27 junho 2014

Jersey Boys e os embalos do "The Four Seasons"

A banda "The Four Seasons" fez sucesso cantando rock e baladas nos anos 60 (Fotos: Warner Bros./Divulgação)

Maristela Bretas

Da Broadway para as telas do cinema, "Jersey Boys: em Busca da Música" ("Jersey Boys") é um filme que faz a gente cantar e bater o pé no chão, acompanhando o ritmo das canções. Muitos dos sucessos criados pelo "quarteto fantástico" do subúrbio de Nova Jersey (EUA) nos anos 60 ainda são interpretados até hoje em diversos ritmos.



De quatro jovens que viviam se envolvendo em confusões com a polícia, nasceu a banda que ficou mundialmente conhecida como os "The Four Seasons". 

Se a trajetória do grupo já fazia sucesso como musical em Nova York, nada melhor que aproveitar o elenco no filme. 

E foi a voz fantástica de John Lloyd Young (que interpreta o vocalista Frankie Valli) uma das coisas que mais encantou o diretor Clint Eastwood.



Para que a biografia ficasse ainda mais autêntica, a produção contou com a assessoria de dois dos integrantes da banda - o próprio Frankie Valli e Bob Gaudio, compositor dos maiores sucessos do "The Four Seasons". 

No filme, ele é interpretado pelo ator Erich Bergen. Gaudio foi o autor de músicas como "Sherry", "Big girls don't cry", "Walk like a man" e a espetacular "Can't take my eyes off you".


A história do grupo começa nos anos 50, contada pelo guitarrista e encrenqueiro Tommy De Vito (papel de Vincent Piazza), que estava sempre envolvido com roubos e coisas ilegais. 

Ele sempre dividia os períodos na prisão com o arranjador Nick Massi (interpretado por Michael Lomenda). 

Nos anos 60, entra em cena o produtor musical, arranjador e empresário Bob Crewe (vivido por Mike Doyle), que aposta nos quatro rapazes e nas músicas compostas por Gaudio. 

O longa de Clint Eastwood mostra a ascensão e queda do quarteto, de muito talento, mas envolto em uma nuvem de brigas internas. 

Além das relações escusas com o mafioso Angelo "Gyp" De Carlo, papel interpretado por Christopher Walken.

Um filme que merece ser visto, tanto pelas músicas quanto pela reconstituição de época, muito bem trabalhada. 

Só achei dispensável a cena final, que vou deixar para o internauta avaliar. Não importa, vale a pena assistir, a gente sai do cinema cantando "I love you baby", sem perceber.

Conheça a banda



Ficha técnica:
Direção: Clint Eastwood
Produção: Malpaso 
Distribuição: Warner Bros.
Duração: 2h14
Gênero: Musical/Biografia
País: EUA
Classificação: 12 anos
Nota: 4,8 (0 a 5)

Tags: Jersey Boys: em Busca da Música; Clint Eastwood; Frankie Valli; The Four Seasons; biografia; musical; Warner Bros.; Cinema no Escurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário