21 setembro 2022

Mostra 16ª CineBH oferece arte e cinema de graça até dia 25

(Fotos: Leo Lara e reproduções)


Da Redação


A 16ª edição da CineBH ­– Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 13º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting é uma ótima opção de programação cultural - boa e de graça - para o público de BH até domingo, dia 25. 

Diversos pontos da capital mineira receberão atividades para todas as idades e públicos, em uma temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países, em conexão com as outras artes e em diálogo com a cidade.

Edição de 2019

O público poderá conferir 116 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e mostras temáticas, de 22 países (Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Catar, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, EUA, França, Guatemala, Holanda, México, Noruega, Paraguai, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suíça, Uruguai, Venezuela). E de 20 estados brasileiros (AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PE, PI, PR, RJ, RR, RS, SC, SE, SP).


Haverá também debates, painéis e rodas de conversa, masterclasses internacionais, oficinas e encontros de coprodução, ocupando 11 espaços de BH: Casa da Mostra, Cine Theatro Brasil Vallourec, Cine Una Belas Artes, Cine Humberto Mauro, Centro Cultural Unimed-BH Minas Tênis Clube, Cine Sesc Palladium, Cine Santa Tereza, Centro Cultural Sesiminas, Filme de Rua, Praça da Liberdade e Cinema de Fachada Espanca.


Voltado para crianças e jovens, a 16ª edição da Mostra apresenta o Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, programa que beneficia estudantes e educadores da rede pública de ensino e promove a Mostrinha de Cinema, dedicada ao público infanto-juvenil. Além de toda esta programação é possível conferir ainda a grade exclusiva online de produções. Basta acessar o site oficial do evento - www.cinebh.com.br e www.brasilcinemundi.com.br
 

Cinema Latino-Americano

A temática desse ano, anunciada na abertura do evento, é o “Cinema Latino-Americano: Quais as Imagens da Internacionalização?”, com o novo eixo adotado pela CineBH de olhar para a produção da América Latina. 

E destacar a homenagem à atriz mineira Rejane Faria, que tem desenvolvido carreira importante no teatro e no cinema de Minas há 15 anos. Ela está no elenco de “Marte Um”, filme escolhido pelo Brasil para tentar uma vaga no Oscar 2023.
 

O público da CineBH poderá se aprofundar através das sessões e dos debates realizados durante os eventos. O Cinema Latino-Americano foi o centro das conversas no bate-papo realizado na tarde desta quinta-feira no Cine Humberto Mauro.

O evento contou com a presença de convidados internacionais tratando da presença latina nos festivais e circuitos de exibição ao redor do mundo. A atriz Rejane Faria vai ser vista em diversos longas e curtas-metragens da Mostra Homenagem.


Enquanto o Brasil CineMundi vai promover . Consolidado como ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo, o Brasil CineMundi faz a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual, reunindo anualmente dezenas de profissionais do audiovisual que vêm exclusivamente ao Brasil para participar das dezenas de encontros e atividades de olho no cinema brasileiro do futuro

Além das rodadas de negócios e consultorias aos projetos selecionados, o Brasil CineMundi oferece uma programação diversificada com atividades focadas no desenvolvimento profissional do setor audiovisual com ações de difusão, formação de público e formação técnica.

Serviço:
16ª edição da CineBH e 13º Brasil CineMundi
Data: Até 25 de setembro
Ingressos: gratuitos para todos os eventos
Locais: segundo a programação pelos sites www.cinebh.com.br e www.brasilcinemundi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário