
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h12
Gêneros: Drama / Suspense
Países: Espanha / França / Itália
Classificação: 12 anos
Nota: 3,5 (0 a 5)

Tags: #TodosJáSabem, #PenelopeCruz, #JavierBardem, #RicardoDarín, #drama, #suspense, @ParisFilmes, @cinemanoescurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário