20 junho 2014

"13ª Distrito" é remake americano com aula de parkour francês

David Belle e Paul Walker combatem os traficantes de Brick Mansions (Fotos:  Philippe Bossé et Sébastien Raymond/EuropaCorp/Divulgação)

Maristela Bretas

A única justificativa para refilmarem o francês "B13, quase dez anos depois, só pode ser o ator Paul Walker ("Velozes e Furiosos"). Parece até um presságio, pois ele morreria pouco tempo depois, em novembro de 2013, num acidente de carro. Não sei se justifica o remake, usando inclusive o mesmo David Belle, criador do parkour, que atuou no filme original.




Ninguém pode dizer que "13º Distrito" ("Brick Mansions")  é um filme parado. Pelo contrário, as primeiras cenas são de pura adrenalina, com Belle dando uma verdadeira aula do esporte, pulando de uma parede para outra, de janelas, saltando de prédios e fugindo dos vilões em verdadeiros malabarismos. O cara parece que é feito de mola!

Numa determinada época, não especificada, as autoridades de Detroit isolam um bairro inteiro com muros e barricadas, impedindo que moradores e criminosos tenham contato com o restante da cidade. 

Brick Mansions é uma área onde a violência tem índices altíssimos e o tráfico corre solto pelas ruas, sob o comando de Tremaine Alexander (RZA, de "G.I. Joe - Retaliação"). 

Apenas um homem, Lino (David Belle) tenta impedir a atuação dos traficantes, que acaba preso devido a uma polícia corrupta. No outro lado da cidade, o policial Damien Collier (Paul Walker) é convocado pelo prefeito a tentar resgatar uma bomba em Brick Mansions que pode matar os milhares de moradores da comunidade. 

E terá de contar com a ajuda de Lino, especialista em parkour, para entrar na área e salvar Lola (Catalina Denis, da série francesa "O Túnel"), namorada do pulador, que foi raptada por Tremaine.


No meio disso tudo, muita correria, brigas (até de mulheres), acrobacias das mais variadas e perseguições em carros que lembram a série "Velozes e Furiosos"). 

Claro que Paul Walker não acompanha o pique de David Belle no parkour, mas dá para o gasto. E é sempre uma chance para os fãs matarem a saudade do ator.


Para quem não conhece, parkour é um esporte onde o praticante tem de se mover de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando as habilidades do corpo. Pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.

Ficha técnica
Direção: Camille Delamarre
Distribuição: California Filmes
Duração: 1h31
Gênero: Ação
País: França/Canadá
Classificação: 14 anos
Nota: 3 (0 a 5)

Tags: 13º Distrito; parkour; Paul Walker, David Belle; Brick Mansions; ação; Cinema no Escurinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário